
1.
2.
3.

polêmica casa de apostas
   

polêmica casa de apostas
polêmica casa de apostas :casinos com roleta
polêmica casa de apostas :giochi slot machines gratis

 
polêmica casa de apostas
 
Resumo:
polêmica casa de apostas : Bem-vindo ao mundo eletrizante de bolsaimoveis.eng.br!
Registre-se agora e ganhe um bônus emocionante para começar a ganhar! 
contente:
métodos de pagamento que você pode usar são polêmica casa de apostas conta bancária ou
cartão débito. PayPal
permite vincular várias opções de pagamentos  e também oferece seus próprios serviços,
mo o PayPal Credit, seu saldo ou pagar em polêmica casa de apostas 4 para compras elegíveis. 
Você Pode
uma conta PayPal para jogos on-line? - Quora quora : Pode-você-usar-a-PayPal-
Casino
pixbet apk baixar
Rede Manchete (também conhecida como TV Manchete ou apenas Manchete) foi uma rede de
televisão comercial brasileira fundada na cidade  do Rio de Janeiro pelo jornalista e empresário
ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch.
Fazia parte do Grupo Bloch, conglomerado de comunicação  que publicava a revista Manchete
através da Bloch Editores, sendo que o nome dado para a emissora de televisão refere-se  a esta
revista.
[1] Prevista inicialmente para entrar no ar entre setembro e novembro de 1982,[2] e depois para
março do  ano seguinte,[3] a rede finalmente entrou no ar em 5 de junho de 1983.[4]
Com equipamento sofisticado e inicialmente buscando um  público de classe alta,[2] a Manchete
ficou conhecida pela polêmica casa de apostas programação baseada no forte jornalismo, na
cobertura do esporte nacional  e internacional, apresentando grandes eventos esportivos como a
Copa do Mundo e os jogos olímpicos, além de coberturas especiais como  a do carnaval, que
virou a polêmica casa de apostas marca registrada.
Na teledramaturgia, a Manchete fez história por ter exibido a primeira novela  fora da TV Globo a
liderar a audiência do horário nobre desde a década de 1970, feito que foi concretizado  com a
exibição da novela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, em 1990.
Além de programação própria, a rede é lembrada pelo  público por ter transmitido produções
como tokusatsus e animes, abrindo as portas para estes gêneros na televisão brasileira.
Por outro lado,  os caros investimentos levaram-na a sucessivas crises.
Em 1985, com dois anos de existência, os prejuízos da Rede Manchete eram evidentes.
[5]  Em 1988, Bloch quis vender a emissora e pediu 200 milhões de dólares.
[6] Na década de 1990, o então deputado  Paulo Octávio, em sociedade com o empresário João
Carlos Di Genio, fez uma proposta de compra pelo mesmo valor,[7][8][9] mas  nada se
concretizou.
[10] Em junho de 1992, a IBF assumiu 49% das ações da Manchete, mas em abril de 1993  teve
a polêmica casa de apostas gestão cassada pela justiça.
Adolpho Bloch recebeu de volta o encargo de uma rede nacional, com os salários  dos
funcionários atrasados em seis meses e uma greve recém estourada.
[11] Pedindo um tempo aos empregados, ele conseguiu, em quatro  meses, normalizar o
pagamento da folha.

https://www.dimen.com.br/pixbet-apk-baixar-2024-06-30-id-38127.html


Porém, o esforço de caixa continuou repercutindo na programação.[11]
Pedro Jack Kapeller se tornaria presidente da  Rede Manchete em 1995, após a morte de seu tio,
Adolpho Bloch.
[12] A emissora passou a declinar lentamente até o  fim da década, com o desgaste da polêmica
casa de apostas programação e a debandada das suas afiliadas para as concorrentes.
A crise se  aprofundou após a Copa do Mundo de 1998, quando seu faturamento caiu 40%.
Em setembro de 1998, demitiu 540 funcionários e  novamente a folha estava atrasada.
Em outubro, cortou a produção de quase todos os seus programas jornalísticos, abortando,
inclusive, a novela  Brida, e ao mesmo tempo irrompeu uma segunda grande greve que
suspendeu atrações como o Mulher de Hoje e o  Jornal da Manchete.
[13] Em janeiro de 1999, a emissora foi arrendada para a Igreja Renascer em Cristo, porém em
fevereiro  do mesmo ano, o Grupo Bloch rompeu com a igreja, alegando o descumprimento de
cláusulas contratuais.[14]
Em maio, faltando poucos dias  para o vencimento de suas concessões e a extinção iminente, o
grupo TeleTV, de propriedade de Amilcare Dallevo e Marcelo  de Carvalho, adquiriu depois de
muitas negociações, somente as concessões da Rede Manchete, e não a emissora.
[15] O negócio foi  analisado e aprovado pelo governo.
[16] Pedro Jack Kapeller recebeu 4,5 milhões de dólares pela venda das concessões,[17] que
logo em  seguida foram renovadas pelo governo.
Em 17 de maio, a Rede Manchete era extinta após o primeiro bloco da reprise de  Pantanal, e
polêmica casa de apostas programação passa depois de alguns dias a levar a identificação
provisória de TV!, até a inauguração de  polêmica casa de apostas sucessora, a RedeTV!, em 15
de novembro do mesmo ano.
[18] Poucos dias depois da venda, o Grupo Bloch afirma  aos jornais que a massa falida da
emissora (infraestrutura, acervo, fitas, equipamentos, sedes, contratos) foram vendidos ao Grupo
Hesed Participações,  de Fábio Saboya.
Em contrapartida, o mesmo obtém uma liminar obrigando a RedeTV! a arcar com as dívidas da
Manchete, mesmo  tendo adquirido apenas as suas concessões.
[19] Em 2009, o Superior Tribunal de Justiça declarou que a RedeTV! apenas comprou as 
concessões da Manchete, e não a emissora em si, livrando a rede do pagamento das dívidas.[20]
No final dos anos 1970,  o empresário Adolpho Bloch se interessou pela televisão, o único meio
de comunicação onde ainda não atuava.
Até então, já tinha  algumas emissoras de rádio no Rio de Janeiro.
Bloch havia designado um grupo de diretores e funcionários da Bloch Editores para  cuidar do
projeto da TV Manchete.
O empresário conta em seu depoimento: "Quando aqui cheguei [de volta ao Brasil após viagem 
aos Estados Unidos, em 1981], encontrei o projeto da televisão bastante adiantado.
Eu não estava a par de quase nada.
Era grato  ao presidente Figueiredo, que nos concedeu os cinco canais depois da necessária
licitação pública".
[21] Bloch ainda contou que investir em  televisão não estava entre suas prioridades:
"Pessoalmente, eu preferiria continuar investindo na editora, visitando exposições de gráficas, de
livros, revistas  e, com o tempo, concretizando o projeto de fabricar latas de alumínio, uma
novidade no mercado brasileiro.[...
] Relutei comigo mesmo  e custou-me a ideia da televisão.
Mas quando aderi, e seguindo o meu temperamento, foi para valer".
[21] Em junho de 1981,  após vencer a licitação do governo para as concessões que originaram a
Rede Manchete, Bloch afirmou que pretendia fazer televisão  "para intelectuais, mas sem muita
complicação".[22]
Em 23 de julho de 1980, o governo federal anunciou a abertura da concorrência para  duas novas
redes de televisão, que surgiram das concessões das extintas Rede Tupi, TV Excelsior e TV
Continental.
[23] Em 25  de março de 1981, o governo anunciou os vencedores da licitação.



O presidente João Figueiredo concedeu as concessões aos grupos de  Silvio Santos e Adolpho
Bloch, respectivamente, nos decretos nº 85.841 e nº 85.842.
[24][25] Das nove emissoras cedidas, quatro ficaram com  o Grupo Silvio Santos e as outras cinco
com o Grupo Bloch, que correspondiam aos canais 6 do Rio de  Janeiro (antiga TV Tupi Rio de
Janeiro), 9 de São Paulo (antiga TV Excelsior), 4 de Belo Horizonte (antiga TV  Itacolomi), 2 de
Fortaleza (antiga TV Ceará) e 6 do Recife (antiga TV Rádio Clube).
[23] Em 19 de agosto de  1981, os empresários assinaram os contratos definitivos das
concessões.
[26] O SBT foi lançado pelo Grupo Silvio Santos nesta data, enquanto  o Grupo Bloch decidiu
adiar o lançamento para poder preparar o projeto da nova rede, investindo 50 milhões de dólares 
em instalações, equipamentos e enlatados e contratando 800 profissionais.
[27] O sobrinho de Adolpho Bloch, Pedro Jack Kapeller seguiu para os  Estados Unidos e Japão,
trazendo os equipamentos mais modernos.[28]
Bloch teria sido escolhido porque a revista Manchete elogiava o governo e  porque seu sobrinho,
Oscar Siegelman, era amigo do general Otávio Medeiros, do Serviço Nacional de Informações.
Mas quase não a ganhou  por causa da maneira como a revista cobria o carnaval: "Assim eu não
vou dar a televisão para vocês", disse  Figueiredo a Oscar Siegelman.
"Eu estive vendo a Manchete, é uma vergonha.
Só dá bicha e mulher pelada e vocês vão colocar  isso na televisão".
O presidente mudou de opinião depois que o jornalista Alexandre Garcia, seu ex-assessor de
imprensa, disse que seria  o diretor do Departamento de Jornalismo da emissora e não permitiria
que cenas consideradas impróprias fossem ao ar.
[28] Em 20  de março de 1981, o Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo divulgou uma
nota oficial lamentando a decisão  do Ministério das Comunicações em ceder duas concessões
aos grupos de Adolpho Bloch e Silvio Santos, afirmando-se "de luto" e  considerando que "foram
ganhadoras as duas piores propostas, pois o Sr.
Adolpho Bloch já fala numa rede para exibir filmes enquanto  o Sr Sílvio Santos está preocupado
com o seu Baú da Felicidade para a venda de carnês".
[29] Em relação a  Adolpho Bloch, o sindicato se referiu ao empresário como "proprietário de uma
não muito promissora editora de revistas".[29]
Em janeiro de  1982, a nova rede já tinha encomendado cerca de 35 milhões de dólares em
equipamentos (americanos, japoneses e ingleses), mais  da metade do orçamento total estimado
em 50 milhões.
Todas as instalações físicas da emissora estavam prontas à espera dos equipamentos.
Enquanto  isso, o arquiteto Oscar Niemeyer trabalhava no projeto do centro de produção nacional
que funcionaria num terreno de 100 mil  m² na Barra da Tijuca (e que anos depois, foi erguido no
bairro de Irajá).
[2] A previsão, até então, era  que a Manchete entraria no ar entre setembro e novembro de 1982.
[2] Em relação à futura programação, era dito que  seria dirigida a "um público inteligente que
assiste ou não à televisão ("classe A e B") e que, com certeza,  estará voltada para temas
brasileiros, dentro de um padrão que mais se aproxima do europeu.
Mais sério, menos apelativo e menos  eletrônico".
[2] A direção explicou: "Em televisão tudo é muito veloz.
O que se planeja muda muito rápido.
Quem sabe se até lá  a TVS não será a campeã de audiência?", adiantando que a "Rede
Manchete de Televisão será alegre, extrovertida, jovial, mas  também séria e o menos eletrônica
possível".
[2] Novamente, a estreia foi adiada para março de 1983: "A gente não tem  pressa: o Adolpho
Bloch quer fazer tudo direito, como manda o figurino.
Sem dúvida vai ser a TV mais moderna do  mundo porque, além dos equipamentos
ultrassofisticados, vai ser a primeira rede que já começa com tudo pronto", afirmava Rubens
Furtado,  diretor-geral.
[3] Finalmente, em maio de 1983, foi anunciado que em 15 dias, em 5 de junho, às 19h, a



