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A música católica popular, até meados do século XX chamada Cânticos espirituais, é um estilo musical de cunho religioso surgida 🌞 na Antiguidade, que perpassou a Idade Média e está presente em refer a friend novibet todos os países de presença católica, em refer a friend novibet 🌞 cada qual deles com suas peculiaridades e ritmos, mas que ganhou um ponto de inflexão a partir do Concílio Vaticano 🌞 II.[1] Atualmente abrange uma ampla variedade de estilos de música usados tanto no serviço litúrgico quanto paralitúrgico da Igreja Católica, 🌞 que cresceram antes e depois das reformas do Concílio Vaticano II. Se antes do Concílio os cantos eram majoritariamente inspirados 🌞 no Cantochão e Canto Coral, depois baseou-se na música da moda, geralmente acústico e muitas vezes lento, com utilização de 🌞 instrumentos musicais populares (violão, teclado, bateria, etc.), em refer a friend novibet vez dos tradicionais (órgão, cravo, rabeca, etc.), mas que evoluiu, a 🌞 partir da década de 1980, para uma ampla gama contemporânea de gêneros musicais que refletem os estilos e aspectos da 🌞 idade, cultura, moral, linguagem e ideologia dos criadores. Por isso há uma diferença marcante entre esse estilo e aqueles que 🌞 eram comuns e valorizados em refer a friend novibet igrejas católicas antes do Vaticano II.

As pessoas sempre tiveram o costume de cantar de 🌞 acordo com seu gênio, a índole do tempo e do seu povo. No Brasil não foi diferente. Quando em refer a friend novibet 🌞 1549 aportou ao Brasil seu primeiro bispo, D. Pedro Fernandes Sardinha, junto dele vieram os padres jesuítas, trazendo as melodias 🌞 europeias e, em refer a friend novibet convívio com os índios, criaram também melodias novas para as letras de cantos católicos em refer a friend novibet 🌞 língua vernácula (à época, se falava amplamente no Brasil o tupi-guarani), como auxílio para a fixação de conteúdo das verdades 🌞 da Fé cristã. Por isso os historiadores concordam que foram as devoções e as catequeses que levaram os missionários a 🌞 selecionar os cânticos, em refer a friend novibet latim ou em refer a friend novibet vulgar, de modo a servirem, tanto quanto possível, de padrões literário-musicais 🌞 para amparo e fixação dos conceitos aprendidos no catecismo. Essa música popular católica, que estava na boca do povo, era 🌞 chamada de Cânticos Espirituais (e assim continuou conhecida até meados do século XX) e eram amplamente usados nas funções paralitúrgicas, 🌞 como os exercícios das Santas Missões, Novenas, Festa do Divino Espírito Santo, as Romarias, as Práticas Pias do Mês Mariano, 🌞 Santíssimo Sacramento, mês de Nossa Senhora das Dores, mês de Nossa Senhora do Rosário, os Atos de reparação nas três 🌞 Horas de Agonia e Hora da Tristeza, a recitação do Terço, devoções do Presépio, a Folia de Reis, as Festas 🌞 juninas, as confraternizações aos santos, as procissões privadas de Penitência ou de Ação de Graças, antes e após as funções 🌞 litúrgicas, na catequese, nas Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras, etc.

No entanto, a partir de 1757, com o Diretório dos Índios, 🌞 o rei Dom José I, através de Marquês de Pombal, proibiu o uso e ensino da língua tupi no Brasil 🌞 e instituiu a Língua portuguesa como única língua do país. Com isso os Cânticos Espirituais deixaram de ser executados em 🌞 refer a friend novibet tupi e passaram a ser cantados em refer a friend novibet língua portuguesa e espalharam-se, assim, pelos quatros cantos da nação, nas 🌞 práticas populares do povo católico, enquanto Hinos passaram também a serem vertidos na língua nacional, para as funções litúrgicas dentro 🌞 do templo católico. Conforme observa o Historiador Evandro Faustino:

Com o tempo esse emaranhado de práticas particulares [do povo católico] foi 🌞 se auto-organizando e salpicando as vastidões [do Brasil] Colônia com um sem-número de entidades formais como as Irmandades e Confrarias, 🌞 e um número ainda maior de entidades informais mas muitíssimo atuantes como Reisados, Festas, Danças e Rezas. Essa “auto-organização” gerou 🌞 ainda “ministros” que são leigos como os rezadores e os “beatos”, os benzedores e os eremitas, os festeiros e os 🌞 cantadores. Edificou santuários, ergueu oratórios, plantou “Santas Cruzes”, construiu capelas, formou ermidas, criou romarias, congregou multidões. Disseminado pelo território, o 🌞 Catolicismo Popular se tornou uma vastíssima floresta de devoções, um cipoal de práticas, um carrascal de normas e costumes não 🌞 escritos nem codificados. (FAUSTINO, Evandro. O renitente catolicismo popular. Tese (Doutorado em refer a friend novibet História). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências 🌞 Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996, p. 339)

