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O CAMPO DO JOGO

Dimensões

O campo de jogo será retangular. O comprimento da linha

lateral deverá ser superior ao comprimento da 🤶 linha de meta.

Comprimento: mínimo 90 m e

máximo 120 m

Largura: mínima 45 m e máxima 90 m

Partidas Internacionais (medidas

utilizadas 🤶 no futebol Brasileiro)

Comprimento: mínimo 100 m e máximo 110 m

Largura:

mínima 64 m e máxima 75 m

Marcação do campo de 🤶 jogo

- O campo e jogo será marcado com

linhas. As ditas linhas pertencem as áreas que demarcam.

- As duas linhas 🤶 de marcação

mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de

meta.

- Todas as linhas terão uma 🤶 largura de 12 cm como máximo.

- O campo do jogo

estará dividido em futebol ao vivo in duas metades por uma linha média.

- 🤶 O centro do campo estará

marcado com um ponto na metade a linha média, ao redor do qual se traçara 🤶 um círculo

com um raio e 9,15 m.

A área de meta

- A área de meta, situada em futebol ao vivo in ambos extremos

🤶 do campo de jogo, será demarcada a seguinte maneira:

- Serão traçadas duas linhas

perpendiculares a linha de meta, a 5,5 🤶 m da parte interior de cada poste de meta. As

ditas linhas se adentrarão 5,5 m no campo de jogo 🤶 e se unirão com uma linha paralela a

linha de meta. A área delimitada por essas linhas mais a linha 🤶 de meta será a área e

meta.

A área penal

- A área penal, situada em futebol ao vivo in ambos extremos do campo de 🤶 jogo,

será demarcada da seguinte maneira:

- Serão traçadas duas linhas perpendiculares a

linha de meta, a 16,5 m, da parte 🤶 interior de cada poste de meta. Essas linhas se

adentrarão 16,5 m no campo de jogo e se unirão com 🤶 uma linha paralela a linha de meta.

A área delimitada por essas linhas e a linha de meta será a 🤶 área penal.

- Em futebol ao vivo in cada

área penal será marcado um ponto penal a 11 m de distância do ponto médio 🤶 da linha

entre os postes e eqüidistante dos mesmos. No exterior de cada área penal se traçará,

também, um semicírculo 🤶 com um raio de 9,15 m desde cada ponto penal.

Bandeiras de

canto

- Em futebol ao vivo in cada canto será colocado um poste 🤶 não pontiagudo com uma bandeirinha. A

altura mínima do poste será de 1,5 m.

- Também se poderão colocar bandeirinhas em 🤶 futebol ao vivo in

cada extremo da linha média, a uma distância mínima de 1 m do exterior da linha

lateral.

A área de 🤶 canto

- Se traçará um quadrante com um raio de 1 m desde cada

bandeirinha de canto ao interior do campo 🤶 de jogo.

As metas

- As metas serão colocadas

no centro de cada linha de meta.

- Consistirão em futebol ao vivo in dois postes verticais,

🤶 eqüidistantes das bandeirinhas de canto e unidos na parte superior por uma barra

horizontal (travessão).

- A distância entre os postes 🤶 será de 7,32 m e a distância da

borda inferior do travessão ao solo será de 2,44 m.

- Os potes 🤶 e o travessão terão a

mesma largura e espessura, com o máximo de 12 cm. As linhas e meta terão 🤶 as mesmas

dimensões que os postes e o travessão. Poderão ser colocadas redes fixadas nas metas e

no solo atrás 🤶 a meta, com a condição de que estejam presas de forma conveniente e não

atrapalhem o goleiro.

- Os postes e 🤶 o travessão deverão ser e cor branca.

- Os postes

deverão estar fixados firmemente no solo. Poderão ser utilizadas metas móveis 🤶 somente

no caso de que se cumpra essa exigência.

Decisões do International F. A. Board

Se o

travessão se rompe ou sai 🤶 do lugar, interrompe-se o jogo té que tenha sido reparado ou

colocado em futebol ao vivo in seu lugar. Se o travessão não 🤶 puder ser reparado, a partida será

suspensa. Não se permitirá o emprego de um corda como substituta do travessão; se 🤶 puder

ser reparado, a partida reiniciará com a bola ao chão no lugar onde se encontrava

quando se interrompeu o 🤶 jogo.

Os postes e os travessões deverão ser de madeira, metal

ou outro material aprovado. Podem ter forma quadrada, retangular, redonda 🤶 ou elíptica e

não deverão constituir nenhum perigo para os jogadores.

È proibido todo tipo e

publicidade comercial - quer seja 🤶 real ou virtual - no campo de jogo e nas instalações

do mesmo (incluídas as redes e as áreas que 🤶 as delimitam) desde o momento em futebol ao vivo in que

as equipes entram no campo de jogo até o momento em futebol ao vivo in 🤶 que saiam no meio do tempo e

desde o momento em futebol ao vivo in que voltam a entrar no campo até o 🤶 término da partida. Em futebol ao vivo in

particular, proíbi-se o uso de qualquer tipo de publicidade nas metas, redes, postes de

canto 🤶 e nas próprias bandeirinhas. Não se colocarão equipamentos estranhos ao jogo

(câmeras, microfones, etc.) nos ditos materiais.

Está proíbida a reprodução 🤶 real ou

virtual de logotipos ou emblemas representativo da FIFA, Confederações, Associações

Nacionais, Ligas, Clubes ou outros organismos no campo 🤶 e jogo ou nas instalações o

mesmo (incluídas as redes das metas e as áreas que delimitam) durante o tempo 🤶 de jogo,

tal como se estipula a decisão 3.

Poderá ser feita uma marcação fora do campo de jogo,

a 9,15 🤶 m do quadrante de canto e perpendicular à linha de meta, para marcar a distância

que deverá ser observada na 🤶 execução de um tiro de canto.

A BOLA

Propriedades e

medidas

- será esférica

- será de couro ou outro material adequado

- terá uma

🤶 circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm

- terá um peso não superior

a 450 g 🤶 e não inferior 410 g, no começo da partida

- terá uma pressão equivalente a 0,6

- 1,1 atmosferas (600 - 🤶 1100 g/cm2) ao nível do mar

Substituição de uma bola

defeituosa

- Se a bola estoura ou se danifica durante uma partida:

- 🤶 o jogo será

interrompido;

- o jogo se reiniciará por meio de bola ao chão, executada com uma nova

bola no 🤶 lugar onde a primeira bola se danificou.