Manchete  iria iniciar suas transmissões em quatro estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas
Gerais e Rio Grande do Sul, onde  estava a polêmica casa de apostas primeira afiliada, a TV
Pampa de Porto Alegre.
[30] A expectativa em torno da inauguração foi crescendo desde  a primeira transmissão
experimental da emissora às 15h27 do dia 13 de maio, uma sexta-feira.[31]
Como previsto, a Rede Manchete foi  ao ar às 19h do dia 5 de junho de 1983, um domingo.
Foi colocada no ar uma contagem regressiva futurística  de 8 segundos para um informe da
Petrobras anunciando o lubrificante Lubrax e dando boas-vindas à nova emissora brasileira.
Seguiu-se um  discurso no ar de Adolpho Bloch na redação de jornalismo da emissora,
primeiramente sem som, devido a um problema técnico.
Um  slide com o logotipo da emissora entrou no ar e a fita foi então rebobinada para o início,
transcorrendo normalmente  a partir de então, com a contagem, o comercial e o discurso de
Bloch, que declarou:[31][32]
Em seguida, foi ao ar  uma vinheta onde uma nave espacial, representada pelo seu logotipo,
criado pela agência de publicidade DPZ, sobrevoava as principais cidades  brasileiras e
aterrissava no alto da polêmica casa de apostas sede, o Edifício Manchete, projetado pelo
arquiteto Oscar Niemeyer, no bairro da Glória,  no Rio de Janeiro, vinheta essa que ficou no ar do
primeiro ao último dia da polêmica casa de apostas existência.
Após um intervalo  comercial, foi apresentado um breve discurso do então presidente João
Figueiredo, onde ele declarou: "Adolpho Bloch tem mais anos de  Brasil que a maioria de nós".
[31] Teve início então um show especial de três horas de duração, denominado O Mundo 
Mágico,[27] dirigido por Nelson Pereira dos Santos,[33] contando com a participação de diversos
conjuntos musicais e artistas, dentre elas, o  grupo musical Roupa Nova, a banda Blitz, Milton
Nascimento, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso, Dona Ivone Lara, Watusi, Zizi Possi,  Arthur
Moreira Lima, Alceu Valença e Elba Ramalho,[23][27][32] além de apresentações de dança, como
o balé com Fernando Bujones e  Ana Botafogo e tango com o casal Cláudio Tovar e Lucinha Lins.
As três horas de quadros musicais foram entremeados de  pequenos depoimentos e algumas
breves reportagens sobre o império Bloch.
[32] A atração atrapalhou a audiência da TV Globo, principalmente no  Rio de Janeiro.
Enquanto o Fantástico alcançou 35 pontos, a Manchete chegou perto, com 33.
[27] Depois do show, foi ao ar  o filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de Steven Spielberg,
até então inédito na televisão brasileira.
A Manchete gastou 800 mil  dólares para adquirir os direitos de exibição do longa-metragem, que
foi dividido em 15 partes e durou três horas e  20 minutos,[34] vencendo a Globo por 27 a 12 na
capital carioca.
[23][27] A Globo saiu vencedora absoluta nos outros horários,  mas perdeu, com a entrada da
Manchete, na faixa das 19h às 22h, cerca de 18 pontos (1 milhão de  pessoas) não só durante Os
Trapalhões como ainda durante o Fantástico.
[35] Antes mesmo do horário previsto para a estreia, muitos  telespectadores já ligavam seus
televisores na Manchete.
Por isso, às 18h30 de domingo, um público de 425 mil cariocas (7,3%) esperavam  o lançamento
da emissora.[35]
Várias marcas patrocinaram o show de inauguração, como a Petrobras, Shell, Atlantic, Nestlé,
Omo, Gigante Branco, Philips,  Walita, Maggi, Gillette, General Motors, Supergasbras, Gradiente,
Ariola, Consul, Minerva, Odyssey, Ponto Frio, Brastemp, Sul América, Souza Cruz, Volkswagen,
Johnson  & Johnson e Doriana.
[32] Segundo funcionários, a publicidade vendida na programação da estreia alcançou a cifra de
900 milhões de  cruzeiros.
O número não foi divulgado oficialmente mas um dos diretores da emissora, Moisés Weltman,
declarou que esta quantia representa o  maior volume de vendas já registrado em um só dia por
uma rede de televisão no Brasil.
[31] A inauguração oficial  da Manchete foi saudada com recepção para 300 convidados no 10.
º andar do edifício da Bloch Editores, entre os quais,  estavam o governador do Rio de Janeiro



Leonel Brizola, o presidente do Banco Central do Brasil, Carlos Geraldo Langoni, o  ex-diretor da
Cacex, Benedito Moreira, a diretora presidente do Jornal do Brasil, condessa Maurina Pereira
Carneiro, o cientista Albert Sabin,  entre outros.
[31] A imprensa também destacou a inauguração com elogios.
O Jornal do Brasil declarou: "A TV Manchete iniciou ontem seus  trabalhos sob o signo da
inovação.
Pela primeira vez na história da TV mundial, uma emissora se lança no ar abrindo  a polêmica
casa de apostas programação com um anúncio.
Só depois é que deu boa-noite".[36]
Foi adotado como primeiro slogan Televisão de Primeira Classe, o  que reforçava a ideia da
emissora de ter uma programação de alto nível, com documentários, jornalismo e programas de
entrevistas.À  Folha de S.
Paulo, Rubens Furtado explicou: "A TVS se dirige ao público C e D; a Bandeirantes não tem
público  definido, enquanto a Globo pretende ser eclética.
Pesquisas nos mostraram a insatisfação dos segmentos A e B com a programação que  lhes é
oferecida atualmente.
Então, decidimos optar por esse público.
Além disso, os Bloch têm a tradição de ter, em polêmica casa de apostas empresa,  iniciativas de
alto nível".
[33] Os concorrentes, porém, não acreditavam na proposta da emissora, como destacou à Folha
de S.
Paulo o  então vice-presidente do SBT, Luciano Callegari: "Quando entramos, também
imaginamos um segundo lugar.
Ninguém entra para perder.
Porém, acho que se a  Manchete quiser sobreviver, a curto prazo terá de optar por uma
programação semelhante à nossa e a da Globo, procurando  classes mais populares.
Como já ficou provado, aqueles que optaram por públicos mais sofisticados tiveram problemas
graves, como a Bandeirantes, por  exemplo".[33]
No dia seguinte, abrindo a polêmica casa de apostas programação regular, a emissora exibia
desenhos animados a partir de 17h, num espaço que  passaria a ser ocupado uma semana
depois, em 14 de junho, pelo infantil Clube da Criança, revelando a apresentadora, modelo  e
manequim Xuxa Meneghel, e exibindo gincanas com crianças e desenhos animados da Hanna-
Barbera, como Família Drácula e Goldie Gold.
[34]  Houve naquela época, uma grande polêmica sobre a apresentadora, que posou nua em
várias revistas masculinas, como uma da própria  empresa, a Ele e Ela, a última poucos meses
antes de estrear como apresentadora infantil.
As 19h, sob a direção de  Zevi Ghivelder, ia ao ar a primeira edição do Jornal da Manchete, na
época o noticiário mais longo da televisão  brasileira, com uma hora e meia de duração, tendo à
frente Carlos Bianchini e Íris Lettieri, além da participação de  Cláudia Ribeiro, Roberto Maya, Luis
Santoro, Paulo Stein e Murilo Melo Filho, que aprofundavam as pautas debatidas ao longo do 
telejornal, como política, economia, artes e esportes.
[33] Nos primeiros meses de operação, séries estrangeiras e filmes complementavam a
programação do  horário nobre a partir de 20h30, além de atrações como Conexão Internacional,
com apresentação de Roberto D'Ávila e direção de  Walter Salles, Conexão Nacional com
Roberto Feith, Bar Academia com Walmor Chagas, Um Toque de Classe, com grandes nomes da
 música erudita nacional, comandado pelo pianista Artur Moreira Lima, Persona e Concertos de
Ópera.
Poucas semanas depois da inauguração, no mesmo  mês, o cantor e repórter do Conexão
Internacional, Caetano Veloso, provocaria polêmica ao entrevistar o vocalista da banda Rolling
Stones,  Mick Jagger.
Além de Veloso demonstrar falta de preparo no inglês, foi insultado por Jagger.
No dia 25 de junho, o jornalista  Paulo Francis publicou na Ilustrada, caderno cultural da Folha de
S.



