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A Oceanic Steam Navigation Company, mais conhecida como White Star Line, foi uma companhia britânica de transporte marítimo que operou 🧬 desde a metade do século XIX até meados do século XX.
Ela se concentrava principalmente na operação de grandes navios transatlânticos 🧬 em rotas entre o Reino Unido e a América do Norte, porém também possuía um certo número de embarcações que 🧬 realizavam viagens para outras partes do mundo, principalmente Austrália e Nova Zelândia.
A White Star Line foi fundada em 1845 por 🧬 John Pilkington e Henry Threlfall Wilson e começou seus serviços transportando imigrantes para a Austrália a bordo de pequenos navios.
A 🧬 empresa acabou entrando em falência e foi comprada em 1867 por Thomas Henry Ismay, que a renomeou oficialmente para Oceanic 🧬 Steam Navigation Company, mas mesmo assim manteve as atividades comerciais sob o antigo nome.
Ela então passou a se especializar no 🧬 transporte de passageiros em luxuosas embarcações transatlânticas, começando pela Classe Oceanic na década de 1860.
A White Star gradualmente ganhou prestígio 🧬 internacional enquanto vários de seus navios batiam recordes de tamanho e ganhavam a Flâmula Azul de viagem mais rápida.
Thomas Ismay 🧬 morreu em 1899 e foi sucedido no comando da companhia por seu filho Joseph Bruce Ismay, que se juntou em 🧬 1902 à International Mercantile Marine Company do banqueiro norte-americano John Pierpont Morgan.
A empresa continuou a encomendar novos navios, construídos principalmente 🧬 pelos estaleiros irlandeses da Harland and Wolff, deixando a velocidade de lado para se focar cada vez mais em tamanho 🧬 e conforto.
Essa ideologia foi aplicada na construção dos Big Four e principalmente na Classe Olympic.
O naufrágio do RMS Titanic em 🧬 abril de 1912 colocou a opinião pública contra a White Star Line e acabou levando a saída de Bruce Ismay 🧬 da presidência.
A companhia também perdeu diversos navios durante a Primeira Guerra Mundial, porém mesmo assim conseguiu se manter ativa pela 🧬 década de 1920.
A White Star se separou da International Mercantile em 1927 e foi adquirida por lorde Owen Philipps, 1.
º 🧬 Barão Kylsant, junto com a Royal Mail Steam Packet Company, se tornando o maior grupo de transporte marítimo do mundo.
A 🧬 má gestão de Kylsant enfraqueceu a empresa, que acabou duramente atingida pela Grande Depressão.
A White Star tentou vender muitos de 🧬 seus navios a fim de se salvar e acabou sendo fundida em 1934 com como ganhar dinheiro nos slots rival Cunard Line, formando a 🧬 Cunard-White Star Line.
A empresa foi absorvida inteiramente pela Cunard em 1949, com seu último navio o MV Britannic sendo desmontado 🧬 em 1960.
Primeira White Star [ editar | editar código-fonte ]
John Pilkington e Henry Threlfall Wilson, dois jovens que começaram suas 🧬 carreiras náuticas na área de desmontagem de embarcações, criaram em 1845 uma empresa de fretamento de navios com sede em 🧬 Liverpool, Reino Unido.
No ano seguinte eles fretaram o brigue Elizabeth e lançaram em 26 de setembro como ganhar dinheiro nos slots primeira viagem para 🧬 Montreal no Canadá.
Pilkington e Wilson em seguida se engajaram no transporte de imigrantes para Nova Iorque nos Estados Unidos, continuando 🧬 a utilizar embarcações fretadas.
Em 1849 eles adquiriram seu primeiro navio próprio, um veleiro chamado Iowa,[1] começando pouco depois a promover 🧬 como ganhar dinheiro nos slots companhia como a "White Star Line of Boston Packets".[2]
O Tayleur, um dos primeiros navios fretados pela White Star e 🧬 seu primeiro naufrágio.
Pilkington e Wilson continuaram a adquirir mais embarcações, se beneficiando em 1851 da recente descoberta de ouro na 🧬 Austrália.
Muitas pessoas começaram a desejar imigrar para o país para participarem da resultante corrida do ouro, com a população local 🧬 crescendo de 430 mil para 1,7 milhões de habitantes em apenas três anos.
[3] A essa altura os dois homens começaram 🧬 também a enfatizar a segurança de seus navios.
Além disso, grupos musicais foram sendo colocados nas embarcações a fim de tornarem 🧬 mais agradáveis as austeras viagens nos veleiros de madeira.
[4] Como parte do negócio, a velocidade e o tamanho dos navios 🧬 ficaram mais importantes.
A empresa fretou em 1853 o RMS Tayleur, com Pilkington e Wilson realizando grandes apostas nele.[5]
Essas esperanças logo 🧬 foram decepcionadas.
O Tayleur deixou Liverpool em 19 de janeiro de 1854 para como ganhar dinheiro nos slots viagem inaugural, porém logo ficou claro que 🧬 seus equipamentos eram defeituosos e que como ganhar dinheiro nos slots tripulação em como ganhar dinheiro nos slots maior parte era incompetente para operá-lo de maneira adequada.
[6] O 🧬 navio acabou batendo em rochas dois dias depois perto da costa da Irlanda e afundou, com aproximadamente metade das pessoas 🧬 abordo morrendo.
O naufrágio causou grande impacto na mídia, porém a maior parte da culpa caiu sobre a dona da embarcação 🧬 a Charles Moore & Company, que não havia tomado as precauções necessárias antes do navio entrar em serviço, muito menos 🧬 realizado testes marítimos.
Isso permitiu que a White Star Line e o capitão John Noble saíssem ilesos do acidente.[7]
Para compensar a 🧬 perda financeira causada pelo Tayleur, a White Star comandou vários clippers, com o primeiro sendo o Red Jacket.
[8] O navio 🧬 mostrou-se eficiente o bastante na linha australiana para garantir algum sucesso para a empresa, permitindo o fretamento de navios maiores 🧬 e mais rápidos como o Shalimar, Sultana, Emma e White Star.[9]
Entretanto, a companhia perdeu contratos postais em 1856 e Wilson 🧬 insistiu no investimento de navios cada vez maiores a fim de manter a atenção do público.
Pilkington tinha suas dúvidas e 🧬 pouco depois deixou a empresa.
[10] Wilson o substituiu por James Chambers, renomeando a firma para H.T.Wilson & Chambers.
[11] A White 🧬 Star continuou seus negócios apostando tudo em navios à vela, enquanto seus rivais diretos da Black Ball Line e Eagles 🧬 Line se fundiram em 1858 para manterem-se na ativa após dificuldades causadas pelo advento da implementação de navios a vapor.
[12] 🧬 Wilson durante esses anos prestou atenção no fluxo migratório, dirigindo de acordo as linhas da empresa para o Canadá ou 🧬 para a Nova Zelândia.
[13] A White Star fretou em 1863 seu primeiro navio a vapor: o Royal Standard.[14]
No ano seguinte, 🧬 com o objetivo de melhorar suas linhas australianas, a White Star tentou se fundir com a Black Ball Line e 🧬 a Eagles Line para formar a Oriental Navigation Company Limited, porém rumores de peculato acabaram frustrando o projeto.
Uma nova tentativa 🧬 de fusão, desta vez chamada de Liverpool, Melbourne and Oriental Steam Navigation Company Limited, sofreu um destino similar.
Enquanto isso, a 🧬 White Star sob o comando de Wilson contraiu vários empréstimos de grandes valores em diversos bancos para continuar a financiar 🧬 novos navios, incluindo seu segundo vapor chamado Sirius.
Desta vez, Chambers também ficou preocupado e deixou a companhia, sendo substituído por 🧬 John Cunningham, porém o negócio não melhorou muito e a embarcação precisou ser vendida antes mesmo de entrar em serviço.[15]
Em 🧬 1867, a dívida cada vez maior que empresa tinha com o Banco Real de Liverpool chegou em 527 mil libras 🧬 esterlinas, um valor astronômico para a época e um praticamente impossível de ser pago.
Os ativos da White Star foram liquidados 🧬 ainda no mesmo ano e ela oficialmente declarou falência pouco depois.
[16] Sua bandeira e nome foram vendidos pelo valor de 🧬 apenas mil libras e comprados pelo jovem empresário naval inglês Thomas Henry Ismay.[17]
Thomas Henry Ismay comprou a marca White Star 🧬 apôs a falência.
A compra da marca White Star Line foi finalizada em 18 de janeiro de 1868.