- Se a bola estoura ou se danifica em

futebol ao vivo in um momento em futebol ao vivo in 🤶 que não está em futebol ao vivo in jogo (tiro inicial, tiro e meta, tiro de

canto, tiro livre, tiro penal ou arremesso 🤶 lateral):

- A partida se reiniciará conforme

às regras

- A bola não poderá ser trocada durante a partia sem a autorização 🤶 o

árbitro.

O NÚMERO DE JOGADORES

Jogadores

- A partida será jogada por duas equipes

formadas por um máximo de 11 jogadores cada 🤶 uma, dos quais um jogará como goleiro. A

partida não se iniciará se uma as equipes tiver menos e sete 🤶 jogadores.

Competições

oficiais

- Poderão ser utilizados como máximo três (03) substitutos em futebol ao vivo in qualquer

partida de uma competição oficial jogada sob 🤶 os auspícios da FIFA, as Confederações ou

das Associações Nacionais.

- O regulamento da competição deverá estipular quantos

substitutos poderão ser 🤶 designados, desde três (3) até um máximo de sete.

Outras

partidas

- Em futebol ao vivo in outras partidas poderão se utilizar como máximo cinco 🤶 (5)

substitutos, sempre que:

- as equipes em futebol ao vivo in questão cheguem a um acordo sobre o

número máximo

- o árbitro tenha 🤶 sido informado antes do início da partida

- Caso o

árbitro não tenha sido informado, ou não se tenha chegado a 🤶 um acordo antes o início da

partida, não se admitirão mais de três (3) substitutos.

Todas as partidas

- Em futebol ao vivo in

todas 🤶 as partidas, os nomes dos substitutos deverão ser entregues ao árbitro antes do

início da partida. Os substitutos que não 🤶 tenham sido designados esta maneira, não

poderão participar da partida.

Procedimentos de substituição

- Para substituir-se a um

jogador por um substituto 🤶 deverão ser observadas as seguintes condições:

- o árbitro

deverá ser informado da substituição proposta antes que esta seja efetuada

- o

🤶 substituto não poderá entrar em futebol ao vivo in campo e jogo até que o jogador o qual substituirá

tenha abandonado o campo 🤶 de jogo e recebido o sinal do árbitro

- o substituto entrará

em futebol ao vivo in campo e jogo unicamente pela linha central 🤶 e durante uma interrupção o jogo

-

uma substituição ficará consumada quando o substituto entra em futebol ao vivo in campo de jogo

- a

🤶 partir desse momento o substituto se converte em futebol ao vivo in jogador, e o jogador ao qual

substitui deixa de ser jogador

- 🤶 um jogador que tenha sido substituído não poderá

participar mais da partida

- todos os substitutos estão submetidos à autoridade e

🤶 jurisdição do árbitro, sejam chamados ou não a participar do jogo

Troca de goleiro

-

Qualquer dos jogadores poderá trocar e posição 🤶 com o goleiro, sempre que:

- O árbitro

tenha sido previamente informado

- A troca se efetue durante uma interrupção do

jogo

Contravenções/Sanções

- 🤶 Se um substituto entra em futebol ao vivo in campo de jogo sem a

autorização do árbitro:

- o jogo será interrompido

- o substituto 🤶 receberá como sanção

o cartão amarelo e a ordem para que saia do campo de jogo

- o jogo se reiniciará

🤶 mediante bola ao chão no mesmo lugar que se encontrava quando o jogo foi interrompido

-

Se um jogador trocar de 🤶 posição com o goleiro sem a autorização do árbitro:

- jogo

continuará

- os jogadores em futebol ao vivo in questão serão sancionados com o 🤶 cartão amarelo,

imediatamente depois da próxima interrupção do jogo

- Para qualquer outra infração a

regra:

- Os jogadores serão sancionados com 🤶 o cartão amarelo

Reinício do jogo

- Se o

árbitro interrompe o jogo para aplicar uma advertência:

- A partida será reiniciada por

🤶 meio e um tiro livre indireto executado por um jogador a equipe contrária e do lugar

onde a bola se 🤶 encontrava no momento em futebol ao vivo in que o jogo foi interrompido

Jogadores e

substitutos expulsos

- Um jogador expulso antes do início do 🤶 tiro inicial somente

poderá ser substituído por um dos substitutos designados.

- Um substituto designado

expulso antes do tiro inicial ou 🤶 depois o começo da partia, não poderá ser

substituído.

Decisões do International F. A. Board

Sujeito às disposições básicas da

Regra 3, 🤶 o número mínimo e jogadores em futebol ao vivo in uma equipe deixa-se a critério das

Associações Nacionais. Não obstante, o Board estima 🤶 que uma partida não deverá

continuar se tiver menos e sete jogadores em futebol ao vivo in uma das equipes.

O treinador poderá

dar 🤶 instruções táticas aos jogadores durante a partida. Ele e os demais componentes da

comissão técnica deverão permanecer dentro dos limites 🤶 da área técnica nos lugares onde

exista um zona tal, e deverão comportar-se de maneira correta.

O EQUIPAMENTO DOS

JOGADORES

Segurança

- Os 🤶 jogadores não utilizarão nenhum equipamento nem levarão nenhum

objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores 🤶 (incluindo

qualquer tipo de jóias).

Equipamento básico

- O equipamento básico e um jogador será:

-

um jérsei ou camiseta

- calções - caso 🤶 usem calções térmicos, estes deverão Ter a cor

principal dos calções do uniforme

- meias

- caneleiras

- calçado

Caneleira

- deverão

estar abertas e 🤶 cobertas completamente pelas meias

- deverão ser de um material

apropriado (borracha, plástico ou material similar)

- deverão proporcionar um grau

razoável 🤶 e proteção

Goleiros

- cada goleiro vestirá cores que o diferenciem dos demais

jogadores, do árbitro e dos árbitros assistentes.

Infrações/Sanções

- No caso 🤶 e

qualquer infração a presente Regra:

- não será necessário interromper o jogo

- o

árbitro ordenará ao jogador infrator que abandone 🤶 o campo de jogo para que ponha em

futebol ao vivo in ordem seu equipamento

- o jogador sairá do campo de jogo na 🤶 seguinte ocasião em

futebol ao vivo in que a bola não esteja em futebol ao vivo in jogo, a menos que o jogador então tenha posto 🤶 em

futebol ao vivo in ordem seu equipamento

- todo jogador que tenha que abandonar o campo de jogo para

pôr em futebol ao vivo in ordem 🤶 seu equipamento não poderá retornar ao campo de jogo sem a

autorização do árbitro

- o árbitro se certificará e que 🤶 o equipamento do jogador está

em futebol ao vivo in ordem antes de permitir que reingresse no campo de jogo

- o jogador só 🤶 poderá

regressar ao campo e jogo quando a bola não estiver em futebol ao vivo in jogo

Um jogador que tenha

sido obrigado a 🤶 abandonar o campo de jogo por infração a esta Regra e que entra

(reingressa) ao campo de jogo sem a 🤶 autorização do árbitro será advertido e receberá o

cartão amarelo.