Paulo, um texto intitulado "Caetano, pajé doce e maltrapilho", que  embora elogiasse Veloso por
ser melhor do que Jagger, criticou a roupa usada por ele "de Pajé contra pajé tudo  com
autoridade imediatamente consagrada pela imprensa, que é mais deslumbrada do que o público
(.
.
.
) É evidente, por exemplo, que  Mick Jagger zombou várias vezes de Caetano na entrevista na
TV Manchete".
Continuou a crítica a Veloso: "O pior momento foi  aquele em que Caetano disse que Jagger era
tolerante e Jagger disse que era tolerante com latino-americanos (sic), uma humilhação 
docemente engolida pelo nosso representante no vídeo.
Essa pergunta simplesmente não se faz em televisão, ou até em jornal.
É de um  amadorismo total.
Só serve para seminários de 'comunicação' no interior da Bahia.
Não é uma pergunta jornalística.
Jagger começou a debochar aí".
O artigo  não provocou uma resposta imediata de Caetano, que só mencionou o episódio em
outubro do mesmo ano, na coletiva para  o show "Uns", em São Paulo: "Agora o Francis me
desrespeitou.
Foi desonesto, mau-caráter.É uma bicha amarga.
Essas bonecas travadas são danadinhas",  e o caso teve repercussão nacional.[37]
O ano de 1984 marcou a Rede Manchete que se destacou pelo total apoio à  campanha das
Diretas Já, quando a população, através de comícios e passeatas, pedia a aprovação da emenda
que restabelecia eleições  diretas para presidente do Brasil.
A emissora transmitiu vários comícios, inclusive aqueles que reuniram um milhão de pessoas em
São Paulo  e no Rio de Janeiro.
[38] Em seu primeiro ano de vida, a estratégia de uma programação para as classes A  e B ainda
estava de pé.
A emissora inicia o ano lançando, no dia 23 de janeiro, o FMTV, considerado o  primeiro
programa de videoclipes do Brasil, revelando como apresentadores João Kléber, e mais tarde,
Patricia Pillar.
Ia ao ar diariamente, das  19h às 19h30, e aos sábados a partir das 18h30.
Em 1984, no Rio de Janeiro, durante o Governo de Leonel  Brizola, foi criado o Sambódromo da
Marquês de Sapucaí, um espaço definitivo para a apresentação das escolas de samba, obra 
muito criticada pelas Organizações Globo.
[39] A Rede Manchete transmite o desfile e alcança o primeiro lugar em audiência.
[40] A extensa  cobertura das revistas do Grupo Bloch acabou se repetindo de forma positiva na
TV, que contava, naquela época, com modernos  equipamentos que em muito, auxiliaram na
transmissão.
A emissora liderou a audiência, ficando acima dos 30 pontos percentuais.
Surgia também neste ano,  o Edição da Tarde, de segunda à sexta às 12h30.
Em junho, a emissora estreou suas transmissões esportivas com a cobertura  das Olimpíadas de
Los Angeles.
As transmissões tiveram a participação de Paulo Stein, apresentador da Manchete Esportiva, que
foi praticamente um  dos fundadores da emissora.
Ainda em 1984, surgiu a ideia de se produzir uma minissérie.
A paixão pela retratação histórica de seus  diretores, levou a emissora e seus até então
inexperientes funcionários em dramaturgia, a produzir, naquele ano, a minissérie Marquesa de 
Santos, sendo a primeira obra de teledramaturgia da nova emissora.
Protagonizada por Maitê Proença, a trama estreou em 21 de agosto  do mesmo ano e atingiu um
audiência média de 7 pontos, colocando a emissora em terceiro lugar no horário.
Nesse embalo,  a rede produziu ainda mais duas minisséries: Santa Marta Fabril S.A.e Tudo em
Cima.



Em 15 de março de 1985, a  rede fez a cobertura da posse do até então vice-presidente José
Sarney, o primeiro civil a assumir a presidência desde  o golpe militar de 1964, pois Tancredo
Neves foi internado na véspera da posse.
A emissora fez também a cobertura da  agonia e da morte de Neves ocorrida em 21 de abril do
mesmo ano.
Não conseguindo audiência e o faturamento almejados  na época da estreia e buscando uma
maior diversidade de público, Adolpho Bloch aprova a produção de novelas e seriados.
A  emissora abriu seus cofres e já no início de 1985, entrava no ar a novela Antônio Maria,
coproduzido com a  RTP, que embora fosse uma parceria, acabou custando mais de 5 bilhões de
cruzeiros.
Antônio Maria acabou não tendo sucesso,[41] aumentando  os prejuízos da rede.
Em julho, estreava o seriado Tamanho Família, o primeiro sitcom da emissora.
As mudanças na programação, começariam à  tarde, com a volta do costureiro Clodovil, com o
programa De Mulher para Mulher às 14 horas, seguido pelo Manchete  Shopping Show, programa
de variedades feminino que também contava com a participação do estilista.
Mais tarde, às 19h30, entraria no ar  o Alô Pepa, Alô Dola, um show de variedades comandado
por Carlos Eduardo Dolabella e Pepita Rodrigues.
No campo do humor,  estrearam Domingo de Graça e Aperte os Cintos, ambos exibidos aos
domingos, sendo este último protagonizado por Costinha.
O formato era  baseado em esquetes de humor, o mesmo de outros programas tradicionais do
gênero, como Chico Anysio Show e Praça da  Alegria.
No campo do jornalismo, merecem destaque as diversas séries que a emissora produziu.
Em parceria com a produtora Independente Intervídeo, pertencente  ao jornalista Fernando
Barbosa Lima, foram ao ar, naquele ano, três grandes produções: Xingu, mostrando a vida dos
indígenas da  região do alto Xingu; Terra Mágica, que mostrava características e costumes de
determinada região do país; e a série Japão,  retratando o avanço que a Terra do Sol Nascente
sofreu depois da Segunda Guerra Mundial.
Em 1985, com dois anos de  existência, os prejuízos da Rede Manchete eram evidentes.
A emissora entrava em polêmica casa de apostas primeira crise financeira.
[5] Adolpho Bloch estava preocupado, pois  a dívida da emissora já atingia milhões de dólares.
Segundo o jornal O Estado de S.
Paulo, séries como Xingu e Japão  ganharam elogios, pois a emissora investiu em qualidade,
mas nem sempre isso demonstrou ser sinônimo de lucro: Descontente com o  faturamento e a
audiência, Bloch aprova programas populares, como os humorísticos do casal Carlos Eduardo
Dolabella e Pepita Rodrigues e  Miéle.[5]
A emissora entrou pelo ano de 1986, com uma dívida que beirava os 23 milhões de dólares.
Os primeiros sinais de  prejuízo surgiram em fevereiro de 1986.
A rede acumulava um prejuízo de 80 milhões de dólares e uma dívida que chegava  a 23 milhões
de dólares.
[5] Apesar disso, a partir desse ano, são exibidas outras telenovelas de sucesso produzidas pela
Manchete,  como a Dona Beija, lançada em abril.
Em uma entrevista para o Jornal do Brasil, Adolpho Bloch reconheceu que foram gastos  Cz$ 25
milhões para produzir Dona Beija.
[42] Mas Bloch lembrou que a produção estava dando resultados: A novela tem dado  25%, 27%
no Rio, em Recife já chegou a 40%, em Belo Horizonte atingiu 35%.
É comentada em todo o Brasil.
[42]  A emissora enfrentou polêmica casa de apostas primeira greve de funcionários em setembro
de 1986, quando pararam em virtude de salários atrasados.
Xuxa, que  alcançava excelente audiência, deixou o canal no começo do ano e foi para a TV
Globo apresentar o Xou da  Xuxa.
Ainda em 1986, duas atrações contribuíram para o aumento da crise financeira: a transmissão da
Copa do Mundo de 1986,  no México e a novela Dona Beija, uma produção que custou mais de
US$ 2 milhões.



Com cenas de nudez de  Maitê Proença, a novela teve boa audiência, com cerca de 15 pontos
diários, especialmente entre o público masculino, mas também  deu prejuízo.[5]
Clodovil estreou o programa Clô para os Íntimos, diariamente às 14 horas.
O apresentador se envolveria em uma polêmica ao  expor polêmica casa de apostas opinião
sobre a nova constituição, que estava em votação no Congresso Nacional.
Depois de classificar a Assembleia como "prostituinte",  Adolpho Bloch demitiu o
apresentador.[43]
Ainda em 86, para compensar a perda de Xuxa, a Manchete resolveu extinguir o Clube da 
Criança e o Circo Alegre, comandado pelo palhaço Carequinha, que antecedia diariamente o
Clube e substituí-los por dois novos programas:  pela manhã, Nave da Fantasia, comandado por
Simony.
E à tarde, no antigo horário ocupado pelo Clube, estreou Lupu Limpim Claplá  Topô, com Lucinha
Lins e Claudio Tovar.
Este último seguia um formato de teleteatro, onde os apresentadores interpretavam os mais
variados  contos infantis.
Positivamente, a emissora vendeu para exibição em Portugal, as produções Viver a Vida e Tudo
em Cima.
Fato que foi  comemorado na empresa.[44]
Em fevereiro, as transmissões do Carnaval da Manchete vieram recheadas de novidades.
A emissora colocou mil funcionários no sambódromo  para a cobertura dos Desfile das escolas de
samba do Rio de Janeiro.
A concorrência entre a Manchete e a Globo  ganhava caráter de briga.
Um confronto de logotipos marcava a entrada do sambódromo durante as transmissões dos
desfiles do Grupo Especial  do Rio de Janeiro.
Dentre as novidades, a rede trazia a câmera-robô, além de um helicóptero que sobrevoava o
sambódromo do  Rio de Janeiro.
Rubens Furtado dizia que o Carnaval era a chance que a Manchete tinha de mostrar que ela era 
grande, que era melhor que a Globo.
O resultado foi que a Manchete liderou a audiência no Rio, de ponta a  ponta.
Pertencendo ao grupo de funcionários que participaram da criação da rede em 1983, Zevi
Ghivelder tornou-se diretor de jornalismo da  emissora, e com o Jornal da Manchete, conquistou
sucesso de crítica e de público.
[45][46] José Wilker chega para assumir a  direção de dramaturgia substituindo Herval Rossano e
reforçar o núcleo de dramaturgia e coloca no ar em março de 1987,  a novela policial Corpo
Santo.
A novela estreou com quatorze pontos de audiência e chegou a picos de 31 pontos, durante  a
morte da personagem de Christiane Torloni.
Durante o restante do ano, o diretor trouxe uma série de profissionais e vários  produtos do
gênero.
Em maio, estreou Helena, novela escrita por Mário Prata, com Luciana Braga e Thales Pan
Chacon.
Em outubro, em  substituição a Corpo Santo, estreava Carmem, escrita por Glória Perez e
estrelada por Lucélia Santos, trazida da TV Globo a  peso de ouro, e Paulo Betti.
A trama alcançou 31 pontos de audiência no Rio de Janeiro, desbancando a Globo em  alguns
capítulos.
[47] Carmem também é lembrada por Silvio Santos ter feito uma participação especial na novela.
O apresentador abriu as portas  do Programa Silvio Santos do SBT para a personagem Creuza
(Bia Sion) participa do quadro Namoro na TV.
Sonhadora e romântica,  Creuza vai até lá solicitar um namorado através da mídia eletrônica.
[48] Além das novelas, a emissora voltaria a produção de  minisséries com A Rainha da Vida,
com Débora Duarte.
A minissérie teve 15 capítulos, mas não teve boa repercussão.
Em 6 de  abril de 1987, a emissora estreia Nave da Fantasia, um programa infantil, com outra



