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Escrito Por Ana Júlia Silva Sobre O Autor

Ana Júlia é uma jornalista com mais de cinco anos de experiência na 📉 produção de conteúdo sobre esportes e finanças.

Há 1 ano, faz parte da equipe do Aposta Legal Brasil, produzindo guias educativos 📉 e notícias que ajudam os leitores a tomar decisões inteligentes ao apostar.

Também acompanha de perto o processo de regulamentação das 📉 apostas esportivas e suas possíveis implicações para a comunidade.

Ler Mais Revisado Por Larissa Borges Sobre O Autor

Jornalista com oito anos 📉 de experiência, Larissa passou os últimos três desmistificando o mercado de apostas brasileiro.

Ao entrevistar especialistas na área, Larissa conquistou a 📉 expertise de identificar quais casas são confiáveis e quais estratégias funcionam (ou não!) nas apostas esportivas.Ler Mais

Atualizado: 25 jul 2023

Publicidade 📉 Das Casas De Apostas: Como Vai Funcionar Com A Regulamentação?

Existem Regras Para A Publicidade Das Casas De Apostas?

Estima-se que a 📉 publicidade das casas de apostas ultrapasse R$3 bilhões de investimento somente em 2023.

Os dados são do governo federal, que assinou 📉 no fim de julho a MP que regulamenta as apostas esportivas no Brasil.

Esses anúncios estarão concentrados tanto no ambiente físico 📉 (camisas dos times, letreiros no gramado) quanto no digital (televisão, redes sociais e sites).

Mas o que diz a lei sobre 📉 a publicidade de apostas esportivas? Quais são os limites desses anúncios e o que deve mudar com a regulamentação do 📉 mercado?

É o que discutimos neste guia.

Publicidade Das Casas De Apostas No Brasil Atualmente, 19 dos 20 times de Futebol que 📉 disputam o Brasileirão (Série A) são patrocinados por casas de apostas esportivas.

De alguns anos para cá, virou comum encontrar marcas 📉 com referência ao nome bet na camisa de jogadores, no letreiro do gramado e nas redes sociais.

Na imagem vemos a 📉 Betano (patrocinadora do Atlético-MG) e Betfair (do Cruzeiro) Esse "boom" na publicidade gera uma dúvida legítima por torcedores: empresas de 📉 apostas esportivas podem veicular anúncios? Sim! Isso já era possível mesmo antes da regulamentação das apostas, já que as empresas 📉 atuavam no Brasil, mas sediadas no exterior.

Agora, com a MP aprovada pelo presidente Lula, teremos ainda mais informações sobre a 📉 veiculação de publicidade e o que não será permitido.

Novidades Na MP De 2023 O texto assinado pelo presidente conta com 📉 um trecho especifico para publicidade.

No artigo 33, é determinado que "as ações de comunicação, de publicidade e de marketing da 📉 loteria de apostas de quota fixa observarão a regulamentação do Ministério da Fazenda, incentivada a autorregulação".

E já sabemos quem será 📉 o órgão responsável pela fiscalização: "o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) poderá estabelecer restrições e diretrizes adicionais à regulamentação 📉 do Ministério da Fazenda e expedir recomendações específicas para as ações de comunicação, de publicidade e de marketing da loteria 📉 de apostas de quota fixa".

A informação acima foi retirada do § 2º do artigo 33.

O texto aprovado tem 120 dias 📉 para ser revisado pelo Congresso Nacional.

Neste período, vamos acompanhar as novidades relacionadas com a veiculação de material publicitário de apostas, 📉 mantendo este conteúdo atualizado.

É Permitido Anunciar Apostas Nas Redes Sociais? Sim, mas cada rede social pode ter suas próprias exigências.

A 📉 Meta, dona do Facebook e Instagram, tem duas exigências para anunciantes do ramo de apostas e jogos de azar: Solicitar 📉 permissão por escrito, preenchendo um formulário da empresa; Fornecer provas de que as atividades divulgadas são licenciadas por um regulador 📉 ou legalizadas na região que se deseja anunciar.

Lembrando que menores de 18 anos não terão acesso aos anúncios.

Depois de enviar 📉 os materiais solicitados, a Meta pede um tempo para que o anúncio seja analisado e receba o OK para ir 📉 ao ar.

Caso o retorno seja um não, a empresa pode fazer os ajustes necessários e solicitar a aprovação novamente.

No caso 📉 do Google, dono do YouTube, esses anúncios também são permitidos, desde que feitos de forma responsável.

Para isso, é necessário fazer 📉 uma certificação do gerenciador de anúncios da empresa.

Exemplo Prático Da Falta De Fiscalização Separamos um exemplo que pode te ajudar 📉 a entender a importância dessa medida para públicos mais vulneráveis.

Hoje em dia, qualquer casa de apostas confiável deve oferecer ferramentas 📉 de segurança para os seus apostadores.

Uma delas é a autoexclusão, que pode ser acionada quando o jogador entender que precisa 📉 se afastar desses sites.