[18] Ismay já era 🧬 dono de uma empresa de navegação chamada T.H.
Ismay & Company, com todos os navios desta sendo transferidos para a nova 🧬 White Star.
Não demorou muito para embarcações com a bandeira da empresa começarem a voltar a navegar por todo o mundo.
[19] 🧬 Ismay rapidamente desenvolveu a ambição de empregar tanto os veleiros quantos os novos navios a vapor, querendo modernizar completamente seu 🧬 negócio.
[20] Foi nessa época que o comerciante teuto-britânico Gustav Christian Schwabese se ofereceu para financiar a iniciativa.
Sua condição foi para 🧬 que todas as novas embarcações da White Star fossem construídas pelos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, Irlanda, cujo 🧬 sobrinho Gustav Wolff era um dos fundadores.
Um acordo entre as duas empresas foi feito rapidamente para a construção de seis 🧬 navios.[21]
Uma nova empresa chamada Oceanic Steam Navigation Company foi criada em 6 de setembro de 1869 a fim de gerir 🧬 esses novos navios, possuindo um capital de quatrocentas mil libras.
[22] O conjunto era administrado tanto pela T.H.
Ismay & Company quanto 🧬 por George Hamilton Fletcher, um novo parceiro de Ismay.
William Imrie, amigo de Ismay, se juntou à empresa em 1870 e 🧬 colocou a Oceanic sob a tutela de uma nova firma, a Ismay, Imrie and Company.
Apesar dessa complexa organização de negócios, 🧬 a companhia permaneceu conhecida pelo público e divulgada durante toda como ganhar dinheiro nos slots existência sob o nome de White Star Line.
[23] Logo 🧬 surgiu a questão sobre qual linha Ismay lançaria seus novos navios e serviços.
Em 1870, quatro empresas estavam firmemente estabelecidas na 🧬 rota Nova Iorque–Liverpool: a Cunard Line, a Guion Line, a Inman Line e a mais modesta National Line.
As características dos 🧬 navios encomendados junto com a Harland and Wolff convencem Ismay de se arriscar e apostar no Atlântico Norte.[24]
O RMS Oceanic, 🧬 primeira embarcação da nova White Star, foi lançado em 27 de agosto de 1870.
[25] A viagem inaugural foi marcada para 🧬 março de 1871, com outras cinco embarcações sendo anunciadas para o anos seguintes: inicialmente o SS Atlantic, SS Baltic e 🧬 SS Republic, seguidos pelo SS Adriatic e SS Celtic, com estes dois últimos sendo ligeiramente maiores que os primeiros.
[26] A 🧬 chegada do Oceanic causou grande rebuliço por seu tamanho, perfil inovador e instalações luxuosas para a época, incluindo casas de 🧬 banho e cadeiras individuais nas salas de jantar ao invés de grandes bancos.
[27] Sua chegada em Nova Iorque no final 🧬 de como ganhar dinheiro nos slots primeira viagem atraiu cinquenta mil espectadores.
[28] Apesar disso, o negócio no Atlântico era muito concorrido e a White 🧬 Star precisou lutar para atrair passageiros de seus rivais.
A empresa só consolidou seu lugar no mercado em 1872, quando o 🧬 Adriatic ganhou a Flâmula Azul de travessia transatlântica mais rápida.[29]
Litografia contemporânea do naufrágio do Atlantic em abril de 1873.
A nova 🧬 White Star Line não se concentrou apenas no serviço transatlântico.
Ela comprou em 1871 os navios ainda em construção SS Asiatic 🧬 e o SS Tropic, confirmando a tradição da companhia de nomear seus navios terminando com as letras "ic".
Essas embarcações foram 🧬 inicialmente colocadas na linha para a Índia através do Canal de Suez, porém o serviço mostrou-se pouco lucrativo.
[30] Depois dos 🧬 seis navios da Classe Oceanic e outros cinco que foram o suficiente para estabelecer viagens semanais, Ismay decidiu juntar o 🧬 Republic com o Asiatic e o Tropic, além de outros dois novos chamados SS Gaelic e SS Belgic, em uma 🧬 linha para a América do Sul a fim de competir com a Pacific Steam Navigation Company.
O Republic realizou um único 🧬 cruzamento bem sucedido nessa rota, porém logo em seguida voltou para as viagens no Atlântico Norte, com seus outros companheiros 🧬 logo sofrendo o mesmo destino.
[31] A linha sul-americana continuou a ser fornecida, porém com navios menores, enquanto William Imrie aos 🧬 poucos foi dedicando a maior parte de seu tempo para outra empresa separada, a North Western Shipping Company.[32]
Esse período também 🧬 marcou a primeira tragédia da nova encarnação da White Star Line.
O Atlantic estava seguindo para Nova Iorque na noite de 🧬 31 de março de 1873, porém a tripulação temia a escassez de carvão e assim o capitão decidiu ir para 🧬 Halifax no Canadá através de uma rota nunca antes utilizada.
[33] O mar estava agitado na madrugada de 1º de abril 🧬 e o navio acabou batendo em rochas e começou a afundar.
Vários marinheiros conseguiram nadar até a costa e estender cordas, 🧬 por onde alguns passageiros conseguiram se salvar.
Mesmo assim, o naufrágio causou 585 mortes de um total de 952 pessoas a 🧬 bordo, com apenas homens sobrevivendo.
A perda do Atlantic foi o maior desastre marítimo na história até então.[34]
O naufrágio um golpe 🧬 duro contra a White Star, que foi acusada de não fornecer carvão suficiente para a embarcação, enquanto seu capitão foi 🧬 penalizado por ter agido de maneira irresponsável.
A empresa foi inocentada de culpa em janeiro de 1874.
[35] O Atlantic foi rapidamente 🧬 retirado de todos os anúncios da White Star, porém não foi esquecido.
Ismay contribuiu pessoalmente para as finanças corporativas e manutenção 🧬 das sepulturas das vítimas, com um monumento ao naufrágio sendo inaugurado em 1915.
[36] O Asiatic e o Tropic foram depois 🧬 vendidos com o objetivo de preservar a saúde financeira da companhia.
[37] O Republic foi colocado para preencher a rota.[30]
A White 🧬 Star continuou a expandir suas operações no Atlântico Norte mesmo com o naufrágio do Atlantic.
O SS Gaelic e o SS 🧬 Belgic juntaram-se às cinco embarcações restantes da Classe Oceanic, garantindo o contínuo sucesso da empresa.
[30] Entretanto, as rivais da White 🧬 Star também lançaram navios novos: a Cunard lançou o SS Abyssinia e o SS Parthia, a Inman colocou em serviço 🧬 o SS City of Brussels, enquanto a Guion estreou o SS Montana e o SS Dakota.
Todos estes eram maiores que 🧬 as embarcações da White Star, que consequentemente injetou maior capital na construção de navios para poder competir.[38]
O Britannic, um dos 🧬 navios mais bem sucedidos e longevos da White Star.
Os dois navios resultantes do projeto de expansão começaram a ser construídos 🧬 rapidamente: o Hellenic (rebatizado de SS Britannic ainda na construção) e o SS Germanic.
Eles eram versões ampliadas das embarcações da 🧬 Classe Oceanic e também foram pensados a fim de conquistarem novos recordes de velocidade.
[39] Os dois entraram em serviço respectivamente 🧬 em 1874 e 1875, conquistando em sequência a Flâmula Azul, com o Germanic mantendo o prêmio durante cinco anos a 🧬 partir de 1877.
[40] A White Star neste mesmo ano compartilhou contratos postais do governo britânico no Atlântico junto com a 🧬 Cunard, permitindo que certos navios de ambas as empresas adquirissem o prefixo de Royal Mail Ship (RMS).[41]
O Britannic e o 🧬 Germanic mostraram-se investimentos de sucesso e duradouros, permanecendo em serviço pela empresa até o final do século sem que seus 🧬 desempenhos sofressem grandes quedas.
[42] O Germanic mostrou-se particularmente longevo, continuando como ganhar dinheiro nos slots carreira no século XX até 1950, porém a partir 🧬 de 1910 sob bandeira turca.[43]
A chegada do Britannic e Germanic criou um excedente de navios no Atlântico Norte para a 🧬 White Star.
Ao mesmo tempo, George Bradbury, presidente da Occidental and Oriental Steamship Company, companhia formada em 1874 com o objetivo 🧬 de enfrentar a Pacific Mail Steamship Company, buscou a ajuda de Ismay para o estabelecimento de seu novo serviço.
