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O jogo de bets praticado pelas crianças de Itambé, Paraná: aprendizagem, regras e fundamentos El juego de tacos practicado por 🏧 los niños de Itambé, Paraná: aprendizaje, reglas y fundamentos The bets game practiced by kids of Itambé, Paraná: learning, rules 🏧 and grounds *Mestre em betesporte suporte Educação Física e docente do curso de graduação em betesporte suporte Educação Física na Faculdade Ingá, 🏧 Maringá, Pr **Licenciada em betesporte suporte Educação Física (Brasil) Cesar Luis Teixeira* Camila Heloisa De Souza** cesar.cltpersonal@gmail Resumo O jogo de 🏧 Bets é antigo, divertido e que agrada tanto crianças como adultos e mesmo com toda a modernidade que conta com 🏧 jogos eletrônicos, diversas brincadeiras novas e várias outras formas de entretenimento, notou-se que as crianças de Itambé ainda têm esse 🏧 jogo como uma de suas principais preferências de diversão cotidiana. Esse fato despertou um questionamento sobre como o jogo é 🏧 aprendido, como os praticantes constroem regras para betesporte suporte prática. No presente artigo, de caráter descritivo, será feito uma analise, sobre 🏧 a história do jogo; seus fundamentos, e como betesporte suporte prática se manifestou entre as crianças da cidade de Itambé. Acredita-se 🏧 que o jogo de bets seja uma forma reduzida do Jogo de Cricket. As regras do jogo de bets jogadas 🏧 pelas crianças do município de Itambé são semelhantes às descritas nas fontes revisadas. As crianças aprendem a jogar bets principalmente 🏧 com amigos da rua e com familiares. Unitermos: Jogo de Bets. Jogo de taco. Jogos infantis. Abstract Bets The game 🏧 is old, fun, and that pleases both children and adults and even with all the modernity that has games, many 🏧 new games and various other forms of entertainment, it was noted that children of Itambé still have this game as 🏧 one of its main preferences of fun everyday. This fact has spurred questions about how the game is learned, as 🏧 practitioners build rules for your practice. In this paper, descriptive, an analysis will be done on the history of the 🏧 game, its fundamentals, and how their practice was manifested among children in the city of Itambé. It is believed that 🏧 the game of betting is a form of the game Cricket. The rules of the game bets played by children 🏧 in the city of Itambé are similar to those described in the sources reviewed. Children learn to play bets mainly 🏧 with street friends and family Keywords: Bets game. Taco game. Kids games. EFDeportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 🏧 172, Septiembre de 2012. http://efdeportes/

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Introdução

É comum as crianças se reunirem após as aulas para brincar na rua ou 🏧 praça perto de casa, envolvendo-se em betesporte suporte jogos como passa-anel, amarelinha ou corda (meninas), enquanto os meninos jogam bolinha de 🏧 gude, pião ou faziam cabo de guerra. Queimada, esconde-esconde, elefante colorido, corre-cutia, cabra-cega, cinco Marias, barra-manteiga, pula-sela, (meninos e meninas) 🏧 e muitas outras brincadeiras, os jogos fazem parte do cotidiano infantil (REGINA, 2006).

O jogo é descrito como:

“uma atividade ou ocupação 🏧 voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias dotado 🏧 de um fim em betesporte suporte si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de 🏧 ser diferente da vida cotidiana, O jogo é visto como elemento da cultura humana.” (HUIZINGA, 2007)

Segundo (BENJAMIN, 1984), é por 🏧 meio dos jogos que incentivamos as crianças desde cedo a aprenderem os principais costumes constitutivos ao ser humano. O autor 🏧 ressalta que o jogo é a origem de todo hábito, dessa forma introduz nas crianças o senso de responsabilidade e 🏧 principalmente fazer com que elas conheçam e respeitem seus limites e os limites que a elas são impostos.

No desenrolar de 🏧 um jogo, seu ritmo, seu andamento, a maneira de realização, são envolvidas varias ações distintas que acarretam em betesporte suporte múltiplas 🏧 sensações e sentimentos como exaltação, tensão, alegria, frustração, também por meio do jogo a criança manifesta betesporte suporte criatividade, espontaneidade, imaginação 🏧 e iniciativa.