revelação, Angélica, então com apenas 13  anos.
Angélica chegava substituindo Simony, que tinha ido para o SBT apresentar o Do Ré Mi Fá Sol
Lá Simony.
Com a  volta do Clube da Criança ao antigo horário, Lupu Limpim Clapá Topô foi extinto.
Outros programas produzidos em parceria com Nilton  Travesso e a produtora independente
Equipe A foram lançados: Mulher 87, Osmar Santos Show e Vídeo em Manchete (uma espécie 
de Vídeo Show).
A primeira grande demissão da emissora aconteceu em julho de 1987, quando a linha de shows
da emissora,  composta por musicais e humorísticos, foi completamente desativada e cerca de
cem funcionários foram demitidos.
[5] A emissora entra na bolsa  de valores.
O total das ações soma 130 milhões de dólares, mas o comandante do grupo, Adolpho Bloch,
colocaria na mesa  de negociações de 40% a 80% do capital, com a condição de que na partilha
do bolo não houvesse um  sócio majoritário.
[49] Na lista de interessados, aparecem até agora a construtora Norberto Odebrecht, a
Paranapanema, o rei da soja Olacir  de Moraes e um grupo ligado à área de café.
[49] Nas negociações, não entra o passivo da Manchete, avaliado no  equivalente a 4 milhões de
dólares.
[49] Monteiro Aranha negou na época que estivesse envolvido com eventual compra de
participação acionária  na TV Manchete.
[50] Depois de conseguir do Banco do Brasil, um empréstimo de 12 milhões de dólares - 8
milhões  de dólares foram devolvidos ao banco em cotas de patrocínio e em ações de marketing
ao longo da programação -  a Manchete continuou a procurar um parceiro, esperando a melhor
oferta.
[51] Em 3 de dezembro de 1987, a direção da  TV Manchete encerrou sem sucesso as
negociações para a transferência do controle da emissora para o empresário paulista Otávio
Lacombe,  do grupo Paranapanema.
[52] A TV Brasília, que até então era afiliada do SBT, passa a retransmitir a rede em junho,  se
tornando uma das principais afiliadas.
No segundo semestre, a partir de 13 de outubro de 1987, Angélica passa a apresentar  uma nova
versão do Clube da Criança ao lado do ator Ferrugem.
Em 1988, depois de cinco anos insistindo em uma  programação de alto nível, com
documentários, jornalismo e programas de entrevistas, a dívida da Rede Manchete sobe para os
34  milhões de dólares, provocando a extinção de programas que não davam audiência e
anunciantes.
O investimento de televisão de primeira classe  não teve retorno financeiro e nem audiência,
levando a extinção de programas, quase todos da época da estreia em 1983.
Os  grandes anunciantes não demonstraram qualquer interesse neste tipo de programação,
preferindo nas redes Globo, SBT e Bandeirantes, todas com programações  populares.
Em mais uma tentativa de salvar a emissora são colocados no ar 19 novos programas, entre eles:
o humorístico Cadeira  de Barbeiro, com Lucinha Lins e Cacá Rosset, e o Sem Limite com Luiz
Armando Queiroz.
Nas manhãs, o espaço era  do jornalismo com a exibição do noticiário Repórter Manchete e do
Brasil 7:30, apresentado por Liliane Cardoso, direto dos estúdios  da TV Brasília.
À tarde, faziam sucesso: os seriados Jaspion e Changeman.
Nas manhãs, o Repórter Manchete entrava no ar diariamente às  8h.
Com um formato muito parecido com os canais de TV paga americanos de hot news (CNN),
exibindo notícias o tempo  todo direto da bancada, o jornal se aproveitava da frequência da TV
Manchete no Rio (canal 6), que permitia a  sintonia através de rádios FM.
Muitos cariocas ouviam o telejornal indo para o trabalho, que pouco se valia de imagens,
adotando  de fato uma linguagem radiofônica.
No campo do jornalismo, também estreavam os telejornais locais Praça em Manchete, que
antecediam o Jornal  da Manchete.



Rio em Manchete, São Paulo em Manchete, Minas em Manchete, Ceará em Manchete,
Pernambuco em Manchete, Pampa em Manchete,  Tele Manchete e posteriormente muitos
outros.
A então maior audiência da história da TV Manchete foi atingida em junho, durante a  transmissão
de Flamengo x Vasco, final do Campeonato Carioca daquele ano.
Pegou 63% dos aparelhos ligados no horário do jogo.
A Globo  teve de se espremer em exíguos - para ela - 23%.[53]
Em setembro, foi noticiado que a TV Manchete e a  apresentadora Hebe Camargo estavam
conversando.
Insatisfeita com a força que a TVS vinha dando a Jô Soares, Hebe estaria inclinada a  aceitar
uma boa proposta da emissora carioca.
[54] Para a apresentadora, a Manchete ofereceu luvas - no caso, 100 mil dólares.[55]
Do  outro lado, foi também noticiado o interesse de Silvio Santos em ter Angélica no SBT.
Angélica, com apenas 14 anos e  uma produção de baixo custo, estava batendo a Globo na
audiência das tardes de segunda a sexta com o infantil  Clube da Criança e, aos sábados, com o
juvenil Milk Shake.
[56] O dono do SBT, segundo o empresário de Angélica,  Paulo Ricardo, "ofereceu tudo o que a
Manchete pagasse em dobro, mais comercialização e luvas altas.
Ele começou com uma oferta  de Cz$ 3 000 000 mensais, mas foi subindo até transformá-la no
salário mais alto da emissora".
[56] Angélica, porém, renovou  com a Manchete até junho de 1990, pela segurança de um projeto
já estável na Manchete, aliada a uma melhoria,  do contrato que só terminaria em dezembro de
1989, agora reforçado também por edições de revistinhas e álbuns infantis.[56]
Enquanto isso,  Rodolpho Gamberini, editor regional do departamento paulista de jornalismo,
Hélio Goldstein, diretor de redação, e as jornalistas Selma Panazzi e  Lídia Goldstein deixaram a
emissora após uma crise provocada por um pedido de 20% de corte na redação de São  Paulo e
a interferência de um diretor que não era da área.[57]
Em outubro, Adolpho Bloch e David Elkind chegaram de  Paris.
Corria nos bastidores da Rede Manchete que os dois foram, pessoalmente, negociar a venda da
emissora para empresários franceses.[58]
Em fevereiro,  foi noticiado que o empresário Arthur Falk do mercado financeiro, ligado a um
grupo suíço, Union des Banques Suisses, da  qual era o representante no Brasil, estaria em
entendimentos com a TV Manchete.
Estuda a possibilidade de comprar a emissora de  Adolpho Bloch, com quem já teve vários
encontros.
[59][60] O próprio Arthur Falk confirmou a notícia da possível compra da TV  Manchete, mas
afirmou que não estava ligado a nenhum grupo suíço.
Falk acrescentou ainda que junto com ele na transação está  um grupo de empresários
brasileiros.[61]
Embora mostrasse sinais de crise, a emissora tentava tirar profissionais de outras redes.
Em março, o diretor  da emissora, Zevi Ghivelder, e o jornalista Joelmir Beting chegaram a
negociar um novo telejornal na emissora.
[55][62] O jornalista preferiu  continuar na Globo.
[63][64] Após deixar a Globo,[65] Leda Nagle foi contratada para apresentar a edição da tarde do
Jornal da  Manchete.
[66] Na área do entretenimento tentou, sem sucesso, contratar o diretor Reynaldo Boury, o autor
Gilberto Braga, e atrizes Joana  Fomm, Glória Pires, Bruna Lombardi e Vera Fischer.
[55][67] Para todos foi oferecido um contrato de Cr$ 50 000 de luvas,  Cr$ 10 000 mensais e
passagens para o exterior.
[68] Outros globais sondados foram Marcos Paulo e Cláudia Raia.
[69] Mas conseguiu  tirar César Filho e Benedito Ruy Barbosa da Globo.[70][71]
No mês de julho, ia ao ar a novela Kananga do Japão,  protagonizada por Christiane Torloni e
Raul Gazolla.