A White 🧬 Star emprestou o Oceanic, que já era considerado sem utilidade, assim como o Gaelic e o Belgic.
[44] Esta iniciativa provou-se 🧬 rentável, já que o Oceanic permaneceu na linha São Francisco–Hong Kong até 1895.
[45] Novos navios foram gradualmente colocados em serviço 🧬 na década de 1880, começando pelo SS Arabic e SS Coptic em 1881.
[46] Estes e outros navios trabalhavam nas rotas 🧬 transatlântica e pacífica.
[47] A parceria com a Occidental and Oriental durou até 1906, quando a White Star vendeu o Coptic.
A 🧬 Occidental and Oriental desapareceu dois anos depois por não conseguir competir em igualdade com a Pacific Mail.[48]
A companhia Shaw, Savill 🧬 & Albion Line surgiu em 1882 e decidiu abrir uma linha para a Nova Zelândia, mas não possuía experiência suficiente.
A 🧬 White Star se propôs a prestar um serviço conjunto.
Ela forneceu no começo de 1884 o Coptic, o SS Doric e 🧬 o SS Ionic para a linha, enquanto a Shaw, Savill & Albion colocou o SS Arawa e o SS Tainui.
Os 🧬 navios faziam como ganhar dinheiro nos slots jornada de ida passando pela Austrália, enquanto na volta usavam o Canal do Panamá.
[49] As embarcações desses 🧬 serviço conjunto foram renovadas a partir de 1902 com a chegada do SS Athenic, SS Corinthic e um segundo SS 🧬 Ionic, que foram operados até a década de 1930.
[50] A conexão entre as duas empresas foi forte: mesmo depois do 🧬 fim da White Star, a Shaw, Savill & Albion continuou a usar o sufixo "ic" nos nomes de seus navios.[51]
A 🧬 diversificação das atividades da empresa também envolveu a evolução de seus equipamentos.
A companhia de transporte de carga North Western Shipping 🧬 Co.
desapareceu gradualmente na segunda metade do século XIX, com a White Star adquirindo seus navios para usá-los no transporte de 🧬 gado vivo.
[52] Assim, o SS Cufic foi lançado em 1888 seguido no ano seguinte pelo SS Runic.
[53] Sucederam-se outras embarcações 🧬 dessa finalidade na década de 1890, incluindo os irmãos SS Bovic e SS Naronic.
[54] Este último ficou famoso depois de 🧬 desaparecer misteriosamente com todas as pessoas a bordo mais de um ano depois de como ganhar dinheiro nos slots viagem inaugural.
[55] Dois outros transportadores 🧬 de gado, o SS Cevic e o SS Georgic, foram construídos em 1894 e 1895 antes da White Star dar 🧬 por encerrado esse tipo de negócio.[56]
O Teutonic, que foi subsidiado pelo Almirantado Britânico para ser usado como cruzador auxiliar em 🧬 caso de conflito.
O serviço transatlântico da White Star já tinha provado como ganhar dinheiro nos slots eficácia por volta de 1885.
Assim, os acionistas da 🧬 empresa se encontraram a bordo do Adriatic, ancorado na ocasião no rio Mersey em Liverpool, para um jantar de gala 🧬 em homenagem aos diretores da empresa.
Ismay recebeu os acionistas oferecendo um serviço muito luxuoso e com muita prataria.
[57] Foi nesse 🧬 mesmo período que ele propôs ao Almirantado Britânico que este pagasse à White Star um subsídio para a construção de 🧬 navios que atendiam a certas especificações e que assim poderiam ser facilmente requisitados para o serviço militar.
Este projeto foi aprovado 🧬 rapidamente.
[58] A primeira embarcação aprovada nesse contexto foi o RMS Teutonic, que teve como ganhar dinheiro nos slots construção iniciada em 1887.[59]
Este novo navio 🧬 foi uma substituição oportuna da já envelhecida Classe Oceanic, particularmente do Baltic e do Republic, que foram vendidos no final 🧬 da década de 1880.
Enquanto isso, a concorrência ficou cada vez mais feroz, particularmente devido o advento das novas embarcações da 🧬 Inman: o SS City of New York e o SS City of Paris.
Um novo nível de luxuosidade foi oferecido aos 🧬 passageiros com o Teutonic, com o principal ponto sendo que agora haviam cabines individuais para todos os passageiros.
[60] Além disso, 🧬 o navio foi uma oportunidade para experimentar inovações técnicas: ele não possuía mais velas e foi a primeira embarcação da 🧬 White Star a ser impulsionada por duas hélices em vez de uma.
[61] O Teutonic entrou em serviço em tempo para 🧬 participar em agosto de 1889 das celebrações do jubileu de ouro da rainha Vitória, muito impressionando o imperador Guilherme II 🧬 da Alemanha, que passou a desejar que os navios de seu país também fossem pensados como possíveis cruzadores auxiliares.
[62] O 🧬 RMS Majestic, irmão do Teutonic, foi lançado em 1890 e novamente fora subsidiado pelo Almirantado (entretanto, em como ganhar dinheiro nos slots carreira de 🧬 24 anos ele jamais chegou a servir na função de cruzador auxiliar).
As duas embarcações foram grandes sucessos no Atlântico Norte.
[63] 🧬 Ambos conquistaram a Flâmula Azul consecutivamente; estes foram os últimos navios da White Star a conquistar o prêmio de velocidade.[64]
Nesse 🧬 período também houve o surgimento da segunda classe a bordo das embarcações.
Anteriormente, os navios tinham apenas duas classes: a "cabine" 🧬 (equivalente à primeira classe) e a "entreponto" (equivalente à terceira).
Uma classe intermediária se fez necessária no final do século XIX 🧬 para atender turistas, engenheiros, acadêmicos e outros.
[65] O Britannic e o Germanic passaram por reformas no final da década de 🧬 1890 para que pudessem permanecer adaptados ao mercado.[66]
Houve nessa época mudanças na gestão da White Star.
Em 1 de janeiro de 🧬 1891, os dois filhos de Ismay, James e Joseph Bruce Ismay, juntaram-se a Ismay, Imrie and Company.
Isto permitiu que Thomas 🧬 Ismay saísse da sociedade, porém ele mesmo assim continuou na presidência da empresa e ainda influenciava as decisões.
[56] O final 🧬 do século permitiu que a White Star retornasse depois de anos para a Austrália.
Em 1899 estrearam as embarcações da Classe 🧬 Jubileu, navios projetados para servirem tanto na Austrália quanto na Colônia do Cabo.
[67] No mesmo ano a companhia colocou em 🧬 serviço o primeiro navio que tinha o objetivo de renovar como ganhar dinheiro nos slots frota envelhecida: o RMS Oceanic.
Este foi o último navio 🧬 da empresa antes da morte de Thomas Ismay em novembro de 1899.
[68] O Oceanic era particularmente luxuoso e foi a 🧬 primeira embarcação do mundo a superar o SS Great Eastern em comprimento.
Um sinal de mudança na política da empresa foi 🧬 o fato do navio ter sido construído sem que grande importância fosse dada para como ganhar dinheiro nos slots velocidade.[69]
International Mercantile Marine Co.
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O Celtic, o primeiro dos Big Four.
Com a morte de Thomas Ismay, seu filho Bruce Ismay assumiu 🧬 o comando da empresa.
[70] Ele foi acompanhado na diretoria da Ismay, Imrie and Company por seu amigo Harold Sanderson, além 🧬 dos membros antigos, William Imrie e James Ismay.
[71] A White Star rapidamente se envolveu na Segunda Guerra dos Bôeres, com 🧬 muitos de suas embarcações sendo requisitadas para o serviço militar, começando pelo navio de carga SS Nomadic em outubro de 🧬 1899.
[72] No total, dez navios da White Star se juntaram ao esforço de guerra, seis deles como parte do serviço 🧬 regular.
Aproximadamente 17 mil homens e quatro mil animais foram enviados para as zonas de conflito a bordo de embarcações da 🧬 empresa em período de dois anos.[73]
Em 1901 foi lançado o RMS Celtic, o último projeto aprovado por Thomas Ismay e 🧬 o primeiro navio a superar o Great Eastern em tonelagem.
[74] Esta embarcação era capaz de transportar quase três mil passageiros 🧬 e foi com ela que a White Star retirou-se definitivamente da corrida pela Flâmula Azul, em vez disso concentrando seus 🧬 esforços em conforto, luxo e segurança, algo que também acarretava uma economia considerável em combustível.