Reinício de jogo

- Se o árbitro interromper o jogo para advertir 🤶 o

infrator:

- o jogo será reiniciado por meio de um tiro livre indireto executado por um

jogador da equipes adversária 🤶 do lugar onde a bola se encontrava quando o árbitro

interrompeu a partida.

O ÁRBRITO

A autoridade do árbitro

- Cada partida será 🤶 controlada

por uma árbitro, que terá a autoridade total para fazer cumprir as Regras de jogo na

partida para a 🤶 qual tenha sido designado.

Poderes e deveres

- fará cumprir as regras de

jogo

- controlará a partida em futebol ao vivo in cooperação com os 🤶 árbitros assistentes e, sempre

que o caso o requeira, com o quarto árbitro

- se assegurará e que as bolas utilizadas

🤶 correspondam às exigências da Regra 2

- se assegurará de que o equipamento dos

jogadores cumpram às exigências da Regra 4

- 🤶 atuará como cronometrista e tomará nota

dos incidentes na partida

- interromperá, suspenderá ou finalizará a partida quando

julgue oportuno, no 🤶 caso de que se cometam infrações as regras de jogo

- interromperá,

suspenderá ou finalizará a partida por qualquer tipo e 🤶 interferência externa

-

interromperá a partia se julgar que algum jogador tenha sofrido uma lesão grave e se

encarregará de que 🤶 o mesmo seja transportado para fora do campo de jogo

- permitirá que

o jogo continue até que a bola esteja 🤶 fora de jogo, se julga que um jogador está só

levemente contundido

- se assegurará de que todo jogador que sofra 🤶 uma lesão com

sangramento saia do campo de jogo. O jogador só poderá regressar depois do sinal do

árbitro, que 🤶 se certificará de que a ferida tenha deixado de sangrar

- permitirá que o

jogo continue se a equipe a qual 🤶 se tenha cometido uma infração se beneficia e uma

vantagem, se sancionará a infração cometida inicialmente se a vantagem prevista 🤶 não se

concretiza nesse momento

- castigará a falta mais grave quando um jogador comete mais e

uma infração ao mesmo 🤶 tempo

- tomará medidas disciplinares contra jogadores que cometam

faltas merecedoras de advertência ou expulsão. Não está obrigado a tomar as 🤶 medidas

imediatamente, porém deverá fazê-lo apenas logo que se detenha o jogo.

- Tomará medidas

contra os funcionários oficiais das equipes 🤶 que não se comportem de forma correta e

poderá, se o julga necessário, expulsá-los do campo de jogo e de 🤶 seus arredores

-

atuará conforme as indicações de seus árbitros assistentes em futebol ao vivo in relação com

incidentes que não tenha podido observar

- 🤶 não permitirá que pessoas não autorizadas

entrem no terreno de jogo

- reiniciará o jogo após uma interrupção

- remeterá às

autoridades 🤶 competentes um informe da partida, com dados sobre toas as medidas

disciplinares tomadas contra jogadores ou funcionários oficiais das equipes 🤶 e sobre

qualquer outro incidente que tenha ocorrido antes, durante e depois da partida

Decisões

do árbitro

- As decisões do árbitro 🤶 sobre fatos em futebol ao vivo in relação com o jogo, são

definitivas.

- O árbitro poderá mudar futebol ao vivo in decisão unicamente, se si der 🤶 conta e que é

incorreta ou, se o julga necessário, conforme a uma indicação por parte de um árbitro

assistente, 🤶 sempre que não tenha reiniciado ainda o jogo.

Decisões do International F.

A. Board

Um árbitro (ou no caso que proceda, um 🤶 árbitro assistente ou um quarto

árbitro) não será responsável de:

- Qualquer tipo e lesão que sofra um jogador,

funcionário oficial 🤶 ou espectador.

- Qualquer dano a todo tipo de propriedade.

-

Qualquer outra perda sofrida por um indivíduo, clube, companhia, associação ou 🤶 entidade

similar, a qual se deva ou possa dever-se a alguma decisão que tenha podido tomar

conforme as regras de 🤶 jogo ou com respeito ao procedimento normal requerido para

celebrar, julgar e controlar uma partida.

- Entre tais situações podem

compreender-se:

- 🤶 uma decisão quanto as condições o campo de jogo, do recinto ou

metereológicas sejam tais que não permitam disputar o 🤶 encontro

- uma decisão de

suspender definitivamente uma partida por qualquer razão

- uma decisão no que diz

respeito ao estado dos 🤶 acessórios e equipamentos utilizados durante uma partida,

incluindo as traves de meta, o travessão, as bandeirinhas de córner e a 🤶 bola

- uma

decisão de suspender ou não suspender uma partida devido a interferências dos

espectadores ou por qualquer problema na 🤶 área dos espectadores

- uma decisão e

interromper ou não o jogo para permitir que um jogador lesionado seja transportado para

🤶 fora do campo e jogo para ser atendido

- uma decisão de solicitar ou insistir que um

jogador lesionado seja retirado 🤶 do campo de jogo para ser atendido

- uma decisão de

permitir ou não a um jogador levar certa indumentária ou 🤶 equipamento

- uma decisão (na

medida em futebol ao vivo in que isso possa ser de futebol ao vivo in responsabilidade) de permitir ou não a toda

🤶 pessoa (incluindo funcionários as equipes e do estádio, pessoal e segurança, fotógrafos

ou outros representantes dos meios e informação) estar 🤶 presente nos arredores do campo

de jogo

- qualquer outra decisão que possa tomar conforme as regras de jogo ou em 🤶 futebol ao vivo in

conformidade com seus deveres e de acordo com o estipulado pelas normas a FIFA,

Confederação, Associação ou Liga sob 🤶 cuja jurisdição se dispute a partida

Em torneios

ou competições em futebol ao vivo in que tenha sido designado um quarto árbitro, as tarefas 🤶 e os

deveres deste deverão ser conforme as diretivas aprovadas pela International F. A.