A trama era, até então, o maior investimento em novelas já feito pela emissora,  e que teve a
missão de recuperar o maior Ibope já alcançado no horário das 22h30 - a média de  20 a 25
pontos de Dona Beija, que bateu a Globo em 1986.
[72] Kananga do Japão alcançou, em seu primeiro  capítulo, uma média de vinte pontos na
Grande Rio e seis na Grande São Paulo, segundo o Instituto Brasileiro de  Opinião Pública e
Estatística.
[nota 1] Tais índices foram satisfatórios comparados à trama anterior, Olho por Olho, a qual
indicava seis  no Rio de Janeiro e dois, em São Paulo, triplicando os números da antecessora.
[73] A emissora lançaria o Cabaré do  Barata, com a direção de Augusto César Vanucci e com o
humorista Agildo Ribeiro.
[72] A Manchete também adotaria a estratégia  de rechear de reprises polêmica casa de apostas
programação.
Apostando na nostalgia, a Manchete vai de Kojak, Baretta e O Incrível Hulk.
Junto com O  Homem Invisível e Xerife Lobo.
[72] Para o público infantil, tinha o Cometa Alegria, apresentado por Cinthya Rachel e Patrick de 
Oliveira.
Em outubro de 1989, a imprensa notícia a futura sede da emissora em São Paulo.
[74] O mercado paulista passou a  atrair a Manchete, já que dos 70 milhões de dólares faturados
pela rede, através de suas 32 emissoras, durante 89,  50 milhões foram resultados dos negócios
efetuados em São Paulo.[75]
Edifício sede da Rede Manchete em São Paulo
Neste ano, a Rede  Manchete inaugurou polêmica casa de apostas sede na capital paulista,
transferindo polêmica casa de apostas diretoria geral de comercialização para a cidade.
[76] O novo prédio de  8 mil metros quadrados foi projetado por Oscar Niemeyer e custou cerca
de US$ 20 milhões de dólares (Cr$ 700  milhões na época).
Fica localizado na zona norte da cidade, na Casa Verde.
[77] As instalações incluem um teatro com capacidade para  300 pessoas, um estúdio de
jornalismo com oito ilhas de edição, uma central de documentação e outra de pós-produção.
A nova  sede também abrigou a produção de três programas Mulher 90, Os Campeões" e "Hit
Parade além do departamento comercial da  emissora, que se transfere para a cidade.
[77] A cerimônia de inauguração do novo prédio aconteceu com a entrega do troféu  Manchete
para personalidades paulistas de diferentes áreas.
[77] Ainda dentro do marco do aniversário de São Paulo, a emissora preparou uma  programação
especial que começou em 21 de janeiro, com o programa São Paulo, Terra Mágica, que conta a
história da  cidade.
Em 22 de janeiro, a apresentadora Angélica recebeu figuras representativas do panorama
musical paulista, como Paulo Ricardo, Supla e Guilherme  Vergueiro.
No dia 23, a emissora exibiu o musical de Chrystian & Ralf.
[77] Na data do aniversário da cidade, a Manchete  transmitiu um concerto ao vivo da Orquestra
Sinfônica do Estado de São Paulo, e a tarde um jogo entre a  Seleção Paulista de Futebol contra
um time carioca.
Durante a noite, a emissora colocou no ar um especial com Gilberto Gil,  gravado na praça da
Paz.
[77] Na mesma semana, a emissora mostrou um especial com Pepeu Gomes e apresentou um
Manchete  Documento especial sobre a cidade.[77]
Em relação a venda da emissora nos anos anteriores, essa ideia surgiu, conforme diz Expedito
Grossi,  diretor-geral da rede, devido a problemas de saúde de dois sobrinhos de Adolpho Bloch,
Oscar Bloch e Pedro Jack Kapeller,  oficialmente os principais nomes da rede.
Isso teria ocasionado certo desânimo no comandante da Manchete: Mas depois eles melhoraram,
reassumiram seus  cargos, e o Adolpho voltou a se entusiasmar com a emissora.
A partir daí, a gente começou a fazer TV de  verdade, assegurou o diretor-geral.[78]
A partir de 19 de março, estreou Os Campeões, um esportivo liderado de São Paulo pelo
apresentador  Osmar Santos.



[79][80][81] A linha de shows começou dia 20 de março, com o teleteatro sobrenatural Fronteiras
do Desconhecido - uma  série de casos verdade de espíritas, paranormais e todo o tipo de
mistério e assombração, sob direção de Augusto César  Vannucci.
[79][80][81] A quarta-feira, 21 de março, continuava a mesma, com Cabaré do Barata, o
humorístico de Agildo Ribeiro.
A partir do  dia 22, a quinta alterna jornalísticos (Debate em Manchete e Manchete Urgente) com
especiais musicais.
[79][80][81] Ficam para a sexta, em  horário antecipado para às 22h30, as bem sucedidas
reportagens mundo cão do Documento Especial: Televisão Verdade, apresentado por Roberto
Maya  e dirigido por Nelson Hoineff.
[79][80][81] A produção mais sofisticada da linha de shows será aos sábados, às 22h30 com
Dançando  Conforme a Música, um musical comandado por Luís Carlos Miele e
Watusi.[79][80][81]
A cereja do bolo, no entanto, viria por último  - a novela Pantanal, dia 27, uma terça-feira, para
evitar um choque direto com a Tela Quente, da Globo.
[79] Na  segunda-feira, dia 26, o telespectador verá apenas os bastidores da estreia do dia
seguinte.
[79][80] Pantanal viria a se tornar o  maior sucesso da teledramaturgia da emissora, considerado
inesperado,[82] frequentemente, Pantanal vencia a programação global.
[83][84] Nos últimos índices de audiência disponíveis  do Ibope da época, nos horários de melhor
desempenho, Pantanal batia sistematicamente os programas da TV Globo e do SBT.
[85][86]  O triunfo de Pantanal não se media apenas pelos seus percentuais de audiência.
Para além dos números, a novela da Manchete  se tornaria o programa mais comentado do
Brasil, e Cristiana Oliveira, a protagonista de Pantanal, transformou-se numa figura nacional
praticamente  da noite para o dia.[87]
A emissora continuava tentando tirar profissionais da concorrência, como Fausto Silva, da
Globo,[88][89] tendo o mesmo  optado por continuar na concorrente carioca.
[90] A Manchete chegou a conversar também com o locutor Galvão Bueno para um programa 
esportivo nas tardes de domingo da emissora.
A ideia era disputar a audiência do Esporte Total, dirigido por Luciano do Valle,  exibido pela TV
Bandeirantes.
[91] E contratou a repórter Leilane Neubarth, depois de oito anos na TV Globo, para o Programa 
de Domingo, com Paulo Alceu, e para fazer matérias especiais para o Jornal da Manchete,
apresentado pelo Casal 20 da  rede, Eliakim Araújo e Leila Cordeiro.[92]
Em 1989, a emissora começa a viver o seu apogeu, sendo causa pela vice-liderança absoluta.
No  esporte, destaque para as transmissões ao vivo dos jogos da Copa Rio.
O Documento Especial: Televisão Verdade estreia na atração.
Em junho,  a emissora transmitiu a Copa do Mundo FIFA de 1990 na Itália.[93]
Em dezembro, ia ao ar a novela A História  de Ana Raio e Zé Trovão, sucedendo Pantanal.
Apesar não repetir o sucesso de Pantanal, terminou com a média de 20  pontos, com picos de 35
pontos, mantendo-se na vice-liderança.
Em 1991, o cinema brasileiro ganhou destaque na programação, através de uma  das principais
sessões de filmes da emissora, o Cinema Nacional.
No mesmo ano, o diretor Jayme Monjardim reúne com todos os  representantes das emissoras
afiliadas da rede para anunciar a nova programação visual da Manchete, acompanhada por
novos programas.
Em maio, um  diretor da TV Manchete confessou que a emissora estava de olho em Jô Soares do
SBT.
[94] Durante as exibições das  novelas Pantanal e A História de Ana Raio e Zé Trovão, a Rede
Manchete já tinha muitas afiliadas e repetidoras  em todas as capitais e inúmeros municípios,
tornando-se de fato uma rede nacional com cobertura em praticamente todo o Brasil.
Em  junho, segundo a revista Veja, o deputado Paulo Octávio (PRN-DF), um dos amigos mais
próximos do presidente Fernando Collor, fez  ao empresário Adolpho Bloch uma proposta de



compra da TV Manchete por US$ 200 milhões de dólares.
O deputado é casado  com polêmica casa de apostas afilhada, Ana Cristina, neta do ex-
presidente Juscelino Kubitschek.
[95] O sócio de Paulo Octávio era o empresário João Carlos  Di Genio.
[7][8][9] A paixão pelo seu parque gráfico e uma dívida de US$ 20 milhões foram as principais
inquietações manifestadas  por Bloch ao deputado Paulo Octávio, quando falaram pela primeira
vez sobre a venda da Manchete.
Paulo coordena a negociação entre  um grupo de dez empresários e a emissora de Adolpho
Bloch.
Segundo Paulo Octávio, a TV ocupa grande parte do tempo  que Bloch preferiria dedicar a
polêmica casa de apostas gráfica.
[96] O pool de empresários que pretendia comprar a rede eram um outro amigo  do presidente
Collor, Luís Estêvão, presidente do grupo OK; Mathias Machline, do grupo Sharp; Herbert Levy,
da Gazeta Mercantil, além  da editora Abril.
[95] Bloch deverá enviar um dossiê administrativo sobre a situação financeira da emissora que
deverá conter a posição  da dívida contraída há alguns anos para ampliação da Rede Manchete
de Televisão.
Após a entrega do dossiê, Paulo Octávio tem  90 dias para concluir o negócio.
Paulo Octávio afirmou que não tem preconceitos contra nacionalidade ou ramo de atividade dos
futuros  sócios,[97] mas nada se concretizou sobre a venda.
[10] Adolpho Bloch não ficou satisfeito com a oferta que recebeu dos empresários  Paulo Octávio
Pereira e João Octávio Di Gênio, pois ele queria um cheque de US$ 200 milhões.
com fundos,[98] enquanto os  empresários ofereciam menos, entre 130, 140 e 150 milhões de
dólares.
[99][100][101] A imprensa afirmaria que, há meses, o ex-governador e  então candidato à
presidência da República Orestes Quércia tinha manifestado interesse em adquirir a emissora do
grupo Bloch.
Chegando até a  fazer consultas e sondagens iniciais para tocar o negócio.
[102] Quando o presidente Fernando Collor foi informado disto, ficou preocupado, já  que com a
TV Manchete nas mãos a campanha de Quércia teria um caminho asfaltado, sem obstáculos,
para crescer.
Nesse momento,  um grupo de fiéis amigos do presidente - Paulo e Di Genio à frente - tomou a
iniciativa de tirar  Quércia do páreo e partir para a compra, tanto para desenvolver projetos
próprios e também para tirar a emissora das  mãos do adversário.
[102] em outubro de 91, Paulo Octávio anunciou a suspensão das negociações da compra da
Manchete, fazendo um  discurso na Câmara dos Deputados do Brasil, ele denunciou o que
classificou de práticas subreptícias e insidiosas de empresários que  têm medo da livre
concorrência e das regras do mercado, disse Paulo , que comunicou polêmica casa de apostas
decisão ao empresário Adolpho  Bloch, em um encontro.
A Manchete teria, segundo o deputado, uma dívida de US$ 40 milhões, sendo metade com o
Banco  do Brasil.
Paulo desafiou que provem qualquer favorecimento nas negociações, que se arrastavam há três
meses.
O deputado disse que estava muito  perto de um acordo com a diretoria da Manchete: O negócio
era uma questão de tempo.
Ele admitiu retomar o projeto  quando houver uma fase melhor para negociar.
[103] Quando lhe perguntam quais as razões desse bloqueio de livre mercado de televisões  no
país, Paulo se limita a responder: plim plim.
[104] No mesmo mês, Bloch reuniu a imprensa, para garantir que a  emissora não está à venda
por dinheiro nenhum do mundo.
Se, em algum momento, ele pensou em vender a emissora foi  ideia passageira: Eu estava
cansado e comentei com amigos que pensava em vender a Manchete.
Mas foi um relâmpago.