Para Piaget apud Kami, DeVries (1991), “O jogo é uma forma de atividade particularmente poderosa para estimular a vida 🏧 social e a atividade construtiva da criança”. De acordo com (VALENTIM, 2005) muitos educadores resistem em betesporte suporte adotar jogos em 🏧 betesporte suporte seus planejamentos de aula, aproveitando-os apenas como recreação informal. Esse tipo de ação acontece pela falta de planejamento, torna-se 🏧 necessário uma seleção criteriosa de jogos para a obtenção do objetivo desejado, sem esses cuidados básicos e indispensáveis o trabalho 🏧 do educador torna-se ineficaz, e não se alcança o objetivo educacional desejado.

Quando a criança joga, ela opera com o significado 🏧 das suas ações, o que a faz desenvolver betesporte suporte vontade e ao mesmo tempo torna-se consciente das suas escolhas e 🏧 decisões. Por isso, o jogo apresenta-se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência, (SOARES et al, 🏧 1992). De acordo com Kishimoto apud Claparède, (1993) todos os jogos são capazes de promover um aprendizado educativo, quando são 🏧 denominados educativos é porque de fato oferecem condições de exercer esse papel com êxito. Os jogos proporcionam uma interpretação e 🏧 apropriação da realidade humana pelas crianças, já que os jogos não nascem de uma fantasia artística, construída no mundo imaginário 🏧 da brincadeira infantil, a própria fantasia da criança é tomada pelo jogo, neste caminho a criança penetra na realidade, formando 🏧 correlações entre as situações de jogo e fatos diários cotidianos.

ABT (1974) afirma que os jogos são realmente um grande aparato 🏧 educacional, esses oferecem muitos benefícios para a aprendizagem, o jogo proporciona motivação para as crianças influenciando-as positivamente, o autor propõe 🏧 que os jogos sejam utilizados como contribuidor ativo na maturação intelectual e social da criança como solucionar problemas de aprendizagem, 🏧 facilitar o convívio entre os colegas, incutir noções de organização, verificar a capacidade de comunicação das crianças. O jogo para 🏧 a criança é o exercício, é a preparação para a vida adulta. A criança aprende brincando, é o exercício que 🏧 a faz desenvolver suas potencialidades.

Enquanto a criança está simplesmente brincando, incorpora valores, conceitos e conteúdos. A proposta é ir além 🏧 do jogo, do ato de jogar, para o ato de antecipar, preparar e confeccionar o próprio jogo antes de jogá-lo, 🏧 ampliando desse modo a capacidade do jogo em betesporte suporte si a outros objetivos, como profilaxia, exercício, desenvolvimento de habilidades e 🏧 potencialidades e também na terapia de distúrbios específicos de aprendizagem. (LOPES 2000.).

A criança precisa ser alguém que joga para que, 🏧 mais tarde, saiba ser alguém que age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder 🏧 deveria acompanhar a todos sempre Orso; apud Grubel e Bez (1999). Dada a importância do jogo no desenvolvimento da criança 🏧 o presente estudo tem por objetivo analisar a história do jogo; seus fundamentos e regras, e como betesporte suporte prática se 🏧 manifestou entre as crianças da cidade de Itambé.

Metodologia

A pesquisa realizada foi de caráter descritivo foi realizada com crianças da cidade 🏧 de Itambé. A amostra foi composta por 40 crianças na faixa etária de 06 a 12 anos de idade de 🏧 ambos os gêneros. Para a elaboração da pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas para que cada 🏧 participante envolvido na pesquisa fornecesse informações de caráter descritivo, dados referentes ao jogo de bets, regras; fundamentos; materiais utilizados; espaço 🏧 do jogo e pontuação. O preenchimento do questionário foi conduzido pela pesquisadora em betesporte suporte forma de entrevista.

Os dados foram coletados 🏧 diretamente no local onde as crianças estão acostumadas a jogar em betesporte suporte seu dia-dia, são eles basicamente ruas e praças. 🏧 Esses locais foram anteriormente identificados com autorização prévia da prefeitura do município de Itambé para proceder a pesquisa. Um termo 🏧 de consentimento livre e esclarecido foi entregue anteriormente para os respectivos responsáveis pelas crianças observadas e entrevistadas para obtenção da 🏧 coleta de dados essenciais para pesquisa realizada.

O jogo de Bets e betesporte suporte origem

O jogo de Bets também é conhecido como 🏧 jogo de Taco, Bete-Ombro, Bete, Bet’s, Betcha, Becha, Bets Lombo, Tacobol, Casinha, entre outros. O objetivo principal do jogo é 🏧 rebater a bola lançada pelo jogador adversário, sendo que durante o tempo em betesporte suporte que o adversário corre atrás da 🏧 bola, a dupla que rebateu deve cruzar os bets no centro do campo, fazendo assim um ponto cada vez que 🏧 cruzam os tacos e trocam de lugar. O jogo conta com muitos adeptos, na maioria crianças, porém muitos adultos ainda 🏧 mantêm o gosto pelo jogo.