[75] O sucesso do Celtic com 🧬 o público confirmou a aposta de Ismay e incentivou a diretoria da empresa a continuar com essa filosofia.
[76] Outros três 🧬 navios do mesmo padrão se seguiram, cada um mais imponente que o anterior: o RMS Cedric em 1903, o RMS 🧬 Baltic em 1904 e o RMS Adriatic em 1907.
[77] Estas quatro embarcações foram apelidadas de Big Four.[78]
No mesmo período houve 🧬 também a chegada do último navio da Classe Jubileu, o SS Suevic, que foi outro sucesso na rota para a 🧬 Austrália.
[79] Este serviço foi perturbado em 1907 por um acidente com o Suevic, que encalhou em rochas e precisou ser 🧬 cortado em dois para poder ser resgatado.
A operação de corte e salvamento foi bem sucedida, o que permitiu que o 🧬 navio ganhasse uma nova proa e continuasse como ganhar dinheiro nos slots carreira alguns anos depois.
[80] As atividades conjuntas da White Star com a 🧬 Shaw, Savill & Albion se fortaleceram com a chegada de novas embarcações para a rota da Nova Zelândia.
Esses navios, pertencentes 🧬 à Classe Athenic, permaneceram em serviço até a década de 1920.[50]
Joseph Bruce Ismay assumiu a presidência da White Star após 🧬 a morte de seu pai em 1899.
A White Star foi adquirida em 1902 pela International Mercantile Marine Co.
(IMM), um truste 🧬 criado pelo banqueiro americano John Pierpont Morgan.
Seu objetivo era obter o monopólio do transporte marítimo no Oceano Atlântico ao comprar 🧬 várias empresas e realizar acordos com as alemãs Hamburg-Amerika Linie e Norddeutscher Lloyd.
A compra da White Star foi como ganhar dinheiro nos slots principal 🧬 aquisição.
[81] Para conseguir fechar o negócio, Morgan prometeu aos acionistas pagar-lhes dez vezes os lucros gerados pela empresa em 1900, 🧬 um ano particularmente bom.
[82] A família Ismay estava inicialmente relutante em aceitar a venda, com todos estando cientes que Thomas 🧬 Ismay seria fortemente contra a ideia caso ainda estivesse vivo.
Entretanto, por fim, Bruce Ismay concordou com o desejo geral dos 🧬 acionistas.
Isso fez com que seu irmão James e outros cinco diretores da Ismay, Imrie & Co.
saíssem da empresa, deixando apenas 🧬 Ismay e Sanderson na liderança.
Os dois rapidamente se juntaram a William Pirrie, presidente dos estaleiros da Harland and Wolff em 🧬 Belfast, onde todos os navios da White Star eram construídos.
Ismay e Pirrie também foram colocados entre os treze diretores da 🧬 IMM.[83]
Entretanto, os navios da White Star permaneceram britânicos, continuando com a mesma bandeira, portos de registro e tripulações.
A lei dos 🧬 Estados Unidos impedia que empresas norte-americanas operassem navios construídos fora do país.
Essa lei muito incomodava Morgan, porém as embarcações britânicas 🧬 eram mais baratas de serem operadas.
[82] No ano de como ganhar dinheiro nos slots aquisição, a White Star, cujos novos navios tinham capturado uma 🧬 parcela considerável dos fluxos imigratórios transatlânticos, transportou 29.833 passageiros.
Seus números foram aproximadamente de três mil passageiros a mais que os 🧬 da Cunard, porém ainda assim ficou abaixo das duas concorrentes alemãs.
[84] Em resposta ao perigo de monopólio, o governo britânico 🧬 financiou as duas embarcações seguintes da Cunard, o RMS Mauretania e o RMS Lusitania, com o objetivo de impedir que 🧬 a empresa também entrasse no truste.[85]
Apesar dos bons resultados da White Star, a IMM enfrentou dificuldades e precisou lutar para 🧬 pagar suas dívidas.
Foram necessários grandes esforços a fim de estabelecer a IMM, esforços que Clement Griscom, presidente do conglomerado, achou 🧬 que não era capaz de realizar.
Ismay recebeu em 1904 a oferta para substituí-lo, aceitando com relutância e enquanto apenas tivesse 🧬 o apoio de Morgan, preferindo na focar como ganhar dinheiro nos slots atenção e interesses apenas na empresa de como ganhar dinheiro nos slots família.[86]
A integração com a 🧬 IMM fez com que a White Star realizasse uma reorganização de como ganhar dinheiro nos slots frota.
Dessa forma, navios como o Germanic foram vendidos 🧬 para empresas de confiança,[87] enquanto a Leyland Line cedeu várias embarcações de carga com o objetivo de fortalecer o ramo 🧬 de transporte de mercadorias da White Star.
[88] A empresa também recuperou as linhas da Dominion Line entre Boston e o 🧬 mar Mediterrâneo, além dos navios que realizavam o serviço, que foram renomeados para RMS Republic, SS Cretic, SS Canopic e 🧬 SS Romanic.
[89] O Republic colidiu em 1909 com o SS Florida da Lloyd Italiano e afundou.
Seu naufrágio teve apenas cinco 🧬 vítimas graças a intervenção do Baltic, algo que provou a utilidade da telegrafia sem fio.
Depois disso, a White Star foi 🧬 progressivamente instalando telégrafos em todas as suas embarcações.[90]
A White Star decidiu em 1907 mudar o ponto de partida de seu 🧬 serviço transatlântico de Liverpool para Southampton.
Isso tinha a vantagem de permitir uma escala em Cherbourg-Octeville na França e, dessa forma, 🧬 embarcar mais passageiros.
Esta nova rota é inicialmente servida pelo Teutonic, Majestic, Oceanic e Adriatic, este último sendo o mais lento, 🧬 porém o que podia transportar um maior número de pessoas.
[91] A balsa SS Gallic foi comprada com o objetivo de 🧬 ajudar no embarque de passageiros na parada francesa.
[92] Entretanto, este arranjo era apenas temporário, pois a White Star já estava 🧬 planejando a chegada de três navios muito maiores e mais rápidos a fim de estabelecer um serviço regular mais eficiente.
A 🧬 integração da empresa com a IMM facilitou a aquisição do dinheiro necessário para poder realizar o projeto.
O risco, no entanto, 🧬 era menor já que os lucros da White Star estavam aumentando, tendo excedido um milhão de libras pela primeira vez 🧬 em 1910.[93]
O Olympic e o Titanic, os primeiros dois navios da Classe Olympic.
A construção da nova Classe Olympic se iniciou 🧬 em 1908 na Harland and Wolff, com os dois primeiros navios sendo construídos lado a lado.
Entretanto, enquanto isso, a White 🧬 Star continuou a diversificar suas atividades.
A transferência para Southampton levou uma guerra de preços com a Cunard, com as duas 🧬 reduzindo drasticamente o preço dos bilhetes para a terceira classe.
Foi neste momento que a Conferência do Atlântico Norte foi criada 🧬 a fim de regular tarifas e cruzamentos de acordo com a demanda.
Esta instituição gradualmente tornou-se muito poderosa.
[86] A White Star 🧬 recuperou em 1908 mais algumas rotas da Dominion, desta vez para o Canadá.
A empresa comprou dois navios da Dominion que 🧬 ainda estavam em construção, que se tornaram o SS Laurentic e o SS Megantic.
Estes dois também serviram de testes para 🧬 o sistema de propulsão que seria empregado na Classe Olympic.[94]
O RMS Olympic entrou em serviço em junho de 1911, tornando-se 🧬 um enorme sucesso para a empresa e o maior navio do mundo até então.
[95] A White Star rapidamente confirmou a 🧬 encomenda da terceira embarcação, originalmente chamada de Gigantic.
[96] Os três navios custaram um total de 4,5 milhões de libras esterlinas 🧬 em valores da época.
O sucesso do Olympic foi logo perturbado em setembro de 1911, quando ele foi gravemente danificado após 🧬 colidir com o cruzador HMS Hawke da Marinha Real Britânica perto de Southampton, forçando a retornar para o estaleiro e 🧬 adiando a estreia da segunda embarcação da classe, o RMS Titanic.[97]
O Titanic finalmente realizou como ganhar dinheiro nos slots viagem inaugural em abril de 🧬 1912, porém colidiu com um iceberg no meio do Atlântico Norte e afundou, causando a morte de aproximadamente 1 500 🧬 pessoas, incluindo algumas celebridades da época.