Segundos depois já  estava arrependido.
Depois disso, os jornais começaram a noticiar a venda da Manchete.Tudo boato.
Um dia antes da entrevista, Adolpho Bloch e  a mulher Ana Bentes estiveram em Brasília numa
audiência com o presidente Fernando Collor: Fui dar uma satisfação ao presidente.
Afinal  de contas, televisão é uma concessão do governo e depois de toda essa confusão, era o
mínimo que eu podia  fazer.
[105] Afirmou sobre a dívida da Rede Manchete: A nossa dívida não chega a 5% do patrimônio da
empresa, avaliado  em centenas de milhões de dólares.
Quanto valem estes dois prédios, as obras de arte, a gráfica em Parada de Lucas  e os estúdios
do Complexo de Água Grande?.
Para vencer a dívida, Bloch pretende continuar investindo na programação.
Aos 83 anos, uma  coisa que ele garante é não ter medo de trabalho: Com essa idade eu podia
trabalhar menos, mas não.
No mínimo,  passo oito horas aqui na Manchete.[105]
A Manchete começa a investir cerca de US$ 12 milhões na telenovela Amazônia, que entra  no ar
no final de 1991.
[105] Além de exibir a soap opera The Bold and the Beautiful,[106]
Em janeiro de 1992,  entra no ar Almanaque, programa de variedades apresentado por César
Filho e Tânia Rodrigues, com roteiro de Rosana Hermann.
[107][108] Em  fevereiro, Fernando Barbosa Lima convidou e Márcia Peltier é contratada pela
emissora.
[109][110] Em abril, a Manchete resgata Vila Sésamo, série  de 262 episódios de 30 minutos cada
um, gravada entre 1988 e 89, e vai exibi-los diariamente às 12h, encerrando  o programa Clube
da Criança.[107]
A nova novela Amazônia, até então promessa de repetir o sucesso de Pantanal, começa dar
baixos  índices de audiência e torna-se um fracasso de audiência (apenas 2 pontos).
A emissora coloca no ar a continuação Amazônia -  Parte II, após saída de personagens que não
agradaram o telespectador.
Mesmo assim, mantém baixos índices de audiência e por causa  disso, entrou em grave crise
econômica (a causa principal conhecida foi o altíssimo investimento na novela, que acabou em
prejuízo  estrondoso).
A nova programação visual prometida por Jayme Monjardim acaba não dando muito certo.
Jayme acaba sendo demitido por Adolpho Bloch, iniciando  a primeira grande crise da emissora.
Também neste ano, a Rede Manchete deixava de ser vice-líder de audiência, após perder a 
posição para o SBT, ficando em terceira colocada.
Em 9 de junho de 1992, a TV Manchete detinha o sexto lugar  na audiência na Grande São Paulo
no horário entre 19h45 e meia-noite, segundo o Data Ibope.
Segundo a Folha de S.
Paulo  apurou, o faturamento da TV em 91 foi de US$ 100 milhões, o que a classifica como
terceira no ranking,  atrás da Globo e do SBT.
[111] A programação da emissora era alvo de críticas, como a erotização, a experiência mostrou 
que cenas gratuitas de nudismo e de sexo não garantem audiência significativa nem melhoram a
vida da emissora.
[112] Mesmo com  o agravamento da crise, Adolpho Bloch não queria vender a emissora, mas foi
pressionado por seus sócios.
[111] Para evitar a  venda, Bloch foi ao Palácio do Planalto pedir ao ministro Jorge Bornhausen
que o governo perdoasse parte de polêmica casa de apostas dívida  junto ao Banco do Brasil.
Bloch queria que Bornhausen pressionasse o presidente do BB, Lafayete Coutinho, para que o
isentasse de  pagar os juros de uma dívida de US$ 90 milhões.
[111] Ele só queria pagar a correção.
O ministro aconselhou-o a pedir  a Collor, que não o recebeu.
[111] Foi a última tentativa de Bloch para evitar a venda da emissora.
Há dois anos  que ele reclama ao governo que não quer pagar juros sobre juros.



[111] Um dia antes de procurar Bornhausen, Bloch disse  a amigos que seu maior orgulho na vida
era jamais ter outorgado uma escritura e que iria morrer sem vender  seus bens.
Aos 84 anos, Bloch era o maior empecilho à venda da TV.
Na época, chorou diante do presidente Collor que  disse: "Então não venda, Adolpho".
Eufórico, ele pensou que havia recebido um sinal de que teria ajuda, o que não se  confirmou.
Bloch chorou ao acertar a transferência ao IBF.
[111] O Grupo IBF (Indústria Brasileira de Formulários), presidida pelo empresário Hamilton Lucas
 de Oliveira, se ofereceu para cuidar da emissora.
A rede começou a ser negociada com o Grupo IBF, que fez fortuna  com a impressão de
raspadinhas.
[111][113] Em junho, concretizava-se a venda da Manchete para o Grupo IBF, fechando a compra
de  49% do capital acionário da Rede Manchete de Rádio e Televisão por US$ 25 milhões e
assumiu uma divida de  US$ 110 milhões da empresa junto a diversos credores.
[112][114] Conforme disse David Raw, novo diretor geral da rede, na cúpula  diretiva que está
sendo formada não consta o nome de nenhum membro da família Bloch.
Além disso, existe no contrato firmado  uma cláusula que dá à IBF o direito irretratável de
administrar a emissora: Dessa forma, teremos condições de desenvolver uma  administração
totalmente profissional, que possa tirar a rede do caos em que se enfiou.
Só não compramos 51% porque os Bloch  não quiseram vender.
[115] A sede da Rede Manchete de Rádio e Televisão será transferida para São Paulo, onde fica
o  IBF, mas o restante das instalações ficará no Rio de Janeiro.
[114] A médio prazo a IBF promete ameaçar as posições  do SBT, colocando a Manchete
novamente na briga pelo segundo lugar em audiência.
[115] Tendo, inclusive, tentado contratar Walter Zagari, que  preferiu continuar no comercial do
SBT, Raw foi crítico: Infelizmente ele não teve coragem para aceitar o desafio proposto.
[116] Porém,  aparentemente com o objetivo de valorizar o então Xerxes Gusmão do comercial, o
diretor geral mudou o discurso: O Zagari  é meu amigo, o encontro com freqüência, mas não
fizemos proposta concreta para ele.[117]
Já na nova administração estreia, com apresentação  de Clodovil Hernandes, o programa
Clodovil Abre o Jogo.
Com a saída do Documento Especial: Televisão Verdade (que foi para o  SBT) foi criada o
Manchete Especial: Documento Verdade, com apresentação de Henrique Martins, para sanar a
perda do programa.
Ainda teria  Clube da Criança, Vídeo Memória, Gente de Expressão, Ferreira Neto Opinião, Duda
Little no Duda Alegria, Capítulo Especial.
[116] Em julho,  a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos de 1992, realizado em Barcelona.
No mesmo mês, começa a transmitir o Campeonato Paulista de  futebol, com narração de Osmar
Santos.
A emissora faz cobertura nas denúncias que levaram o impeachment ao então Presidente da
República  Fernando Collor, entre abril a dezembro.
Pela primeira vez, em fevereiro de 1993, a emissora não fez a cobertura do carnaval  carioca.
Em São Paulo, o atraso no pagamento de salários, alguns desde 1992, leva os funcionários a
retirarem a TV Manchete  São Paulo do ar, ao interromperem a programação da emissora no fim
da tarde do dia 15 de fevereiro de  1993, uma greve que aconteceu na sede paulista da emissora,
os técnicos pararam as atividades, tendo o programa Almanaque ido  ao ar como reprise já que a
greve impediu a gravação.
O virtual estado de greve dos técnicos da Rede Manchete  em São Paulo se deve a uma
promessa ainda não cumprida do dono da emissora, o empresário Hamilton Lucas de  Oliveira,
do grupo Indústria Brasileira de Formulários, de que depositaria todos os salários atrasados, mas
na verdade, só foram pagos  os salários dos funcionários que ganhavam até 5 milhões de
cruzeiros.[118]
Em 15 de março, outra greve, agora na sede carioca,  que ficou sem exibir polêmica casa de
apostas programação até as 19h40.