Figura 1. Criança jogando bets. Fonte: Google imagens

Os relatos sobre a origem desse jogo apresentam algumas 🏧 versões diferentes sobre seu surgimento. Acredita-se que teria surgido como uma versão bastante simplificada do jogo inglês cricket, (o cricket 🏧 é uma espécie de avô do beisebol, onde os jogadores utilizam um taco muito diferente, que lembra mais um remo 🏧 por seu formato côncavo de um lado e convexo do outro, além de ser largo em betesporte suporte toda betesporte suporte extensão, 🏧 até chegar à empunhadura, onde é reduzido.) esporte oficial e muito popular na Inglaterra e suas antigas colônias, com uma 🏧 longa série de regras, ao contrário do Bets. O Bets é jogado em betesporte suporte ruas, praças, escolas, ou seja, não 🏧 se tem um local especifico para betesporte suporte prática, já o cricket é praticado em betesporte suporte estádios especialmente construídos, com campo 🏧 em betesporte suporte formato oval.

Para alguns o nome do jogo, trata-se de uma homenagem à rainha Elizabeth (para essa versão tradição, 🏧 o jogo é também é descendente do "Cricket" britânico.), para outros, deriva do termo bet (“aposta”, em betesporte suporte inglês), pois 🏧 havia a prática de se apostar dinheiro em betesporte suporte partidas de cricket. Outra versão considera que o nome surgiu da 🏧 palavra bat (“Bastão”, em betesporte suporte inglês) que no caso seria relativo ao taco (“Bets”). Acredita-se que esse jogo tenha chegado 🏧 ao Brasil trazido pelos ingleses que trabalhavam na exploração de madeira, principalmente no norte do Paraná na empresa Companhia Melhoramentos, 🏧 empresa Britânica. Acredita-se que essa é a versão mais fidedigna de betesporte suporte origem já que é totalmente obvia a semelhança 🏧 do Bets com o Cricket Britânico. (SOUZA s/d)

Campo de Cricket. Fonte: Google Imagens

Principais regras

As regras desse jogo podem variar de 🏧 acordo com a localidade de onde se joga, não existem regras oficiais, em betesporte suporte muitas localidades o jogo é adaptado 🏧 de acordo com as necessidades e possibilidades dos jogadores. Devido a esse fato, foi feita uma seleção das regras mais 🏧 citadas, ou seja, as que mais aparecem em betesporte suporte meios on line que tratam sobre esse Jogo. As regras mais 🏧 comuns citadas em betesporte suporte fontes e as mais usadas pelas crianças que foram observadas são:

O jogo é disputado entre duas 🏧 duplas. Uma dupla que fica em betesporte suporte posse das Bets ataque e a outra dupla que fica em betesporte suporte posse 🏧 da bola defesa.

A extensão do campo de jogo é combinada e determinada entre as equipes, nas extremidades do campo de 🏧 jogo são desenhadas duas circunferências (onde os jogadores de ataque deverão manter as Bets), sendo essas separadas por um “X” 🏧 (onde será posicionada a “casinha” que os jogadores da dupla de ataque terão que defender e a dupla de defesa 🏧 terão que a atacar).

Só marca pontos a dupla que estiver em betesporte suporte posse das Bets (ataque).

Os jogadores que estiverem em 🏧 betesporte suporte posse das Bets devem manter sempre as mesmas encostadas no chão e dentro de um dos círculos ao lado 🏧 da “casinha”

O rebatedor deve cuidar de estar apenas com a Bets dentro da circunferência, sendo que caso seja flagrado com 🏧 o pé sobre a linha ou dentro da circunferência, poderá ser “queimado” e a dupla perder os tacos.

É essencial que 🏧 a dupla que esteja em betesporte suporte posse das Bets ao precisar por algum motivo larga-las ou sair da circunferência deverá 🏧 sempre solicitar "licença para um" (Se só um dos jogadores precisar realizar as ações citadas a cima) ou "licença para 🏧 dois" (Se for para a dupla realizar as ações citadas), sob pena de perder as Bets antes mesmo de iniciar 🏧 seu trabalho de rebatedor.