Board.

Os fatos relacionados com o jogo 🤶 compreenderão se um gol tenha sido ou não

consignado e o resultado a partida.

OS ÁRBITROS ASSISTENTES

Deveres

- Serão designados

dois (02) 🤶 árbitros assistentes que terão, sem prejuízo do que decida o árbitro, a

missão de indicar:

- Se a bola tenha ultrapassado 🤶 em futebol ao vivo in futebol ao vivo in totalidade os limites de

campo

- A que equipe corresponde efetuar os tiros e canto, de meta ou 🤶 o arremesso

lateral

- Quando se deverá sancionar a um jogador por ele estar em futebol ao vivo in posição e

impedimento

- Quando se 🤶 solicita uma substituição quando ocorre alguma falta ou outro

incidente fora do campo visual do árbitro

Assitência

- Os árbitros assistentes ajudarão

🤶 igualmente o árbitro a dirigir o jogo conforme as Regras.

- Em futebol ao vivo in caso de intervenção

indevida ou conduta incorreta e 🤶 um árbitro assistente, o árbitro prescindirá de seus

serviços e elaborará um informe para as autoridades pertinentes.

A DURAÇÃO DA

PARTIDA

Tempo 🤶 de jogo

- A partida durará dois tempos iguais de 45 minutos cada um,

salvo que por mútuo acordo entre o 🤶 árbitro e as duas equipes participantes decidam

outra coisa. Todo acordo e alterar o tempo e jogo (por exemplo, reduzir 🤶 cada tempo a 40

minutos devido a insuficiência de luz) deverá ser tomado antes do início da partia e em

🤶 futebol ao vivo in conformidade com o regulamento da competição.

Intervalo o meio tempo

- Os

jogadores tem direito a um intervalo no meio do 🤶 tempo.

- O descanso do meio tempo não

deverá exceder de 15 minutos.

- O regulamento a competição deverá estipular claramente

a 🤶 duração do descanso do meio tempo.

- A duração do descanso do meio tempo poderá

alterar-se unicamente com consentimento do árbitro.

Recuperação 🤶 do tempo perdido

- Cada

período deverá prolongar-se para recuperar todo o tempo perdido por:

- substituições

-

avaliação da lesão de jogadores

- 🤶 transporte do jogadores lesionados para fora o campo

e jogo para serem atendidos

- perda de tempo

- qualquer outro motivo

- A 🤶 recuperação do

tempo perdido ficará a cargo do árbitro.

Tiro penal

- No caso em futebol ao vivo in que se tenha que

lançar ou 🤶 repetir um tiro penal, se prorrogará o período em futebol ao vivo in questão até que se

tenha consumado o tiro penal.

Tempo suplementar

- 🤶 O regulamento de uma competição

poderá prever dois tempos suplementares iguais. Se aplicarão o estipulado na Regra

8.

Partida suspensa

- Voltar-se-á 🤶 a jogar toda partida suspensa definitivamente, a

menos que o regulamento estipule outro procedimento.

O INÍCIO E O REINÍCIO DO

JOGO

Introdução

- 🤶 Será lançada uma moeda e a equipe que ganhe o sorteio decidirá a

direção para a qual atacará no primeiro 🤶 tempo da partida.

- A outra equipe efetuará o

tiro inicial para começar a partida.

- A equipe que ganha o sorteio 🤶 executará o tiro

inicial para iniciar o segundo tempo.

- No segundo tempo a partida, as equipes trocarão

de metade de 🤶 campo e atacarão em futebol ao vivo in direção oposta.

Tiro inicial

- O tiro inicial é

uma forma de iniciar ou reiniciar o jogo:

- 🤶 no começo da partida

- depois de ter

marcado um gol

- no começo do segundo tempo da partida

- no começo e 🤶 cada tempo

suplementar, quando for o caso

- Se poderá conceder um gol diretamente de um tiro

inicial.

Procedimentos

- Todos os jogadores 🤶 deverão encontrar-se em futebol ao vivo in seu próprio

campo.

- Os jogadores da equipe contrária aquela que efetuará o tiro inicial deverão

encontrar-se 🤶 no mínimo a 9,15 m a bola até que esta seja jogada.

- A bola se encontrará

imóvel no ponto central.

- 🤶 O árbitro dará o sinal.

- A bola entrará em futebol ao vivo in jogo no

momento em futebol ao vivo in que seja chutada e se 🤶 mova até adiante.

- O executor do tiro não poderá

tocar a bola pela segunda vez antes de que seja jogada 🤶 por outro jogador.

- Depois que

uma equipe marque um gol, a equipe contrária efetuará o tiro

inicial.

Contravenções/Sanções

- No caso em 🤶 futebol ao vivo in que o executor o tiro inicial toque a

bola pela Segunda vez antes de que seja jogada por outro 🤶 jogador:

- se concederá um

tiro livre indireto a equipe adversária, que se lançará desde o lugar onde se cometeu a

🤶 falta

- Para qualquer outra infração o procedimento do tiro inicial:

- o tiro inicial

será repetido

Bola ao chão

- A bola ao 🤶 chão é uma forma e reiniciar o jogo depois e uma

interrupção temporária necessária, quando a bola está em futebol ao vivo in 🤶 jogo, por causa de

qualquer incidente não indicado nas regras do jogo.

- O árbitro deixará cair a bola no

lugar 🤶 em futebol ao vivo in que se encontrava quando foi interrompida a partida.

- O jogo será

considerado reiniciado quando a bola tocar o 🤶 solo.

Contravenções/Sanções

- Se voltará a

deixar cair a bola:

- se é tocada por um jogador antes e tocar o chão

- se 🤶 sai do campo

e jogo depois e tocar o chão, sem haver sido tocada por um jogador

Circunstâncias

especiais

- Um tiro 🤶 livre concedido a equipe defensora em futebol ao vivo in futebol ao vivo in área e meta poderá

ser lançado desde qualquer parte dessa área.

- Um 🤶 tiro livre indireto concedido a

equipe atacante na área de meta adversária será lançado desde a linha da área de 🤶 meta

paralela a linha e meta, no ponto mais próximo onde ocorreu a infração.

- Uma bola ao

chão para reiniciar 🤶 a partida, depois que o jogo tenha sido interrompido

temporariamente dentro a área de meta, será executada na linha de 🤶 área de meta paralela

a linha e meta, no ponto mais próximo do lugar onde se encontrava a bola quando 🤶 se

interrompeu o jogo.