O impacto do naufrágio na opinião popular foi enorme, especialmente no que dizia respeito a 🧬 Ismay, que sobreviveu mas foi particularmente atacado e condenado pela imprensa da época, porém as comissões de inquérito britânica e 🧬 norte-americana não encontraram nenhuma conduta ilegal ou incriminatória de como ganhar dinheiro nos slots parte.
[98] Ele rapidamente deixou a presidência da IMM, algo que 🧬 já planejava fazer em 1913 para poder se focar apenas na White Star.
Entretanto, isso não foi o suficiente para aplacar 🧬 os acionistas, que o forçaram para fora da presidência da empresa de como ganhar dinheiro nos slots própria família.
Ismay foi substituído nos dois cargos 🧬 por Sanderson, porém este logo foi tirado da liderança da IMM em favor de Philip Franklin, no entanto permaneceu presidente 🧬 da White Star.[99]
Do ponto de vista comercial, o naufrágio do Titanic provocou uma perda de confiança do público em grandes 🧬 navios transatlânticos.
Nessa época o Olympic foi vítima de uma greve de foguistas ainda em abril de 1912, reivindicando maior segurança 🧬 a bordo.
O navio foi tirado do serviço e rapidamente equipado com maiores medidas de segurança, incluindo botes salva vidas para 🧬 todos a bordo, retornando em 1913.
[100] O Olympic não muito depois conseguiu reconquistar a confiança dos passageiros.
[101] Apesar da grande 🧬 desconfiança, o ano de 1913 teve um recorde no número de passageiros: das 2,6 milhões de pessoas que cruzaram o 🧬 Atlântico, 191 838 o fizeram em embarcações da White Star, enquanto 199.
749 preferiram a Cunard.
[102] Enquanto isso, a construção do 🧬 Gigantic foi temporariamente paralisada para que seu projeto fosse alterado levando em conta as recomendações das comissões de inquérito sobre 🧬 o Titanic.
Seu nome também foi alterado para Britannic e seu comissionamento adiado para 1914.[103]
Guerra e reparações [ editar | editar 🧬 código-fonte ]
Quando a Primeira Guerra Mundial começou em julho de 1914, a frota da White Star consistia em 35 navios.
Todas 🧬 essas embarcações foram, de uma forma ou de outra, requisitadas para o esforço de guerra, sendo comissionadas para a Marinha 🧬 Real como parte do Decreto de Requisição de Transatlântico.
Sob todas essas condições, as perdas para a companhia foram enormes.
[104] A 🧬 linha de Southampton foi desde o início paralisada a fim evitar perdas, sendo mantida apenas a rota Liverpool–Nova Iorque, inicialmente 🧬 servida pelo Baltic e Adriatic.
Outros dois navios emprestados da Red Star Line foram rapidamente adicionados: o SS Zeeland e o 🧬 SS Vaderland.[105]
Não muito depois, o Oceanic, Teutonic, Celtic e Cedric foram convertidos em cruzadores auxiliares e designados para o 10º 🧬 Esquadrão de Cruzadores da marinha.
O Majestic por como ganhar dinheiro nos slots vez não fez parte do confronto, tendo sido vendido para desmontagem alguns 🧬 meses antes do início da guerra.
[106] A primeira perda material da White Star foi o Oceanic, que encalhou em rochas 🧬 no dia 8 de setembro de 1914 perto da costa da Escócia e foi considerado uma perda total.[107]
O Britannic, o 🧬 terceiro navio da Classe Olympic e a maior perda sofrida pela White Star durante a Primeira Guerra Mundial.
A White Star 🧬 sofreu uma nova perda na guerra em 19 de agosto de 1915, quando o SS Arabic foi torpedeado ao sul 🧬 da Irlanda por um u-boot alemão enquanto fazia um cruzamento comercial.
O fato de que 25 passageiros norte-americanos estarem a bordo 🧬 contribuiu, junto com o afundamento do Lusitania da Cunard em maio, a deixar a opinião pública dos Estados Unidos em 🧬 favor da entrada do país na guerra.
[108] O SS Cymric sofreu um destino igual em 9 de maio de 1916 🧬 enquanto carregava carga.[109]
À medida que o conflito prosseguiu, os navios da empresa passaram a ser requisitados para o transporte de 🧬 tropas pelo Mediterrâneo e depois pelo Atlântico.
Este foi o caso do Olympic, que transportou milhares de soldados até 1919, inclusive 🧬 chegando a afundar um submarino inimigo, tornando-se a única embarcação comercial a afundar um u-boot durante a guerra.
[110] O Britannic 🧬 por como ganhar dinheiro nos slots vez foi convertido em um navio hospital e afundou no Mar Egeu em 21 de novembro de 1916, 🧬 provavelmente depois de ter batido em uma mina aquática, sem nunca ter realizado uma viagem comercial.
[106] Outras perdas incluíram o 🧬 Laurentic, que transportava barras de ouro para o Canadá,[111] além dos cargueiros SS Georgic, que transportava cavalos e mercadorias para 🧬 a França, como também o Vaderland (renomeado Southland), o SS Afric, o SS Persic e o SS Delphic.
[112] Outra grande 🧬 perda foi o SS Justicia, uma embarcação que originalmente pertencia a Holland America Line e fora fretado pela White Star 🧬 como transporte de tropas.[113]
Alguns dos navios mobilizados pela White Star ainda estavam em construção na época em que a guerra 🧬 começou, tendo sido enviados para a batalha inacabados e foram concluídos apenas ao final do conflito.
Este foi o caso do 🧬 SS Belgic e do SS Vedic.
[114] No total, a empresa perdeu dez embarcações.
Sua frota transportou ao todo quase 550 mil 🧬 soldados e quatro milhões de toneladas de mercadorias, enquanto aproximadamente 325 de seus oficiais, engenheiros, comissários e médicos foram condecorados 🧬 por suas realizações na guerra.
Com o fim do confronto, os navios ainda precisaram serem reabilitados e restaurados para poderem retornaram 🧬 para o serviço comercial.[115]
A White Star estava em uma situação difícil depois do final da guerra.
De seus três navios da 🧬 Classe Olympic, restava apenas o Olympic.
Entretanto, era necessário que a embarcação passasse por uma grande reforma antes de retornar ao 🧬 serviço civil.
As perdas de navios em outras empresas também foram grandes.
No futuro próximo, era necessário restabelecer o mais rápido possível 🧬 algumas atividades comerciais.
Os Big Four retornaram para o serviço em Liverpool com a ajuda do SS Lapland da Red Star, 🧬 além do USS Mobile, um navio originalmente alemão que fora tomado pelos Estados Unidos e foi fretado pela White Star 🧬 para alguns cruzamentos.
O SS Cretic e o SS Canopic retornaram para a rota mediterrânea em julho de 1919.
[116] O Lapland 🧬 e o Adriatic reabriram a rota de Southampton em setembro.
[117] O Olympic substituiu o Lapland a partir de 1920 depois 🧬 de passar por uma grande reforma, que incluiu uma conversão de carvão para combustível, que era muito mais barato.[118]
A empresa 🧬 não foi capaz de compensar suas perdas na guerra, mesmo tendo conseguido restabelecer seu serviço comercial regular.
O que a diretoria 🧬 decidiu fazer foi comprar o maior número de embarcações de segunda mão possível e, às vezes, emprestá-las para outras companhias 🧬 que também faziam parte da IMM.
[119] A White Star também comprou dois navios de carga financiados pelo governo britânico imediatamente 🧬 após o fim da guerra, o SS War Argus e o SS War Priam, que foram renomeados de SS Gallic 🧬 e o SS Bardic.
[120] A empresa também comprou em 1920 o SS Haverford da American Line,[121] além do SS Poland 🧬 da Red Line em 1922.[122]
O alemão Bismarck foi entregue a White Star como reparação pela perda do Britannic, sendo renomeado 🧬 como Majestic.
Finalmente, a White Star recebeu a partir do começo da década de 1920 vários navios alemães tomados como reparação 🧬 de guerra.
O Berlin virou o SS Arabic, o Columbus foi renomeado para RMS Homeric, enquanto o Bismarck se transformou no 🧬 RMS Majestic.
[123] Estes dois últimos juntaram-se ao Olympic na linha de Southampton, com o Majestic também sendo o maior navio 🧬 do mundo na época.
[124] Com essa nova frota, a White Star conseguiu tirar proveito do fluxo pós-guerra, nomeadamente conduzindo imigrantes 🧬 entre a Alemanha e o Canadá a bordo do Vedic e do Poland, que depois foram substituídos pelo Canopic e 🧬 SS Pittsburgh (outro navio temporariamente transferido da American Line) e mais para frente pelo Arabic.[125]
A situação da IMM ficou precária 🧬 ao final da guerra, com seu presidente Philip Franklin vendo uma exclusão gradual das companhias britânicas dos negócios.