Se um dos jogadores, que estiverem de posse das Bets, mantê-la fora da circunferência de apoio da 🏧 bets, ou sem encostar no chão, o adversário que estiver segurando a bolinha defesa pode derrubar betesporte suporte “casinha” no chão 🏧 ou "queimar" o jogador que cometeu essa falha usando a bolinha e ganhar as betes.

Se o arremessador, defesa, acertar a 🏧 “Casinha” com a bola e derrubá-la, as Bets automaticamente passam a ser dele e de seu parceiro de jogo.

O objetivo 🏧 do ataque é impedir que a casinha seja derrubada pela defesa rebatendo a bola arremessada, e por meio dessa marcar 🏧 pontos que os levem a vitória.

O ataque pontua quando a bola arremessada pela defesa é rebatida e os seus integrantes 🏧 correm na direção da base oposta, invertendo a betesporte suporte posição. Para marcar ponto, as Bets de cada integrante devem se 🏧 tocar no momento que eles se encontrarem durante a corrida. Caso as Bets não se toquem, o ponto não é 🏧 marcado.

Ao rebater (“rebetear”) a bola lançada pela equipe de defesa, o número de pontos marcados pela equipe de ataque é 🏧 correspondente a quantas vezes consigam trocar de posição entre si até que a equipe de defesa retome a posição de 🏧 “guardar” a base em betesporte suporte posse da bola;

Se a bolinha for rebatida (“rebeteada”) e cair dentro do quintal de alguma 🏧 casa a equipe só poderá marcar um ponto;

Os jogadores com as Bets, ataque, não podem rebater para trás da “casinha” 🏧 em betesporte suporte que estão defendendo mais de 3 (três) vezes, se isso acontecer a dupla adversária, defesa, terá o direito 🏧 as Bets. (Regra do 3 para traz).

Caso a defesa consiga pegar uma rebatida do ataque no ar, sem que a 🏧 bola tenha tocado o chão, as Bets passam a ser posse da defesa que automaticamente se tornam a dupla de 🏧 ataque e a de ataque passa a ser defesa.

Quando dupla de posse das bets a atingir os pontos necessários combinados, 🏧 a equipe que conseguiu o mesmo deverá derrubar betesporte suporte “casinha” e cruzar as Bets no centro do campo de jogo, 🏧 correr e contar um até o total de pontos combinado. Se o time adversário defesa queimar uma pessoa da dupla 🏧 adversária, enquanto esses correm e fazem a contagem final, a dupla perde as Bets e perde metade dos pontos.

Caso a 🏧 dupla de posse das bets não consiga derrubar as “casinhas”, cruzar as bets no centro do campo, correr e fazer 🏧 a contagem, após o último ponto, geralmente 24, poderão manter as bets na circunferência não finalizando o jogo com a 🏧 contagem de 0 a 24, e tentarão uma rebatida para fazer um outro ponto que no caso seria o 25° 🏧 ponto, e proceder a finalização do jogo. Outra situação após o 25º ponto irão apenas cruzar as Bets no centro 🏧 do campo e pronunciar a frase: 3 (três) vezes 8 (oito) = 24 (vinte e quatro) quem perdeu foram 2 🏧 (dois) “Patos”, ou uma outra frase, pois, esse ritual também sofre variações de acordo com a localidade onde ocorre o 🏧 jogo, porém da mesma maneira não poderão ser “queimados” ou sofrerão as penalidades citadas na regra anterior.

O jogo acaba quando 🏧 uma das duplas totalizarem 24 pontos e completar o “ritual” de encerramento da partida: derrubar a casinha em betesporte suporte que 🏧 está cruzar as Bets no centro do campo de jogo, correr e contar até o combinado, sem ser “queimado” por 🏧 um membro da equipe da defesa. (ZIKS s/d, SOUZA s/d, MONTEIRO s/d, SALES s/d.)

Fundamentos do jogo

Os fundamentos utilizados no jogo 🏧 de Bets são: rolamento de bola, arremesso por cima do ombro e rebatida vertical por baixo, que são definidos por 🏧 Gallahue e Ozmun (2005) da seguinte maneira:

Rolamento de bola: é um padrão de movimento fundamental que tem como propósito imprimir 🏧 força a um objeto pelo uso das mãos, soltando o objeto rente ao solo cerca de 15 a 30 cm 🏧 de altura.

Arremesso por cima: O propósito deste padrão motor é de impulsionar a um objetivo, o mais longe possível, ou 🏧 em betesporte suporte direção a algum alvo. O arremesso envolve principalmente o braço, mas também deve haver uma participação efetiva de 🏧 todos os segmentos do corpo (TANI et al, 1988).