A BOLA EM JOGO OU FORA DE JOGO

- A bola estará fora de jogo

quando:

- tiver ultrapassado 🤶 completamente uma linha e lateral ou de meta, seja por

terra ou pelo ar

- jogo tenha sido interrompido pelo árbitro

A 🤶 bola em futebol ao vivo in jogo

A bola

estará em futebol ao vivo in jogo em futebol ao vivo in todo outro momento, inclusive quando:

- rebate nas traves,

travessão 🤶 ou bandeirinha de canto e permanece no campo e jogo

- rebate no árbitro ou de

um árbitro assistente localizado no 🤶 interior do terreno de jogo

O GOL MARCADO

- Se terá

marcado um gol quando a bola tenha ultrapassado totalmente a linha 🤶 e meta entre os

postes e por baixo do travessão, sempre que a equipe a favor da qual se marcou 🤶 o gol

não tenha cometido previamente alguma irregularidade às Regras e Jogo.

Equipe

vencedora

- A equipe que tenha marcado o maior 🤶 número de gols durante uma partida será

a vencedora. Se ambas as equipes marcaram o mesmo número e gols ou 🤶 não marcaram nenhum

gol, a partida terminará em futebol ao vivo in empate.

Regulamento de competição

- Os regulamentos de

uma competição poderão estipular um 🤶 tempo suplementar ou outro procedimento aprovado

pela International F. A. Board para determinar o vencedor de uma partida em futebol ao vivo in 🤶 caso

de empate.

O IMPEDIMENTO

Posição de impedimento

- O fato de estar em futebol ao vivo in uma posição

de impedimento não constitui um infração 🤶 em futebol ao vivo in si.

- Um jogador estará em futebol ao vivo in

posição de impedimento se:

- se encontra mais próximo a linha de meta 🤶 contrária que a

bola e o penúltimo adversário

- Um jogador não estará em futebol ao vivo in posição e impedimento

se:

- se encontra 🤶 em futebol ao vivo in futebol ao vivo in própria metade de campo ou

- está na mesma linha que o

penúltimo adversário ou

- está na mesma 🤶 linha que os dois últimos

adversários

Infração

- Um jogador em futebol ao vivo in posição de impedimento será sancionado

somente se no momento em 🤶 futebol ao vivo in que a bola toca ou é jogada por um de seus companheiros,

se encontra, na opinião do árbitro implicado 🤶 no jogo ativo:

- interferindo no jogo ou

-

interferindo a um adversário ou

- ganhando vantagem dessa posição

Não é infração

- Não

existirá 🤶 infração por impedimento se o jogador receber a bola diretamente de:

- um tiro

de meta ou

- um arremesso lateral ou

- 🤶 uma cobrança e tiro de

canto

Contravenções/Sanções

- Por qualquer infração de impedimento, o árbitro deverá

outorgar um tiro livre indireto a 🤶 equipe adversária que será lançado desde o lugar onde

se cometeu a falta.

FALTAS E CONDUTA ANTIESPORTIVA

As faltas e conduta antiesportivas

🤶 serão sancionadas a seguinte maneira:

Tiro livre direto

- Será sancionado um tiro livre

direto a equipe adversária se um jogador comete 🤶 uma as seguintes seis (6) faltas e

maneira que o árbitro considere imprudente, temerária ou com o uso de força

🤶 excessiva:

- dar ou tentar dar um pontapé em futebol ao vivo in um adversário

- dar ou tentar dar uma

rasteira em futebol ao vivo in um 🤶 adversário

- saltar sobre um adversário

- trancar a um adversário

-

agredir ou tentar agredir a um adversário

- empurrar a um adversário

- 🤶 Será concedido

assim mesmo um tiro livre direto a equipe adversária se um jogador comete uma das

seguintes quatro (4) 🤶 faltas:

- dar um pontapé no adversário antes de tocar a bola

-

agarrar a um adversário

- cuspir em futebol ao vivo in um adversário

- 🤶 tocar a bola com as mãos

deliberadamente (exceto o goleiro dentro de futebol ao vivo in própria área penal)

- O tiro direto

livre 🤶 será lançado desde o lugar onde se cometeu a falta.

Tiro penal

- Será concedido

um tiro penal se um jogador comete 🤶 uma das dez (10) faltas mencionadas dentro de sua

própria área penal, independentemente da posição de bola e sempre que 🤶 a mesma esteja em

futebol ao vivo in jogo.

Tiro livre indireto

- Será concedido um tiro livre indireto à equipe

adversária se um goleiro 🤶 comete uma as seguintes cinco (5) faltas entro de futebol ao vivo in própria

área penal:

- dar mais de quatro passos enquanto retém 🤶 a bola em futebol ao vivo in suas mãos, antes

de colocá-la em futebol ao vivo in jogo

- voltar a tocar a bola com as mãos 🤶 depois de haver posto em

futebol ao vivo in jogo e sem que qualquer outro jogador a tenha tocado

- tocar a bola com 🤶 as mãos

depois que um jogador de futebol ao vivo in equipe a tenha cedido com o pé

- tocar a bola com as 🤶 mãos

depois de tê-la recebido diretamente de um arremesso lateral lançado por um

companheiro

- perder tempo

- Será concedido assim mesmo 🤶 um tiro livre indireto à equipe

adversária se um jogador, na opinião do árbitro:

- joga e forma perigosa

- obstruir o

🤶 avanço de um adversário

- impede que o goleiro possa jogar a bola com as mãos

- cometer

qualquer outra falta que 🤶 não tenha sido anteriormente mencionada na Regra 12, pela qual

o jogo seja interrompido para advertir ou expulsar a um 🤶 jogador

- O tiro livre indireto

será lançado desde o lugar onde se cometeu a falta.

Sanções disciplinares

Faltas

puníveis com uma advertência

- 🤶 Um jogador será advertido e receberá o cartão amarelo se

comete uma das seguintes sete (7) faltas:

for culpado de conduta

🤶 atiesportiva;

desaprovar com palavras ou ações as decisões do árbitro;

infringir

persistentemente as regras o jogo;

retardar o reinício do jogo;

não respeitar a

🤶 distância regulamente em futebol ao vivo in um tiro de canto ou tiro livre;

entrar ou voltar a entrar

no campo e jogo sem 🤶 a permissão do árbitro;

abandonar deliberadamente o campo de jogo

sem a permissão do árbitro.