Na verdade, a 🧬 presença dessas empresas e seus navios privou o truste de vários subsídios proporcionados pelo governo norte-americano.
Nessa época, lorde William Pirrie, 🧬 1.
º Visconde Pirrie, e lorde Owen Philipps, 1.
º Barão Kylsant, ofereceram 27 milhões de libras para recuperarem todas as companhias 🧬 britânicas parte da IMM.
Entretanto, o presidente Woodrow Wilson dos Estados Unidos vetou o negócio no último minuto.
A IMM ficou em 🧬 uma posição ainda mais delicada quando White Star assinou por conta própria um acordo com a Junta Comercial britânica afirmando 🧬 que não deveria ser considerada propriedade estrangeira.
Sob este acordo, todos os membros da diretoria da companhia deveriam ser aprovados pela 🧬 Junta Comercial, criando assim uma situação particularmente complexa.[116]
Foi nessas condições que a White Star foi restabelecendo suas operações nos anos 🧬 pós-guerra.
O SS Doric entrou em serviço em 1923, um dos poucos navios novos entregues à empresa pelos estaleiros da Harland 🧬 and Wolff na década de 1920.
A embarcação foi designada oficialmente para um serviço conjunto entre a White Star e a 🧬 Dominion para o Canadá.
[126] Ele foi acompanhado pelo SS Regina, um típico navio da IMM: a embarcação era originalmente propriedade 🧬 da Leyland, porém foi operada pela Dominion até que a White Star absorveu a empresa em 1925.
O Regina terminou como ganhar dinheiro nos slots 🧬 carreira sob a Red Star.
[125] Também em 1923, a White Star e como ganhar dinheiro nos slots rival Cunard entraram em um acordo para 🧬 se alternarem nas partidas no inverno, dessa forma colocando menos navios em serviço em uma temporada menos rentável.[127]
Os Estados Unidos 🧬 em meados da década de 1920 reduziram drasticamente a quota de imigrantes aceita em seus portos.
Isso fez com que a 🧬 terceira classe dos navios da época ficassem cada vez mais subutilizadas.
[128] Dessa forma, a partir de 1925, a Conferência do 🧬 Atlântico Norte passou a reconhecer a existência da classe "turística" e da classe "cabine".
A primeira era um meio termo entre 🧬 a segunda e terceira classes, oferecendo aos passageiros com pouco dinheiro um maior conforto do que o oferecido anteriormente a 🧬 imigrantes, porém por preços ligeiramente mais altos.
A classe cabine destinava-se a embarcações mais lentas, oferecendo um conforto semelhante à primeira 🧬 classe, porém com um preço mais baixo.
[129] A classe turística acabou substituindo por completo a segunda classe e permitiu que 🧬 pessoas menores favorecidas viajassem em boas condições.
Um artigo do The New York Times da época exclamou que este era o 🧬 fim do "sistema de castas" a bordo de navios comerciais.[130]
Se os serviços transatlânticos da White Star permaneceram em boa forma 🧬 na década de 1920 (a empresa foi a que transportou a maior média de passageiros em 1929), este não foi 🧬 o caso de seus outros serviços, com a linha australiana especialmente enfrentando dificuldades.
[131] Enquanto isso, as relações com a IMM 🧬 ficaram cada vez piores e o truste anunciou novamente em 1925 que queria se separar de suas subsidiárias não americanas.
[102] 🧬 A venda foi oferecida inicialmente ao grupo britânico Furness Withy pelo preço insignificante de sete milhões de libras.
O negócio aparentemente 🧬 parecia que seria fechado, porém logo acabou ruindo.[132]
Kylsant e fim da empresa [ editar | editar código-fonte ]
A White Star 🧬 foi comprada em 1927 por Lorde Kylsant, que ficou à frente da maior frota mercante do mundo.
Foi nesse contexto que 🧬 Kylsant, dono de diversas empresas de transporte marítimo, interveio novamente.
Ele estava à frente da Harland and Wolff desde a morte 🧬 de Pirrie em 1924, com a White Star lhe interessando particularmente.
A empresa continuou até a década de 1920 a encomendar 🧬 seus navios com o estaleiro de acordo com certas especificações, dando carta branca para os construtores encontrarem os melhores materiais 🧬 e técnicas.
Os estaleiros eram pagos com o preço do navio mais uma porcentagem.
Tal prática entre as duas empresas era aplicada 🧬 desde a época dos Ismay.
Entretanto, em 1925 a White Star decidiu encerrar esse processo e encomendar o SS Laurentic sob 🧬 um preço fixo.
[133] Esta mudança deixou Kylsant preocupado sobre o futuro das relações entre as duas companhias.
[127] Assim, ele anunciou 🧬 em novembro de 1926 a compra da White Star pelo valor de quase oito milhões de libras esterlinas.
A venda entrou 🧬 em vigor no dia 1 de janeiro do ano seguinte, fazendo de Kylsant o dono da maior frota mercante do 🧬 mundo através de seu conglomerado Royal Mail Steam Packet Company (RMSPC).
A IMM continuou a gerir uma quota de agências norte-americanas 🧬 da White Star.[132]
O império de Kylsant, entretanto, tinha uma frota envelhecida e que precisava ser substituída, enquanto um bom número 🧬 de companhias passava por dificuldades financeiras.
[134] Kylsant aproveitou como ganhar dinheiro nos slots nova aquisição a fim de reorganizar toda como ganhar dinheiro nos slots frota: ele decidiu 🧬 dar a White Star o monopólio da linha de Southampton para a América do Norte e, dessa forma, passou dois 🧬 navios da RMSPC para que servissem nesse rota, que tornaram-se o SS Albertic e o SS Calgaric e foram designados 🧬 para servirem o Canadá ao lado do Laurentic.
[135] Kylsant também assumiu a presidência da White Star, porém manteve Sanderson como 🧬 seu assistente.
Ele procurou fortalecer a empresa em seus serviços para a Austrália, para isso comprando por 994 mil libras as 🧬 ações de sir John Ellerman da Shaw, Savill & Albion.
Seguiu-se a compra e absorvição da Commonwealth Line.
[136] Esses negócios mostraram-se 🧬 mal sucedidos, já que a linha australiana sofria na época de um excesso de navios e as esperanças de Kylsant 🧬 no "futuro da Austrália" mostraram-se erradas.
[137] Nesse contexto ele também lançou um novo programa de construção junto com a Harland 🧬 and Wolff com o objetivo de construir uma embarcação de mais de trezentos metros de comprimento e velocidade de trinta 🧬 nós, navio rapidamente proposto com o nome de RMMV Oceanic.[138]
O Britannic, o penúltimo navio da White Star a ser lançado 🧬 e o último da empresa a ser retirado de serviço.
O anúncio da construção do Oceanic logo deu lugar ao desapontamento.
Os 🧬 trabalhos de construção da quilha foram interrompidos em 1929 sob o pretexto de se estudar qual unidade de propulsão seria 🧬 a mais adequada.
Entretanto, eles nunca foram retomados e a quilha acabou por ser desmontada para que seu aço pudesse ser 🧬 utilizado na construção de outras embarcações.
A Grande Depressão colocou um fim no projeto.
[139] Ao mesmo tempo, a Cunard encontrava-se em 🧬 situação semelhante e precisou paralisar a construção de seu RMS Queen Mary pela falta de dinheiro.
[140] A situação da White 🧬 Star era, no entanto, muito pior.
Kylsant, desde que adquiriu a empresa, usou as receitas da White Star em favor de 🧬 todo o resto da RMSPC na espera de uma melhoria na situação financeira mundial.
Além disso, os dividendos declarados pela companhia 🧬 estavam em declínio constante, fazendo Sanderson deixar a diretoria.
[141] Piorando a situação ainda mais estava os repetidos pedidos do Tesouro 🧬 britânico pelo reembolso de empréstimos e o fato de Kylsant ter sido condenado e preso em 1931 por ter falsificado 🧬 documentos da RMSPC.[142]
A White Star precisou limitar suas despesas sob o contexto de crise financeira.
Os navios mais antigos foram vendidos, 🧬 enquanto muitos cruzamentos e linhas foram canceladas ou abolidas por completo devido ao grande declínio no número de passageiros.