A Manchete saiu do ar a partir das 14h35.
Por 40 minutos os  grevistas conseguiram divulgar no Rio colocando no ar um slide denunciando
a falta dos pagamentos e o sucateamento da emissora.
De  imediato, é deflagrada a greve de funcionários, com a seguinte mensagem: "Estamos fora do
ar por falta de pagamento dos  meses de dezembro, janeiro, fevereiro e parte do décimo terceiro
de 1992".
Às 15h15, a emissora voltou ao ar no Rio  por quatro minutos.Depois, saiu do ar.
A ocupação não encontrou resistência.
Às 16h30, uma nova turma de funcionários resolveu entrar no prédio,  causando um certo
tumulto.
Adolpho Bloch, dono do prédio onde funcionam as redações das revistas de seu grupo (além da
TV  Manchete), não impediu a entrada dos grevistas, mas solicitou aos representantes do
movimento que não depredassem o patrimônio.
Eles disseram que  não pretendem avariar nada, até por que esse patrimônio é a garantia de
pagamento.
Todos os chefes do departamento de jornalismo  desceram - o único que permaneceu na sala foi
o diretor de jornalismo, Mauro Costa.
Às 19h40, retornou a apresentar polêmica casa de apostas  programação normal com imagens
transmitidas de São Paulo.
Os grevistas também impediram que as fitas de programas da emissora saíssem do  arquivo da
rede.
[119][120] Uma comissão de quatro grevistas conseguiu um encontro com o presidente Itamar
Franco, que estava hospedado no  hotel Glória.
Eles pediram a intermediação do presidente para se tentar uma solução para a crise da emissora.
O ministro da Justiça,  Maurício José Corrêa, disse que o presidente discutirá a crise da
Manchete em reunião com os ministros do Trabalho, Walter  Barelli, e das Comunicações, Hugo
Napoleão.
O governo só poderia intervir na Manchete se a greve se prolongasse por mais de  30 dias.
Nesse caso, a concessão poderia ser cassada.
O diretor-geral da Rede Manchete, Xerxes Gusmão Neto, informou em São Paulo através  da
polêmica casa de apostas assessoria de imprensa, que estranhava a "violência" ocorrida no Rio.
Segundo o diretor, não havia motivo para a atitude  dos grevistas, pois a direção da emissora
estava negociando, no Ministério do Trabalho, em Brasília, uma solução para o problema  salarial
dos funcionários da Manchete em todo o país.
[121][122][123] Um show foi realizado para arrecadar renda para os 1 300  profissionais cariocas
da emissora no Circo Voador, na Lapa.
Em 29 de março, os funcionários da Manchete no Rio desocuparam o  prédio da emissora na
Glória, zona sul do Rio.
O grupo IBF, que controla a Manchete, conseguiu, do juiz João Baptista  Chagas Filho, da 23ª
Vara Cível, um mandado de reintegração de posse, que foi cumprido por dois oficiais de Justiça 
após cinco horas de negociações com os funcionários que ocupavam o prédio.
Os grevistas obtiveram a garantia de que as portas  da emissora seriam lacradas para evitar
retirada de equipamentos.
Na avaliação deles, esses equipamentos são os bens que podem garantir o  pagamento dos
salários atrasados.
[124] O diretor artístico da emissora, Jayme Monjardim, aproveitou uma pergunta do Jornal do
Brasil (É possível  produzir alguma coisa com a crise financeira e política da Manchete?) para
desabafar, através de fax, contra as concorrentes e  prometer dar o troco aos que infringiram a
infâmia da vingança.
A seguir, a resposta-manifesto de Monjardim: A crise da Manchete  não é a maior de todos os
tempos que uma rede já enfrentou.
A Bandeirantes teve seus funcionários acampados na frente  de polêmica casa de apostas sede
fazendo greve de fome no início dos anos 80 (...



) Vejo gente atirando pedras na Manchete que  se esquece da própria biografia.
A crise não é da Manchete.
Que culpa temos se o Brasil ainda não adequou suas leis  à realidade dos tempos modernos?
Peço que não se deixem levar pelos boatos mal-intencionados, que são divulgados por aqueles
que  temem nossa competência de fazer televisão e preferem maquiar os fatos (...
) A Manchete tem um perfil perigoso para a  concorrência, pois todos sabem que a qualquer
momento poderemos atingir a audiência de ponta.
Não somos uma rede imperial, administrada por  famílias que monopolizaram a televisão
brasileira (...
) Em breve, estaremos em pé novamente.
Só que desta vez marcados pela leviandade e  a falta de escrúpulos com que fomos tratados
artisticamente por algumas de nossas concorrentes.
Não foram apenas nossos sofridos funcionários -  as maiores vítimas da crise - que invadiram
nossa sede na Rua do Russel, no Rio.
A Bandeirantes também invadiu nossa  casa com a deselegância dos maus companheiros,
despeitados com o fato de termos trazido para cá a Fórmula Indy.
Em nenhum  momento ela pesou o fato de estarmos lutando por um mercado de trabalho comum
a todos e que esse evento,  efetivamente, foi um sinalizador para a recuperação.
Invadiu nossas instalações e tripudiou sobre nós.
Mas da nossa própria capacidade de trabalho nascerá  uma nova TV para o Brasil, que
certamente fará com que todos tenham que reestruturar seus rumos.
Essa é a resposta  contundente que vamos dar àqueles que infringiram a infâmia da vingança.
Vamos responder com talento e criatividade ao achincalhe dos inconscientes  (...
) Em breve, estaremos exibindo a nova programação, onde mostraremos que não voltamos para
jogar o mesmo jogo desumano, encalhado  na mesmice eletrônica/conceitual em que se
transformou a TV brasileira.[125]
Novamente, a emissora seria alvo de notícias de uma possível venda  agora, para o grupo
Fininvest, que negou o interesse na rede.
[126] Porém, o então presidente da Força Sindical, Luiz Antônio  Medeiros, disse que a Central
Única dos Trabalhadores tem o apoio do ministro do Trabalho, Walter Barelli, para assumir o 
controle da Manchete.
Medeiros disse ainda que a transferência da Rede Manchete para a fundação seria "uma
manobra partidária", já que  a CUT é ligada ao Partido dos Trabalhadores: O objetivo é
transformar uma rede nacional em palanque eletrônico para o  PT e seu candidato à Presidência
da República, disse o presidente da Força Sindical, rival da CUT.
[127] Posteriormente, o então  secretário-geral da CUT, Gilmar Carneiro, explicou que a ideia é
formar uma direção pluralista na emissora, com a participação de  outros órgãos de comunicação,
fundações e entidades classistas e da sociedade civil: Não queremos controle de nada nem
tornar a  TV um arauto do PT.
Aliás, ninguém terá o controle, conforme o projeto que estamos elaborando e que deverá ser
entregue  ao governo na semana que vem, afirmou.
Carneiro está tão entusiasmado com o projeto que já fala até na linha da  programação:
Queremos fazer uma TV parecida com a BBC, independente.
Todos estão cansados de ver tanto sexo, violência.
Imaginamos uma emissora com  tudo o que as outras fazem, mas sem esses componentes.
A ideia é mostrar um Brasil que os brasileiros não conhecem,  na linha Pantanal, mas sem sexo.
[128] Um consórcio de sindicatos, entidades da sociedade civil e empresas poderia comprar a TV 
e a Rádio Manchete.
Alguns grupos já demonstraram aos funcionários das empresas interesse em adquirir a
concessão de televisão, como os  sindicatos dos bancários de São Paulo e São Bernardo -
ambos filiados à Central Única dos Trabalhadores - a Ordem  dos Advogados do Brasil (OAB),
representando as entidades da sociedade, e o Banco Pactual, liderando as empresas,[129] mas
logo o  banco afirmou não estar intermediando ou liderando qualquer operação para a



transferência do controle da TV Manchete para os funcionários.
Houve  apenas uma sondagem por parte de uma comissão de empregados, sem ligação com a
CUT ou sindicatos.
[130] O secretário-geral da  CUT, Gilmar Carneiro, conversou por telefone durante 15 minutos
com o presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho.
Os dois falaram do  projeto que a CUT tem para assumir a TV Manchete em conjunto com várias
entidades, inclusive patronais, perguntando ao dono  da TV Globo se a Fundação Roberto
Marinho poderia engajar-se na ideia, contou Carneiro.
Marinho, disse o sindicalista, escutou com atenção  mas desaprovou a intenção.
[131] Em 15 de abril de 1993, no Rio de Janeiro, em encontro inimaginável há alguns anos,  o
presidente da Central Única dos Trabalhadores, Jair Meneguelli, se reuniu com Roberto Marinho,
presidente das Organizações Globo, para explicar  o projeto da entidade sindical para a
Manchete: uma tevê pluralista, com a participação efetiva da sociedade civil: Seria uma  tevê
humanista, nem política nem partidária, com preocupações pedagógicas.
Não competiria com a Globo, disse Meneguelli.
Ele calculou em 100 milhões de  dólar dos dólares estadunidenses o valor necessário para
começar o negócio e chegou até a citar o nome do sociólogo  Herbert de Souza, o Betinho, para
presidir a fundação.
Segundo Meneguelli, Marinho estaria disposto a colaborar com o projeto.
Mas o governo  considerou impraticável a compra da Manchete pela CUT, porque a Constituição
brasileira de 1988 proibia o controle de emissoras de  tevê por partidos políticos e a CUT nada
mais era do que o braço sindical do PT.
[132][133] Por outro lado,  o Partido Democrático Trabalhista de Leonel Brizola, Governador do
Rio de Janeiro solicitou formalmente um ofício ao presidente Itamar Franco  pedindo preferência
na entrega ao Rio de Janeiro do canal 6, a TV Manchete, argumentando que o estado é um  dos
poucos, em todo o país, que não tinha ainda um canal de televisão educativo estadual.
O governo fluminense já tinha  pedido anteriormente, à União, o canal 2, a TVE Brasil.
A ideia do governo fluminense era fazer da Manchete uma fundação,  seguindo os mesmos
padrões bem-sucedidos da TV Cultura de São Paulo.
Brizola terminou dizendo que, em torno da Manchete, já se  formava um jogo obscuro, político e
econômico, envolvendo o senhor Roberto Marinho, o Partido dos Trabalhadores e a Central Única
 dos Trabalhadores.
[134][135] Mas tanto o ministro das comunicações Hugo Napoleão quanto o ministro do trabalho
Walter Barelli negaram ter recebido  a proposta do governo fluminense.
[136] O ex-diretor global Daniel Filho também admitiu interesse de assumir a emissora, articulado
junto ao  publicitário Ricardo Scalamandré, sócio de Emerson Fittipaldi nos direitos de
transmissão da Fórmula Indy): Estamos articulando a possibilidade de impedir  o fim da Manchete
e de mantê-la como um canal democrático, desvinculado de setores políticos, confirma Daniel
Filho, criticando o  interesse "da CUT e do governador Brizola" em assumir a emissora.
Isso é uma inversão de valores.
São os profissionais de TV  que devem estar à frente das emissoras e não os políticos.
[137] Os funcionários da empresa no Rio, sem salário desde  dezembro, receberam cestas
básicas da secretaria estadual de Trabalho.
O restaurante da emissora, onde eles almoçavam de graça, foi fechado.[137]
Ao mesmo  tempo, a cúpula do grupo Bloch foi a Brasília pedir ao presidente Itamar Franco a
retomada do controle da Rede  Manchete.
Como condição, um crédito do governo, de 50 milhões de dólares estadunidenses.
Mas voltaram ao Rio de mãos abanando.
[138] O atraso  dos salários e o sucateamento da emissora levaram a Bloch a entrar com um
processo na Justiça a fim de  retomar a emissora.
Através de medida cautelar, a emissora retornou ao controle da família Bloch em 23 de abril,
quando a  Justiça do Rio de Janeiro devolve a Rede Manchete de Rádio e Televisão ao
empresário Adolpho Bloch, alegando que a  IBF, do empresário Hamilton de Oliveira, descumpriu