Faltas puníveis com uma expulsão

Um jogador será 🤶 expulso e

receberá o cartão vermelho se cometer uma das seguintes sete (7) faltas:

for culpado de

jogo brusco grave;

for culpado 🤶 e conduta violente;

cuspir a um adversário ou em futebol ao vivo in

qualquer outra pessoa;

impedir com a mão de forma intencional um gol 🤶 ou malograr uma

oportunidade manifesta de um gol (isso não vale para o goleiro dentro de futebol ao vivo in própria

área penal);

malograr 🤶 a oportunidade manifesta de marcar um gol de um adversário que se

dirige até a meta do jogador mediante uma 🤶 falta punível com tiro livre ou

penal;

empregar linguagem ofensiva, grosseira e obscena;

receber uma segunda

advertência na mesma partida.

Decisões do International 🤶 F. A. Board

Será concedido um

tiro penal se um goleiro golpear ou tentar golpear um adversário em futebol ao vivo in futebol ao vivo in própria

🤶 área penal lançando-lhe a bola enquanto a mesma está em futebol ao vivo in jogo.

Se um jogador

cometer uma falta sancionável com uma 🤶 advertência ou uma expulsão, seja dentro ou fora

do campo e jogo, contra um adversário, um companheiro, o árbitro, um 🤶 árbitro assistente

ou contra qualquer outra pessoa, será castigado conforme a natureza da falta

cometida.

Se considerará que o goleiro controla 🤶 a bola quando toca com qualquer parte

de suas mãos ou braços. A posse da bola incluirá assim mesmo, a 🤶 defesa intencional do

goleiro, porém não inclui quando - segundo o árbitro - a bola rebate acidentalmente no

goleiro, por 🤶 exemplo, depois de efetuar uma defesa. O goleiro será culpado de perder

tempo se retém a bola em futebol ao vivo in suas 🤶 mãos durante mais de 5 ou 6 segundos.

Em virtude do

estipulado na Regra 12, um jogador poderá passar a bola 🤶 ao seu goleiro utilizando a

cabeça, o peito, o joelho, etc. Não obstante, se na opinião do árbitro, um jogador

🤶 emprega um truque deliberado para burlar a regra, enquanto a bola está em futebol ao vivo in jogo, o

jogador será culpado de 🤶 conduta antiesportiva. Será advertido, receberá cartão amarelo

e será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária desde o lugar 🤶 onde se

cometeu a falta.

Um jogador que empregue um truque para burlar a regra enquanto executa

um tiro livre, será 🤶 sancionado por conduta antiesportiva e receberá o cartão amarelo.

Se voltará a lançar o tiro livre.

Em tais circunstâncias, será irrelevante 🤶 se o goleiro

toca ou não posteriormente a bola com as mãos. A falta é cometida pelo jogador que

tenta 🤶 burlar tanto a Regra, como o espírito da Regra 12.

Um carrinho por trás que ponha

em futebol ao vivo in perigo a integridade 🤶 física de um adversário deverá ser punido como jogo brusco

grave.

Toda simulação no campo de jogo que tenha por finalidade 🤶 enganar o árbitro será

punida como conduta antiesportiva.

OS TIROS LIVRES

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Os tiros livres 🤶 são diretos ou indiretos.

- Tanto para os tiros livres

indiretos como para os indiretos, a bola deverá estar imóvel quando 🤶 se lança o tiro e o

executor não poderá voltar a jogar a bola antes de que esta tenha tocado 🤶 a outro

jogador.

O tiro livre direto

- se o tiro livre direto entra diretamente na meta

contrária, será concedido um gol

- 🤶 se um tiro livre ireto entrar diretamente na própria

meta será concedido tiro de canto à equipe contrária

O tiro livre 🤶 indireto

Sinal

- O

árbitro indicará um tiro livre indireto levantando o braço ao alto. Deverá manter seu

braço na dita posição 🤶 até que tenha sido executado e conservar este sinal até que a

bola tenha tocado a outro jogador ou tenha 🤶 saído de jogo.

A bola entra na meta

- O gol

será válido se a bola toca a outro jogador antes de 🤶 entrar na meta.

- Se um tiro livre

indireto entrar diretamente na meta contrária será concedido um tiro de meta.

- Se 🤶 um

tiro livre indireto entrar na própria meta será concedido um tiro de canto à equipe

contrária.

Posição no tiro livre

Tiro 🤶 livre dentro da área penal

- Tiro livre direto ou

indireto a favor da equipe defensora:

- todos os adversários deverão encontrar-se 🤶 no

mínimo a 9,15 m da bola

- todos os adversários deverão permanecer fora da área penal

até que a bola 🤶 esteja em futebol ao vivo in jogo

- a bola estará em futebol ao vivo in jogo apenas se tenha sido

lançada diretamente para fora da área 🤶 penal

- um tiro concedido na área de meta poderá

ser lançado de qualquer ponto da dita área

- Tiro livre direto 🤶 ou indireto a favor da

equipe atacante:

- todos os adversários deverão encontrar-se no mínimo a 9,15 m a bola

até 🤶 que esta esteja em futebol ao vivo in jogo, salvo si se encontram colocados sobre futebol ao vivo in própria

linha de meta entre os postes 🤶 de meta

- a bola estará em futebol ao vivo in jogo no momento em futebol ao vivo in

que é chutada e se põe em futebol ao vivo in 🤶 movimento

- um tiro livre indireto concedido na área de

meta será lançado desde a parte da linha da área de 🤶 meta, paralela a linha de meta mais

próxima do lugar onde se cometeu a falta

Tiro livre fora da área penal

- 🤶 todos os

adversários deverão encontrar-se no mínimo a 9,15 m da bola até que esta esteja em futebol ao vivo in

jogo

- a 🤶 bola estará em futebol ao vivo in jogo no momento em futebol ao vivo in que é chutada e se põe em futebol ao vivo in

movimento

- o tiro 🤶 livre será lançado desde o lugar onde se cometeu a

falta

Contravenções/Sanções

- Se ao executar um tiro livre um adversário se 🤶 encontra

mais perto da bola que a distância regulamentar:

- se repetirá o tiro

- Se a equipe

defensora lança um tiro 🤶 livre desde futebol ao vivo in própria área penal sem que a bola entre

diretamente em futebol ao vivo in jogo:

- se repetirá o tiro

Tiro livre 🤶 lançado por qualquer jogador

exceto o goleiro

- Se a bola estiver em futebol ao vivo in jogo e o executor do tiro toca 🤶 pela

Segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que esta tenha tocado a outro

jogador:

- será concedido tiro 🤶 livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde se

cometeu a falta

- Se a bola estiver em futebol ao vivo in jogo 🤶 e oi executor do tiro toca

intencionalmente a bola com as mãos antes que ela tenha tocado a outro jogador:

- 🤶 Será

concedido um tiro livre direto à equipe contrária desde o lugar onde se cometeu a

falta

- Será concedido um 🤶 tiro penal se a falta for cometida dentro da área penal do

executor

Tiro livre lançado pelo goleiro

- Se a bola 🤶 está em futebol ao vivo in jogo e o goleiro toca

pela Segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que ela 🤶 tenha tocado outro

jogador:

- Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde

se cometeu a 🤶 infração

- Se a bola estiver em futebol ao vivo in jogo e o goleiro tocá-la

intencionalmente com a mão antes que ela tenha 🤶 tocado a outro jogador:

- será concedido

um tiro livre direto à equipe contrária se a falta ocorreu fora da área 🤶 penal o

goleiro, e o tiro será lançado o lugar onde se cometeu a falta

- será concedido um tiro

livre 🤶 indireto à equipe contrária se a falta ocorreu dentro da área penal do goleiro, e

o tiro será lançado desde 🤶 o lugar onde se cometeu a falta.

O TIRO PENAL

- Será

concedido um tiro penal contra a equipe que cometeu uma 🤶 das dez faltas que levam a um

tiro direto (Regra 12), dentro de futebol ao vivo in própria área penal enquanto a bola 🤶 está em futebol ao vivo in

jogo.

- Um gol poderá ser marcado diretamente de um tiro penal.

- Será concedido tempo

adicional para poder 🤶 executar um tiro penal ao final de cada tempo ou ao final dos

períodos suplementares.

Posição da bola e dos jogadores

A 🤶 bola:

- será colocada no

ponto penal.

O executor do tiro penal:

- deverá ser devidamente identificado.

O goleiro

defensor:

- deverá permanecer sobre futebol ao vivo in 🤶 própria linha de meta, frente ao executor do

tiro penal, entre os postes de meta até que a bola esteja 🤶 em futebol ao vivo in jogo.

Os jogadores,

exceto o executor do tiro, estarão colocados:

- no campo de jogo

- fora da área penal

-

atrás 🤶 do ponto penal

- a um mínimo de 9,15 m do ponto penal.

O árbitro

- não dará o

sinal para execução do 🤶 tiro penal até que todos os jogadores se encontrem colocados em

futebol ao vivo in uma posição conforme a Regra.

- Decidirá quando se 🤶 tenha consumado um tiro

penal.

Procedimento

- o executor o tiro penal chutará a bola para a frente

- não poderá

voltar a 🤶 jogar a bola até que esta não tenha tocado a outro jogador

- a bola está em

futebol ao vivo in jogo no momento 🤶 em futebol ao vivo in que for chutada e se põe em futebol ao vivo in movimento.

Quando se

executa um tiro penal durante o curso normal 🤶 de uma partida ou quando o período de jogo

tiver sido prorrogado no primeiro tempo ou ao final do tempo 🤶 regulamentar com objetivo

de lançar ou voltar a lançar um tiro penal, se concederá um gol se, antes de passar

🤶 entre os postes e abaixo do travessão a bola tocar um ou ambos os postes, ou o

travessão ou o 🤶 goleiro.

Contravenções/Sanções

- Se o árbitro á o sinal de executar o

tiro penal e, antes que a bola esteja em futebol ao vivo in 🤶 jogo, ocorre uma das seguintes

situações:

O executor do tiro infringe as regras do jogo

- O executor do tiro toca pela

🤶 Segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que esta tenha tocado a outro

jogador:

- será concedido tiro livre 🤶 indireto à equipe contrária desde o lugar onde se

cometeu a falta.

- Se o executor tocar intencionalmente a bola com 🤶 as mãos antes que

ela tenha tocado a outro jogador:

- será concedido um tiro livre direto à equipe

contrária desde 🤶 o lugar onde se cometeu a falta.

- A bola toca qualquer outro objeto no

momento em futebol ao vivo in que se move 🤶 para a frente:

- o tiro será repetido

- A bola rebate no

campo de jogo do goleiro, o travessão ou os 🤶 postes, e toca logo depois em futebol ao vivo in qualquer

outro objeto:

- o árbitro interromperá o jogo

- o jogo se reiniciará com 🤶 bola ao chão

desde o lugar onde tocou o objeto

O ARREMESSO LATERAL

- O arremesso lateral é uma forma

de reiniciar 🤶 o jogo

- Não se poderá consignar um gol diretamente de um arremesso

lateral.

Será concedido arremesso lateral:

- quando a bola tiver 🤶 ultrapassado em futebol ao vivo in

futebol ao vivo in totalidade a linha lateral, seja por terra ou pelo ar;

- desde o ponto por onde

ultrapassou 🤶 a linha lateral;

- aos adversários o jogador que tocou por último a

bola.

Procedimento

- No momento de lançar a bola, o 🤶 executor deverá:

- estar de frente

para o campo de jogo;

- ter uma parte de ambos os pés sobre a linha 🤶 lateral ou no

exterior da mesma;

- lançar a bola desde de trás e por cima da cabeça.

- O executor do

🤶 arremesso lateral não poderá voltar a jogar a bola até que esta não tenha tocado a

outro jogador.

- A bola 🤶 estará em futebol ao vivo in jogo tão logo tenha entrado no campo de

jogo.

Contravenções/Sanções

Arremesso lateral executado por qualquer jogador, exceto o

goleiro.

- 🤶 Se a bola estiver em futebol ao vivo in jogo e o executor do arremesso toca pela Segunda

vez a bola (exceto com 🤶 as mãos) antes que está tenha tocado a outro jogador:

- será

concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde 🤶 o lugar onde se cometeu a

falta

- Se a bola está em futebol ao vivo in jogo e o executor do arremesso toca 🤶 intencionalmente a

bola com as mãos antes que esta tenha tocado a outro jogador:

- será concedido um tiro

livre direto 🤶 à equipe contrária, desde o lugar onde se cometeu a falta

- será concedido

um tiro penal se a falta for 🤶 cometia dentro da área penal do executor

Arremesso lateral

lançado pelo goleiro

- Se a bola está em futebol ao vivo in jogo e o 🤶 goleiro tocá-la pela Segunda vez

(exceto com as mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:

- será concedido um

🤶 tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde se cometeu a falta

- Se a

bola está em futebol ao vivo in 🤶 jogo e o goleiro toca intencionalmente a bola com a mão antes que

esta tenha tocado a outro jogador:

- será 🤶 concedido um tiro livre direto à equipe

contrária, se a falta ocorreu fora da área penal o goleiro e o 🤶 tiro será lançado desde

o lugar onde se cometeu a falta

- será concedido um tiro livre indireto à equipe

contrária 🤶 se a falta ocorreu dentro da área penal o goleiro e o tiro será lançado desde

o lugar onde a 🤶 falta foi cometida

- Se um adversário distrai ou estorva de forma

incorreta o executor do arremesso:

- Será advertido por conduta 🤶 antiesportiva e

receberá o cartão amarelo

- Para qualquer outra contravenção a Regra:

- o arremesso

lateral será executado por um jogador 🤶 da equipe contrária.