Ora, todo este Ethos forjou cantos religiosos que com o tempo 🌞 foram se acumulando. Com o intuito de compilar esses cânticos, foram empreendidos vários esforços de edição. Um dos primeiros a 🌞 correr no Brasil foi os Canticos christãos, ou os hymnos mais celebres do Officio Ecclesiatico, para uso popular, no ano 🌞 1800, trazendo junto uma carta do embaixador do Papa: "O Excellentiſſimo e Reverendiſſimo Senhor Nuncio Apoſtolico concede cem dias de 🌞 Indulgencias todas as vezes, que qualquer fiel Chriſtaõ de hum, e outro ſexo devotamente fizer por eſpaço de hum quarto 🌞 de hora a recitaçaõ deſtes Canticos Chriſtãos" (O Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Núncio Apostólico concede cem dias de Indulgências todas 🌞 as vezes, que qualquer fiel Cristão de um e outro sexo devotamente fizer por espaço de quinze minutos a recitação 🌞 destes Cânticos Cristãos).[2] A versão digitalizada pode ser vista e baixada no site da Biblioteca Nacional de Portugal.[3] Embora não 🌞 fosse uma recolha de cantos do povo católico, o objetivo era contribuir com os cantos já em refer a friend novibet usos na 🌞 língua pátria. Outras coletâneas foram editadas com a finalidade de recolher os cantos populares. Dentre elas se destaca a chamada 🌞 Canticos espirituaes colligidos pelos padres da Congregação da Missão Brasileira impressos com a approvação do Ex.mo Sr. Bispo de Mariana, 🌞 publicada na década de 1850, um acervo de 261 cânticos com textos adaptados de variadíssimas fontes mas cuja organização estrófica 🌞 conserva intacto o prestígio das origens.[4]

Diversas coletâneas de Cânticos Espirituais se seguiram. Em refer a friend novibet 1898 o frei Pedro Sinzig sistematizou 🌞 e publicou a coletânea Benedicite. Em refer a friend novibet 1910, em refer a friend novibet colaboração com o frei Basilio Röwer, editaram o famoso livro 🌞 de música católica Cecília e depois ainda Hosana!. Outros membros da Igreja editaram Laudate (1922), Cantate Dominum canticum novum (1926), 🌞 Cantai e Rezai! (1942), e em refer a friend novibet 1923 o padre João Batista Lehmann editou a mais famosa coleção de todas: 🌞 a Harpa de Sião. Em refer a friend novibet Portugal (e nalgumas partes do Brasil) correram Lyra Sacra (1905), Coros Religiosos (1910), Cantai 🌞 ao Senhor (1925) e Jubilate (1939), impressos em refer a friend novibet Lisboa; Saltério Eucarístico (1920), Ecos do Santuário (1931) e Súplicas ao 🌞 Céu (1940), impressos em refer a friend novibet Braga; Cânticos para a bênção do Santíssimo (1935), Miscelânea Musical Religiosa (1937) e Lírios de 🌞 Maio (1943), impressos no Porto, gozaram de ampla circulação antes do Vaticano II. Essas coletâneas estavam espalhadas por todo o 🌞 Brasil, em refer a friend novibet todas as dioceses, paróquias e escolas católicas, e refletiam toda a alma devota do povo católico que 🌞 professava refer a friend novibet fé através dos Cânticos Espirituais.

No entanto, o grande ponto de inflexão é o ano 1963, em refer a friend novibet pleno 🌞 Aggiornamento, quando ocorre a primeira gravação a disco de música religiosa, agora já não mais chamada cânticos espirituais: as Missionárias 🌞 de Jesus Crucificado lançam seu Missionárias em refer a friend novibet LP, uma produção totalmente autoral, sem gravar contudo nenhum cântico espiritual consagrado 🌞 pela tradição católica. O projeto seguiu o ritmo da MPB e do movimento da Jovem Guarda da época. Em refer a friend novibet 🌞 1965 a Paulinas COMEP gravam, na voz de Wilma Camargo, compactos comemorativos para o Dia das Mães, Dia dos Pais, 🌞 etc. Paulinas COMEP passa a gravar padres da en:Nouvelle théologie. Em refer a friend novibet 1967, Padre Irala grava e Padre Zezinho, vindo 🌞 para o Brasil, também passa a gravar introduzindo instrumentos elétricos e abordagens modernas nas canções, sepultando definitivamente os tradicionais Cânticos 🌞 Espirituais que forjaram a alma católica brasileira por mais de 200 anos.

No Brasil a música católica popular tradicional está restrita 🌞 a locais de populações tradicionais, ou na cidade, a ambientes conservadores, tradicionalistas, ex-institutos Ecclesia Dei e sedevacantistas. A música católica 🌞 popular contemporânea tem vitrine nos canais de televisão católicos.

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