Rebater: Este padrão fundamental caracteriza-se pela propulsão de um objeto com uma 🏧 parte do corpo ou com um implemento. A progressão no desenvolvimento desse padrão partirá de uma ação no plano vertical, 🏧 passando progressivamente para planos oblíquos até chegar a um plano predominantemente horizontal. As três tarefas de rebater, ou seja, padrão 🏧 de rebatida por cima, pela lateral (plano horizontal), e oblíquo demonstram similaridade de desenvolvimento intertarefas (WICKSTROM,1983 apud OLIVEIRA, 2002).

Resultados e 🏧 discussão

Tabela 01. Freqüência dos gêneros e faixa etária das crianças participantes da amostra

Como se pode observar, na Tabela 1, para 🏧 uma amostra de 40 participantes, houve uma maior freqüência de praticantes do gênero feminino (n = 28). Silva et al 🏧 (2004) relatam que os resultados de betesporte suporte pesquisa apontam que o tacobol (Bets) é um jogo predominantemente masculino. Sobre a 🏧 faixa etária se observa um equilíbrio entre os praticantes de 06 a 09 e de 10 a 12 anos de 🏧 idade não havendo uma faixa etária que mais pratica o jogo de betes. Silva et al (2004), ao investigarem 668 🏧 crianças em betesporte suporte Belém do Pará, com idades entre 1 a 18 anos de idade relataram uma maior freqüência de 🏧 meninos (63,32) brincando na rua. Citam ainda que a maior ocorrência de brincadeiras esta na faixa de 7-12 anos de 🏧 idade para os meninos e de 4-9 anos de idade entre as meninas. Rossetti et al (2009) em betesporte suporte estudo 🏧 realizado no estado do Espírito Santo relataram que de 745 crianças com idade entre 7-12 anos, 56,24% eram meninos.

Tabela 02. 🏧 Fonte do aprendizado do jogo de bets

Na Tabela 02 estão apresentados os resultados sobre com quem a criança praticante do 🏧 jogo de bets aprendeu a jogar. Verificou-se que nenhumas das 40 crianças entrevistadas aprenderam a jogar o Bets na escola, 🏧 por meio dessa resposta podemos constatar como esse jogo é deixado de lado no ambiente escolar, mesmo sendo tão divertido 🏧 e apreciado entre as crianças.

Absolutamente todas as crianças jogam na rua e a maioria (72,5%) aprendeu a jogar com amigos, 🏧 sendo visível betesporte suporte popularidade, a amostra conta com crianças de 6 anos de idade que já conhecem e praticam esse 🏧 jogo. No estudo de Rossetti et al (2009), dentre as 51 crianças entrevistadas sobre como aprenderam a brincar os jogos 🏧 relatados, 35% aprenderam com um familiar, 21% com algum amigo e apenas 7,8% aprenderam na escola. Os autores ainda chamam 🏧 a atenção ao fato das crianças poucas vezes lembram dos pais como companheiros de jogos e que os professores não 🏧 foram lembrados uma única vez. Os resultados do estudo de Guérios (2004) concordam com os de Rossetti et al (2009), 🏧 no sentido que as crianças por ela entrevistadas relataram praticar o bets em betesporte suporte casa e na rua mas não 🏧 na escola.

Tabela 03. Regras mais utilizadas

A Tabela 03 apresenta os resultados referentes às regras mais utilizadas pelas crianças de Itambé. 🏧 36 crianças relataram jogar bets até a contagem de 24 pontos. Sobre a distância utilizada entre as casinhas praticamente metade 🏧 das crianças utilizam 10 passos e a outra metade mais de 10 passos. 22 crianças usam uma distancia menor que 🏧 um paço da casinha até a base de apoio da bets colocando como motivo o fato de que uma distancia 🏧 grande é desnecessária. No ato do lançamento da bola o rolamento é o mais utilizado, com esse a maioria das 🏧 crianças apresenta maior facilidade para realizarem o movimento de rebater, as crianças de 06 anos conseguiram rebater a bola praticamente 🏧 somente quando a mesma era rolada, quando ocorria algum lançamento por cima à casinha era derrubada ou simplesmente chegava ao 🏧 parceiro de dupla de Defesa. As regras de jogo são basicamente as mesmas entra os participantes da amostra, sendo exceções 🏧 a regra dos 3 para trás, 7 crianças não as utilizavam. Ao serem questionadas se conheciam alguém que jogava de 🏧 maneira diferente responderam que conheciam crianças que jogam até 12 e outras até 24 pontos; e um participante da pesquisa 🏧 relatou que conhece crianças que utiliza o pé no lugar da bets para jogar. No estudo de Rossetti et al 🏧 (2009), quando as crianças foram questionadas se era possível mudar as regras do jogo que elas praticavam 74% de 745 🏧 crianças responderam que não. Esse fato contribui para que poucas modificações ocorram na forma de jogar bets com o passar 🏧 do tempo.