Durante o período da autoexclusão, que pode ser de até 5 anos, a casa de apostas se 📉 compromete a não enviar nenhum tipo de publicidade para os canais de contato cadastrados na conta.

Mas pense que, em um 📉 mercado sem fiscalização, é possível encontrar anúncios que prometam: Ganhos financeiros exorbitantes;

Garantia de gerar receita com apostas, o que não 📉 acontece;

Sucesso na vida pessoal.

Esse tipo de publicidade já seria prejudicial para o público em geral, mas afeta ainda mais quem 📉 está vulnerável e eventualmente entre em contato com elas.

Como Funciona No Exterior? O mercado de apostas esportivas do Reino Unido 📉 é um bom exemplo de como a regulamentação da publicidade é importante para a comunidade.

Estamos falando de uma das licenças 📉 de apostas mais famosas do mundo! Para obtê-la, as empresas não podem desenvolver materiais publicitários que tenham: O discurso de 📉 que as apostas esportivas podem ser uma saída para quitar dívidas ou resolver problemas financeiros; Qualquer tipo de menção ou 📉 interesse em atrair menores de 18 anos ou outros grupos vulneráveis; Associar apostas esportivas com ganhos exorbitantes de dinheiro ou 📉 qualquer outro comportamento socialmente irresponsável.

Caso você opte por uma casa de apostas confiável, provavelmente não entrará em contato com nenhuma 📉 publicidade apelativa ou ofensiva no Brasil.

Isso porque essas empresas já atuam em outros mercados regulamentados e precisam seguir regras, como 📉 as que exemplificamos acima, para permanecerem dentro da lei.

De toda forma, estabelecer diretrizes para a publicidade das casas de apostas 📉 é bem importante para diminuir as chances de nomes não confiáveis tomarem conta do mercado.

Publicidade Das Casas De Apostas Pós 📉 Regulamentação Como já adiantamos, as apostas esportivas foram regulamentadas em julho de 2023.

Para se estabelecer no Brasil, a empresa de 📉 apostas esportivas interessada deverá cumprir pré-requisitos como: Pagamento de R$30 milhões para adquirir a licença, que deve durar 5 anos;

para 📉 adquirir a licença, que deve durar 5 anos; Necessidade de ter uma sede no Brasil;

Pagar uma tributação sobre o Gross 📉 Gaming Revenue, que deve ser de 16% ;

; Ter um capital social mínimo dentro da exigência do governo, que ainda 📉 não foi definida.

Com as informações que sabemos até agora, a principal consequência das casas que não se regulamentarem está relacionada 📉 com a publicidade.

Quem não se regulamentar não poderá fazer qualquer tipo de propaganda no Brasil, tanto fisicamente quanto na internet.

Diretrizes 📉 Para O Material Publicitário De Casas De Apostas Ainda não temos diretrizes muito claras sobre como as publicidades de casas 📉 de apostas deverão ser produzidas e veiculadas.

No entanto, especialistas acreditam que algumas regras fundamentais estejam presentes no texto.

A primeira delas, 📉 obviamente, diz respeito à proibição das apostas esportivas para menores de 18 anos.

Citação Citação de Especialista Ana Júlia Silva Sendo 📉 uma atividade restrita ao público maior de idade, imagina-se que as empresas devem destacar o proibido para menores nas propagandas.

Além 📉 disso, pode ser que exista alguma diretriz sobre garantias de ganhos financeiros e enriquecimento, alinhando qual discurso deve ser evitado 📉 ou até mesmo proibido.

Quando tivermos novidades sobre essas diretrizes, atualizaremos o conteúdo com nossos comentários.

IBJR E Conar Firmam Parceria No 📉 fim de junho de 2023, o Instituto Brasileiro De Jogo Responsável (IBJR) e o Conselho Nacional De Autorregulamentação Publicitária (Conar) 📉 firmaram uma parceria.

O objetivo da colaboração é desenvolver, em conjunto, diretrizes relacionadas ao material publicitário de apostas esportivas.

A ideia é 📉 unir a experiência dos dois grupos para promover campanhas publicitárias éticas, com foco na segurança do apostador e que sigam 📉 as diretrizes de um futuro mercado regulamentado.

Atualmente, fazem parte do IBJR grandes empresas do setor de iGaming, como Bet365, Betway, 📉 Betsson, LeoVegas e Novibet.

Já o Conar é uma organização não-governamental que fiscaliza a ética das propagandas comerciais veiculadas no nosso 📉 país, evitando a propagação de materiais enganosos, ofensivos ou que contenham qualquer tipo de conteúdo desrespeitoso e abusivo.

Essa fiscalização é 📉 feita com base no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

A parceria é um passo importante para garantir que serão feitos esforços 📉 contra propaganda enganosa ou que faça promessas irreais relacionadas aos ganhos resultantes de apostas esportivas.

Sem esse monitoramento de órgãos confiáveis 📉 como o Conar, empresas não confiáveis podem ter uma liberdade muito maior para produzirem um conteúdo nocivo para a comunidade 📉 de apostadores.

Seguimos no aguardo das implicações práticas da parceria e atualizaremos este conteúdo quando forem divulgadas.

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