O TIRO E META

- O tiro de

meta é uma forma de reiniciar o jogo.

- Um gol pode 🤶 ser anotado diretamente de um tiro

de meta, porém somente contra a equipe adversária.

Se concederá um tiro de meta

quando:

- 🤶 a bola tenha ultrapassado em futebol ao vivo in futebol ao vivo in totalidade a linha de meta, seja por

terra ou pelo ar, depois de 🤶 haver tocado por último um jogador da equipe atacante, e

não tenha marcado um gol conforme a Regra 10.

Procedimento

- a 🤶 bola será lançada desde

qualquer ponto da área de meta por um jogador da equipe defensora

- os adversários

deverão permanecer 🤶 fora da área penal até que a bola esteja em futebol ao vivo in jogo

- o executor

do tiro não poderá voltar a 🤶 jogar a bola até que esta não tenha tocado a outro

jogador

- a bola estará em futebol ao vivo in jogo quando tenha 🤶 sido lançada diretamente fora a área

penal

Contravenções/Sanções

- Se a bola não for lançada diretamente fora da área

penal:

- o tiro 🤶 de meta será repetido

Tiro de meta executado por qualquer jogador,

exceto o goleiro

- Se a bola está em futebol ao vivo in jogo 🤶 e o executor do tiro toca pela Segunda

vez a bola (exceto com as mãos) antes que esta tenha tocado 🤶 a outro jogador:

- será

concedido tiro livre indireto à equipe contraria desde o lugar onde a falta foi

cometida

- Se 🤶 a bola está em futebol ao vivo in jogo e o executor do tiro tocá-la intencionalmente

com as mãos antes desta ter tocado 🤶 a outro jogador:

- será concedido tiro livre direto

à equipe contraria, desde o lugar onde a falta foi cometida

- será 🤶 concedido um tiro

penal se a falta foi cometida dentro da área penal do executor

Tiro de meta lançado

pelo goleiro

- 🤶 Se a bola está em futebol ao vivo in jogo e o goleiro toca pela Segunda vez a bola

(exceto com suas mãos) 🤶 antes que esta tenha tocado a outro jogador:

- será concedido um

tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar 🤶 onde a falta foi cometida

- Se a

bola está em futebol ao vivo in jogo e o goleiro toca intencionalmente a bola com 🤶 a mão antes que

esta tenha tocado a outro jogador:

- será concedido um tiro livre direto à equipe

contrária se 🤶 a falta ocorreu fora da área penal do goleiro, e o tiro será lançado desde

o lugar onde a falta 🤶 foi cometida

- será concedido um tiro livre indireto à equipe

contrária se a falta ocorreu dentro da área penal do 🤶 goleiro, e o tiro será lançado

desde o lugar onde a falta foi cometida

- Para qualquer outra infração à Regra:

- 🤶 o

tiro será repetido

O TIRO DE CANTO

- O tiro de canto é uma forma e reiniciar o jogo.

-

Se poderá 🤶 anotar um gol diretamente de um tiro de canto, porém somente contra a equipe

contrária.

Será concedido um tiro e canto 🤶 quando:

- a bola tiver ultrapassado na sua

totalidade a linha de meta, seja por terra ou pelo ar, depois de 🤶 haver tocado por

último a um jogador da equipe defensora, e não tenha sido marcado um gol conforme a

Regra 🤶 10

Procedimento

- a bola será colocada no interior do quadrante da bandeirinha de

córner que estiver mais próxima

- não se deverá 🤶 tirar a bandeirinha do córner

- os

adversários deverão permanecer a um mínimo de 9,15 m da bola até que esta 🤶 esteja em

futebol ao vivo in jogo

- a bola será lançada por um jogador da equipe atacante

- a bola estará em

futebol ao vivo in jogo 🤶 no momento em futebol ao vivo in que é chutada e se põe em futebol ao vivo in movimento

- executor do

tiro não deverá jogar a 🤶 bola pela Segunda vez até que esta não tenha tocado a outro

jogador

Contravenções/Sanções

- O tiro de canto será executado por 🤶 qualquer jogador,

exceto o goleiro.

- Se a bola está em futebol ao vivo in jogo e o executor o tiro toca a bola 🤶 pela

Segunda vez (exceto com as mãos) antes de que esta tenha tocado a outro jogador:

- será

concedido um tiro 🤶 livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde a falta foi

cometida. Se a bola está em futebol ao vivo in jogo 🤶 e o executor do tiro toca intencionalmente a bola

com as mãos antes que esta tenha tocado a outro jogador:

- 🤶 será concedido um tiro livre

direto à equipe contrária desde o lugar onde a infração foi cometida

- será concedido

um 🤶 tiro penal se a falta foi cometida dentro da área penal o executor

Tiro de canto

executado pelo goleiro

- Se a 🤶 bola está em futebol ao vivo in jogo e o goleiro toca pela Segunda vez

a bola (exceto com suas mãos) antes que 🤶 esta tenha tocado a outro jogador:

- será

concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde a 🤶 falta foi

cometida

- Se a bola está em futebol ao vivo in jogo e o goleiro toca intencionalmente a bola com as

mãos 🤶 antes que esta tenha tocado a outro jogador:

- será concedido um tiro livre direto

à equipe contrária se a falta 🤶 ocorreu fora da área penal do goleiro e o tiro será

lançado desde o lugar onde a falta foi cometida

- 🤶 será concedido um tiro livre indireto

à equipe contrária se a falta ocorreu dentro da área penal do goleiro e 🤶 o tiro será

lançado desde o lugar onde a falta foi cometida

- Para qualquer outra contravenção a

Regra:

- o tiro 🤶 será repetido

Fonte: Futebol na Rede (http://futebolnarede)

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