Tabela 04. Freqüência semanal que as crianças jogam o bets

Na Tabela 04 se observa que todos os entrevistados jogam 🏧 o bets ao menos uma vez por semana e 24 dos participantes do estudo praticam o jogo com uma freqüência 🏧 de 3 a 4 vezes por semana. O resultado demonstra o grande interesse da criança de Itambé por esse jogo. 🏧 Neste estudo não foi questionado sobre outras brincadeiras e jogos preferidos pelas crianças, mas de acordo com os resultados de 🏧 Silva et al (2004) e Rossetti et al (2009) as crianças não brincam ou jogam apenas um ou dois jogos, 🏧 elas tem o mais preferido e também outros que praticam com certa freqüência. Possivelmente a pratica de um ou outro 🏧 jogo esta relacionado a sazonalidade da brincadeira como por exemplo empinar pipa que é realizada nos períodos do ano com 🏧 mais vento. Outro estudo é necessário para apontar quais jogos e brincadeiras são praticados e em betesporte suporte que épocas do 🏧 ano.

Tabela 05. Origem dos materiais utilizados no jogo de bets

Os resultados referentes aos materiais utilizados pelas crianças de Itambé são 🏧 apresentados na Tabela 05. Observa-se que apenas uma das crianças utiliza materiais comprados especialmente para o jogo, o custo do 🏧 Kit que conta com dois tacos de Bets de madeira resistente, uma bolinha de camurça, e duas casinhas (tripé) de 🏧 madeira é de R$11,70. As demais crianças confeccionam, ou seus amigos e/ou familiares confeccionam os materiais utilizados, sendo a bolinha 🏧 o único material comprado.

Os demais materiais, no caso, as bets são feitos com pedaços de madeira, cabo de vassoura partido 🏧 ao meio, a casinha é de garrafa pet, as marcações da área de jogo são feitas com giz ou até 🏧 mesmo riscando o chão com pedras, a substituição é feita somente nos casos de quebra ou perda de material utilizado, 🏧 se não os materiais para a pratica do jogo são sempre os mesmos.

Conclusão

Acredita-se que o jogo de bets é uma 🏧 versão reduzida do jogo inglês cricket. Observou-se que mesmo o bets sendo um jogo de grande interesse entre as crianças 🏧 o mesmo tem sido negligenciado no ambiente escolar, pois como se notou sem nenhuma exceção todas as crianças entrevistadas aprenderam 🏧 a jogar bets com amigos e familiares nas ruas, e nenhuma delas relatou ter aprendido a jogas na escola. A 🏧 minoria dos praticantes eram do sexo feminino. Quando a idade se observou que 21crianças são maiores de 9 anos.

A simplicidade 🏧 e a facilidade da obtenção e na confecção dos materiais utilizados para a prática do jogo de bets pode ser 🏧 o grande fator para o seu sucesso entre as crianças, pois praticamente todos os materiais foram confeccionados pelo próprio jogador 🏧 ou por um amigo. Sua popularidade pode ser notada já que 31 crianças jogam bets mais de 3 vezes na 🏧 semana. A diversidade das regras de acordo com a localidade se mostra no decorrer do estudo, porém, entre as crianças 🏧 participantes de Itambé com exceção da regra do 3 pra traz que não é utilizada por 3 crianças 4 que 🏧 utilizam a contagem até 12 pontos as demais regras são semelhantes.

O jogo de bets é conhecido e praticado por crianças 🏧 de diferentes faixas etárias, porém na literatura não se encontra referencias ou relatos de betesporte suporte aplicação em betesporte suporte instituições escolares. 🏧 Cabe ao profissional da área de Educação Física dedicar no ambiente escolar algum tempo ao ensino e utilização desse jogo 🏧 tão conhecido. Também são necessários mais estudos e publicações com essa temática para um melhor entendimento do processo de aprendizagem 🏧 e da pratica do jogo de bets entre as crianças brasileiras.

Referências

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