De 172 🧬 mil cruzamentos que todas as embarcações da empresa realizaram em 1928, este número caiu para quase 158 mil no ano 🧬 seguinte.
[141] Vários navios, incluindo o Majestic e o Olympic, foram empregados como cruzeiros durante seus períodos de inatividade em uma 🧬 tentativa de limitar suas perdas.
[143] O MV Britannic entrou em serviço em 1930, adaptando-se muito bem às novas circunstâncias por 🧬 ser mais lento e, dessa forma, mais rentável como cruzeiro do que na linha transatlântica de Southampton.
Ele imediatamente tornou-se o 🧬 navio mais rentável da White Star, com seu irmão MV Georgic estreando em 1932.[144]
A situação mesmo assim continuou desfavorável e 🧬 a empresa registrou em 1930 o primeiro déficit de como ganhar dinheiro nos slots história desde a aquisição de Thomas Ismay no século anterior.
[145] 🧬 Kylsant deixou a RMSPC em vista de como ganhar dinheiro nos slots condenação e seu império ficou em estado de dilapidação.
Os bancos assumiram o 🧬 papel de tentar manter o maior número possível de frotas vivas de acordo com suas performances.
A operação começou em 1932, 🧬 sendo a mais complexa desvinculação de ligações unindo companhias na história britânica até então.
[142] Nessa época outro golpe atingiu a 🧬 White Star: o governo australiano pediu pelo reembolso de um milhão de libras como resultado das compras feitas por Kylsant.
Como 🧬 a empresa não foi capaz de realizar o pagamento, seus navios na linha australiana foram comprados em 1933 para a 🧬 Aberdeen & Commonwealth Line.
O preço das vendas foi particularmente baixo, sendo mais uma situação de perda para a White Star, 🧬 cuja situação financeira ficou ainda mais precária.[146]
Parecia que a White Star seria forçada a declarar falência, porém nessa mesma época 🧬 começaram discussões sobre uma fusão com Cunard, que também estava passando por dificuldades.
[147] Paralelo a isso, Bruce Ismay, vinte anos 🧬 depois de como ganhar dinheiro nos slots expulsão, decidiu tentar participar do resgate da companhia ao propor junto ao governo britânico a criação de 🧬 uma nova empresa que operaria e construiria navios semelhantes ao Britannic e ao Georgic.
Sua ideia não foi para frente e 🧬 ele morreu em 1937 sem poder fazer mais nada.
[148] Os navios mais antigos da White Star foram sendo desmontados no 🧬 começo da década de 1930, incluindo os Big Four, com a exceção do Adriatic.[147]
Logo da Cunard-White Star, criada após a 🧬 fusão das duas companhias.
A fusão da Cunard com a White Star continuou a parecer a melhor opção.
O gatilho para o 🧬 fechamento do negócio foi a sugestão de Neville Chamberlain, o Chanceler do Tesouro, de que, caso a fusão realmente ocorresse, 🧬 o governo britânico iria ajudar a nova empresa a finalizar o Queen Mary.
Esta união também preservaria o domínio britânico no 🧬 setor marítimo.
A situação comercial transatlântica era preocupante: dos mais de um milhão de passageiros que realizaram a travessia em 1930, 🧬 esse número caiu para 460 mil em 1934.
O Olympic tinha uma média de 920 passageiros por cruzeiro na década de 🧬 1920, porém teve apenas 234 em uma travessia de 1934.
[149] Assim foi votado o Decreto de Navegação do Atlântico Norte 🧬 de 1934, dando um capital de 9,5 milhões de libras para a nova empresa, na qual a Cunard manteve 62% 🧬 do total de ações enquanto a White Star ficou com os restantes 38%.[150]
A fusão efetivamente ocorreu no dia 10 de 🧬 maio de 1934, resultando na criação da Cunard-White Star Line.
As duas frotas foram unidas, com a Cunard contribuindo com um 🧬 maior número de navios.
A White Star forneceu o Britannic, Georgic, Majestic, Olympic, Homeric, Adriatic, Albertic, Laurentic, Doric e Calgaric, este 🧬 último já tirado do serviço e aguardando desmontagem.
[151] Entretanto, a frota resultante era muito grande, fazendo com que várias das 🧬 embarcações fossem descomissionadas e colocadas para desmontagem pouco depois.
Após 1936, dos navios da White Star, restaram apenas o Britannic, Georgic 🧬 e Laurentic, este último não sendo usado no serviço comercial, mas sim emprestado para o governo britânico para fins militares.[152]
Os 🧬 navios da Cunard-White Star passaram a hastear as bandeiras das duas empresas, porém com a Cunard em maior destaque por 🧬 ser a companhia de maior porcentagem na união.
[153] A White Star foi oficialmente dissolvida em 1939, enquanto a White Star 🧬 Line Ltd.
, empresa originalmente criada por Kylsant, desapareceu por causa de suas dívidas.
A participação de 38% da White Star foi 🧬 repassada para a Oceanic Steam Navigation Realization Company.
[147] Os três navios restantes da White Star se envolveram na Segunda Guerra 🧬 Mundial: o Britannic saiu intacto, o Laurentic foi torpedeado e afundou, enquanto o Georgic foi bombardeado e naufragado, porém acabou 🧬 sendo resgatado.
[154] A Cunard ofereceu em 1947 duas libras esterlinas por cada ação da White Star, e em 31 de 🧬 dezembro de 1949 as atividades da Cunard-White Star foram todas reatribuídas para a Cunard, que voltou a assumir seu nome 🧬 original.
[155] As bandeiras da White Star continuaram a ser hasteadas pelo Britannic e Georgic.
O segundo foi aposentado e desmontado em 🧬 1956, enquanto o primeiro continuou em serviço até 1960, com como ganhar dinheiro nos slots aposentadoria e desmontagem marcando o fim das embarcações da 🧬 White Star nos mares.[156]
A última embarcação sobrevivente da White Star é o SS Nomadic, uma balsa construída na década de 🧬 1910 a fim de transportar passageiros do porto de Cherbourg na França para seus grandes navios.
[157] O Nomadic foi renovado 🧬 na década de 2010 e está em exibição pública em Belfast desde 2013.[158]
O Olympic, construído com o objetivo de exceder 🧬 em luxo em vez de velocidade.
Detalhar a frota de veleiros da White Star, especialmente no período anterior aos Ismay, é 🧬 uma tarefa quase impossível, uma vez que os navios são numerosos e muitas vezes foram fretados por apenas algumas travessias.
A 🧬 frota de veleiros da empresa nunca foi estudada em profundidade e permanece em como ganhar dinheiro nos slots maior parte desconhecida.
[159] No entanto, vários 🧬 veleiros se destacam além do Tayleur, conhecido por seu naufrágio, como por exemplo o Red Jacket, White Star, Blue Jacket 🧬 e Shalimar.
As características e amenidades destes navios são, entretanto, desconhecidas.
[160] A White Star nessa época também fretou dois navios a 🧬 vapor, o Royal Standard e o Sirius, porém nunca chegou a operar o segundo.
O tamanho e velocidade dessas embarcações eram 🧬 modestos para as ofertas de viagens para a Austrália, principalmente para muitos imigrantes e alguns passageiros de primeira classe.[161]
A política 🧬 de construção de navios da White Star mudou completamente com a chegada da família Ismay, algo particularmente ilustrado pelas relações 🧬 privilegiadas que a empresa gozava com os estaleiros da Harland and Wolff, que construíram praticamente todas as embarcações da nova 🧬 empresa até o fusão com a Cunard.
[142] Foi assim que surgiram os navios da Classe Oceanic, que transportavam seus passageiros 🧬 de maneira mais confortável do que em outras embarcações, chegando a instalar os passageiros mais abastados na parte central para 🧬 que dessa forma sofressem menos com o balanço.
[162] A White Star dos Ismay operou em seus primeiros anos navios de 🧬 velocidade recorde, com muitos tendo conquistado a Flâmula Azul, incluindo o Adriatic, Britannic, Germanic, Majestic e Teutonic.
[163][164] Mesmo assim, uma 🧬 das últimas decisões que Thomas Ismay tomou em vida foi uma mudança radical de filosofia.
Já que a briga por velocidade 🧬 era considerada muito dispendiosa, foi decidido deixar que as empresas rivais competissem nesse quesito, enquanto a White Star focaria como ganhar dinheiro nos slots 🧬 atenção em conforto e regularidade.[69]
Esta técnica foi implementada pela primeira vez nos Big Four, que eram capazes de transportar muitos 🧬 imigrantes e ofereciam aos passageiros um conforto até então sem igual, ao mesmo tempo que reduziam drasticamente a velocidade das 🧬 travessias, que eram comparáveis a navios de trinta anos antes.
As economias de combustível alcançadas foram grandes e isso incentivou a 🧬 empresa a continuar com essa filosofia.
[165] Dessa forma, os navios da Classe Olympic também não visavam enfrentar seus oponentes no 🧬 campo da velocidade, mas excediam no tamanho e luxo de suas instalações.
[166] O naufrágio do Titanic e as perdas sofridas 🧬 na Primeira Guerra Mundial alteraram os planos da White Star para a década de 1920, com seu serviço transatlântico ficando 🧬 composto pelo Olympic e duas embarcações alemãs tomadas como reparação de guerra, o Homeric e o Majestic.
Isso causou um grande 🧬 problema para a empresa, já que seus navios não tinham a mesma velocidade ou tamanho, o que acabou prejudicando como ganhar dinheiro nos slots 🧬 regularidade.[167]
A White Star continuou presente na corrida pelo tamanho: dois de seus navios, o Oceanic e o Celtic, foram os 🧬 primeiros a quebrar os recordes de comprimento e tonelagem estabelecidos cinco décadas antes pelo Great Eastern.
Com a exceção do Adriatic, 🧬 os Big Four foram sucessivamente os maiores navios da história.
Este título depois ficou também com o Olympic e o Titanic.
Por 🧬 fim, o Majestic foi o maior navio do mundo desde seu comissionamento em 1922 até a estreia do francês SS 🧬 Normandie em 1935.[168]
Carga e gado [ editar | editar código-fonte ]
O Bovic, um de oito transportadores de gado construídos para 🧬 a White Star.
Apesar da White Star ser mais conhecida pelos seus grandes navios de passageiros, ela também operava navios de 🧬 transporte de carga desde a época da retomada promovida por Thomas Ismay.
Essas embarcações eram inicialmente mistas, projetadas principalmente para o 🧬 transporte de mercadorias, mas também sendo capaz de transportar alguns passageiros de primeira classe geralmente em algumas rotas menos servidas.
Este 🧬 foi o caso do Asiatic, Tropic, Gaelic e Belgic, que a empresa colocou em rotas para Suez e América do 🧬 Sul.
[169] Outros navios do mesmo tipo foram projetados para o transporte apenas de mercadorias, mas podiam ser facilmente substituídos por 🧬 imigrantes caso necessário, navegando principalmente pela década de 1880 em rotas que atendiam a Nova Zelândia.
Dentre essas embarcações estavam o 🧬 Coptic, o primeiro Arabic e o primeiro Ionic.[170]
Com a Classe Jubileu e a Classe Athenic, que entraram em serviço entre 🧬 1899 e 1903, a White Star adquiriu novos navios que ficaram muito populares, ainda vinculados com a Nova Zelândia, mas 🧬 neste momento também para a Austrália.
Estes era mais eficientes que seus predecessores e chegaram a servir até a década de 🧬 1930.
[171] Outras embarcações foram adicionadas por meio da Leyland Line depois da White Star ter entrado na IMM, com o 🧬 SS Victorian e o SS Armenian proporcionando um serviço transatlântico.
[172] Depois destes houve mais dois navios adquiridos da Leyland, renomados 🧬 de Cufic e um segundo SS Tropic.
[173] A empresa deixou de encomendar navios de carga a partir da década de 🧬 1910, com seus navios de passageiros podendo geralmente transportar uma boa quantidade de mercadorias e outros itens.
A White Star mesmo 🧬 assim recebeu dois cargueiros após a Primeira Guerra, com um terceiro chegando em 1925: o Bardic, Gallic e Delphic, que 🧬 serviram na linha australiana.[174]
A White Star também se distinguiu em meados das décadas de 1880 e 1890 pelo transporte transatlântico 🧬 de gado vivo.
Oito navios foram construídos entre 1888 e 1895 especialmente para essa função: o Cufic, Runic, o primeiro Nomadic, 🧬 Tauric, Bovic, Naronic, Cevic e o primeiro Georgic.
Este tipo de transporte mostrou-se requisitado e muito rentável.
[175] A importância desse serviço 🧬 foi tal que o Georgic foi o maior navio de transporte de gado construído no mundo até então.
[176] Este título 🧬 foi não muito tempo depois superado pelo Cymric, que inicialmente alternava entre travessias de transporte de gado e de passageiros.
Esta 🧬 prática passou uma imagem ruim sobre as condições de transporte de imigrantes e assim foi rapidamente abandonada, com o Cymric 🧬 sendo usado apenas como um navio de passageiros.[177]
Imagem Ilustração contemporânea do Naufrágio do RMS Titanic, o mais conhecido e letal 🧬 da White Star Line.
Diferentemente de como ganhar dinheiro nos slots rival Cunard, que afirmava nunca ter perdido um único navio de passageiros em tempos 🧬 de paz, a história da White Star foi marcada por vários desastres marítimos de grande magnitude.
[178] Mesmo antes da chegada 🧬 dos Ismay, o Tayleur foi o primeiro naufrágio letal da empresa, embora ela não tenha sido responsabilizada pelo incidente.
O navio 🧬 tinha a intenção de ser seu carro-chefe, com o desastre ocorrendo em como ganhar dinheiro nos slots viagem inaugural acrescentando um golpe ainda maior 🧬 para a empresa recém criada.
[179] O início da nova White Star sob Thomas Ismay também foi marcado por outro desastre 🧬 que mostrou-se o mais letal da história marítima até então, o do Atlantic em 1873.
Desta vez, a responsabilidade da companhia 🧬 é questionada claramente; demorou vários anos para que a White Star fosse inocentada de qualquer culpa.
O impacto financeiro do naufrágio 🧬 foi mesmo assim alto, o que forçou a empresa a vender o Tropic e o Asiatic para poder compensar o 🧬 dano em suas finanças.[180]
A White Star foi vítima em 1893 de um incidente particularmente misterioso: o transportador de gado Naronic 🧬 desapareceu sem deixar rastros durante seu décimo terceiro cruzamento.
Os únicos vestígios encontrados foram um bote salva-vidas vazio e mensagens dentro 🧬 de garrafas, porém a veracidade destas é questionável.
Os motivos do desaparecimento nunca ficaram claros, com várias hipóteses chegando surgindo.
Não foram 🧬 levantadas questões sobre as responsabilidades da White Star ou da fabricante Harland and Wolff: testes realizados em seu irmão Bovic 🧬 mostraram que as embarcações não tinham falhas de projeto.
[181] O segundo Republic sofreu em 1909 um naufrágio particularmente espetacular: ele 🧬 colidiu com outro navio, matando cinco pessoas no impacto.
Todavia, seus compartimentos a prova d'água mantiveram a embarcação flutuando por 38 🧬 horas, com o operador de rádio Jack Binns tornando-se um herói ao conseguir pedir o socorro do Baltic.
O incidente ecoou 🧬 fortemente na opinião pública, fortalecendo a confiança do povo nos navios da empresa.[182]
O naufrágio mais notório e letal da história 🧬 da White Star ocorreu três anos depois em 1912, quando o Titanic afundou em como ganhar dinheiro nos slots viagem inaugural e tirou a 🧬 vida de aproximadamente 1500 pessoas.
A empresa foi isentada de qualquer culpa no desastre pelas comissões de inquérito, que em vez 🧬 disso questionaram as práticas e escolhas de projeto em comum de todas as companhias de transporte marítimo.
O Titanic mesmo assim 🧬 colocou a opinião pública contra a White Star e levou a expulsão de Bruce Ismay de como ganhar dinheiro nos slots presidência, já que 🧬 a imprensa da época considerou como ganhar dinheiro nos slots sobrevivência algo vergonhoso, porém a empresa não continuou a ser culpada a longo prazo.[183]
Além 🧬 desses naufrágios, a White Star também teve como ganhar dinheiro nos slots quota de outros incidentes não letais, como colisões, encalhamentos e incêndios.
[184] Ela 🧬 também sofreu muito com a Primeira Guerra Mundial, em que perdeu muitos de seus navios mais antigos, mas especialmente transatlânticos 🧬 mais novos e bem sucedidos como o segundo Oceanic, o Laurentic e o segundo Britannic, que afundou sem nunca ter 🧬 completado um cruzamento comercial.[185]Referências
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Stephenson & Sons Ltd.OCLC 3134809
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Le Drame du Titanic.[S.l.]: Tallendier.ISBN 2-235-02176-X
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