cláusulas contratuais.[139][140]
Bloch alega que o IBF não completou o pagamento da compra, mas  Hamilton de Oliveira alega
que o pagamento não foi completado em função do valor das dívidas da rede ser o  dobro do
informado pelo Grupo Bloch.
A retomada da rede foi um ano antes do acerto do entre IBF-Manchete.
Após a retomada,  Seu Adolpho, como era conhecido, o sobrenome do fundador (bloch em letra
minúscula) acompanha abaixo do famoso símbolo da emissora  M.
Por causa da perda de audiência (que levou à venda, crise e greve) de 1992 a 1993, as primeiras
emissoras  afiliadas dos anos 1980 deixam a Rede Manchete, passando para as redes SBT e a
Bandeirantes.
Caso da TV Barriga Verde  que em 1993 passou para a Band.[141]
A então desconhecida Igreja Renascer em Cristo teve um importante papel na recuperação da 
Manchete no período posterior ao cancelamento da venda da emissora para o Grupo IBF,
arrendando uma significativa parcela da programação  da emissora, além das rádios Manchete
AM e Manchete FM.
Após a perda da emissora, Hamilton entrou com um processo, que  foi conseguido, na Justiça do
Estado do Rio de Janeiro, para que a Manchete não poderia ser vendida sem autorização  de
Hamilton de Oliveira, que se considera o legitimo dono da emissora.
O processo perdura por seis anos.
Na área infantil, Hamilton  tenta trazer Angélica de volta à emissora, mas já era tarde: a
apresentadora já havia assinado com o SBT.
Em uma  tentativa de salvar o Clube da Criança, Mylla Christie assume o comando da atração, na
qual fica somente até 1994,  quando ela assina com a TV Globo.
Na parte esportiva, consegue os direitos de transmissão da Fórmula Indy-CART, que por quase 
dez anos era exibida pela Rede Bandeirantes,[142] mas a emissora, com as transmissões da
corrida, ainda tinha uma conta pendurada  na Embratel pelo uso do sinal do satélite para
transmissões internacionais há mais de ano e as demais redes de  TV, em recente reunião,
deram um ultimato.
Se a Manchete não zerar a conta, não poderá mais usar o satélite.
E sem  satélite não há Indy.
[143] E novamente a Manchete voltaria a transmitir o Campeonato Paulista de futebol.
A TV Manchete, sem tomar  conhecimento da crise em que se encontrava, sonhava em ter o
jornalista Boris Casoy apresentando os seus telejornais.[144]
A emissora, já  de volta às mãos de seu fundador Adolpho Bloch, contrata Fernando Barbosa
Lima como Superintendente de Programação e Artístico.
O diretor  Marcos Schechtman é promovido a Diretor de Teledramaturgia e tem como missão
retomar a produção da emissora com a mini  novela "O Marajá", que acabou sendo censurada
pelo ex-Presidente Fernando Collor no dia da estreia.
Como missão imediata o corpo de  autores contratados formado por José Louzeiro, Regina
Braga, Eloy Santos, Márcio Tavolari e Alexandre Lydia foi dividido em três projetos.
Coube  a Regina Braga e Márcio Tavolari o desenvolvimento do seriado novela "Família Brasil", a
José Louzeiro e Alexandre Lydia a  novela "Guerra Sem Fim" e a Eloy Santos a minissérie Os
Caminhos de Rondon.
"Família Brasil" e "Guerra Sem Fim" estreiam  quase que simultaneamente no segundo semestre
de 1993 e a minissérie Os Caminhos de Rondon, em decorrência de custos, acaba  sendo
arquivada.
Ainda no final de 1993, lançou Raio Laser, programa de video-clip, com apresentação de Nato
Kandall.
Em 1994, entrou no  ar a novela 74.
5 - Uma Onda no Ar, produzida pela TV Plus.
Entre junho e julho, a emissora fez o  compacto da novela, por horário para não coincidir os
horários das partidas da Copa do Mundo de Futebol dos Estados  Unidos.
Em 11 de maio, Hamilton Lucas de Oliveira, dono da Indústria Brasileira de Formulários (IBF), e a



direção da TV  Manchete são condenados pela CPI da TV Jovem Pan por crimes de corrupção
ativa, formação de quadrilha, sonegação fiscal e  enriquecimento ilícito.
No mês seguinte, dia 8 de junho, o relatório final da CPI recomenda o afastamento dos diretores
da TV  Manchete e de Hamilton Lucas de Oliveira.
Eles foram excluídos de qualquer sociedade que tenha por finalidade administrar ou explorar
concessões  públicas.
A emissora não fez a cobertura da Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos, vencida na final
pelo Brasil.
No  dia 1º de setembro estreia a série de anime Os Cavaleiros do Zodíaco, que se tornaria uma
das atrações de  maior audiência da emissora.
Com o fim da grave crise, ensaia um reerguimento entre 1995 a 1997, marcado principalmente
pelos sucessos  de telenovelas, desenhos japoneses, telejornais, programas policiais, esportivos
(como A Grande Jogada), o aluguel de programas de televendas (especialmente do  Grupo
Imagem com o famoso 011-1406) e religiosos evangélicos das igrejas Renascer em Cristo e
Internacional da Graça de Deus  (apesar de representassem na época por volta de 10% da
população).
No mês de fevereiro, a emissora voltava a transmitir o  Desfile das Escolas de Samba do Rio de
Janeiro.
Acontece o embargo de bens da emissora pelo estatal Banco do Brasil  por causa das dívidas.
De 1995 até 1997, as primeiras emissoras afiliadas dos anos 1980 e inícios dos anos 90
começam  deixar a Rede Manchete, passando para as redes Record e a CNT.
Devido ao processo em que Hamilton Lucas ter entrado  contra Bloch para que a rede não seja
vendida sem o consentimento dele em 1993, a direção do Grupo Bloch  decide criar a Bloch Som
e Imagem, que ficou responsável por produzir as novelas, sem o risco de voltar para  o controle
do Grupo IBF.
Os anúncios já estavam no ar para a estreia do semanal Seu Boneco nas Paradas.
O programa  iria ao ar aos sábados e significaria a volta da emissora à produção de programas
de auditório, com números musicais  e shows de calouros.
Contaria ainda com a participação de personalidades em seu júri como Chiquinho Scarpa,
Rogéria, Magda Cotrofe e  João Roberto Kelly.
A tentativa de se fazer um "Novo Chacrinha" não deu certo e o programa foi extinto.
Lug de Paula,  que interpretava o personagem "Seu Boneco", apresentava ainda o Clube do Sr.
Boneco, de segunda à sexta, com apenas dez minutos  de duração.
Vai ao ar a novela Tocaia Grande, baseada em obra de Jorge Amado, com índice de audiência
que alcançou  em média 20 pontos.
A emissora passou a apelar para a nudez como foco principal de polêmica casa de apostas
estratégia de conseguir audiência  na noite e madrugada, tentando ficar no segundo lugar na
guerra contra o SBT de Sílvio Santos, perdendo como de  esperado somente para a líder TV
Globo, voltando ser a vice, perdida em 1992.
Em setembro, Carlos Amorim assumiu a direção  de programas jornalísticos e no dia 18, estreava
o polêmico 24 Horas.
Idealizado por Fernando Barbosa Lima e apresentado por Solange  Bastos, era um programa
altamente sensacionalista que explorava imagens fortes, mostrando a realidade nua e crua.
A crítica o viu como  uma reedição do Documento Especial: Televisão Verdade, levado ao ar em
1990.
O programa atraiu significativa audiência e ajudava a formar  uma grade de programação mais
popular.
No início de novembro, Márcia Peltier trouxe para a televisão brasileira o primeiro jornalístico
baseado  em pesquisas.
O Márcia Peltier Pesquisa estreou no dia 8 de outubro e atraiu uma audiência de cerca de 10
pontos,  o que acelerou a subida da emissora.
A programação da Manchete se fixava e a emissora fidelizava polêmica casa de apostas
audiência.



Em 19 de  novembro, morre o empresário e dono da emissora, Adolpho Bloch, aos 87 anos; seus
parentes assumiram a presidência da emissora.
No  início de 1996, a rede crescia e programas como o Câmera Manchete ganhavam destaque e
audiência.
Uma nova vinheta marcaria o  início da programação desse novo ano com o slogan: "Rede
Manchete, você em Primeiro Lugar".
Depois de transmitir o carnaval, em  fevereiro, a Manchete se preparava para lançar uma
programação popular e ao mesmo tempo com muitos documentários.
As novidades começaram já  no dia 9 de fevereiro, com a estreia do Programa Raul Gil aos
sábados.
O clássico programa seria o grande trunfo  da emissora para largar de vez o perfil da "TV de 1ª
Classe".
A audiência subiu, tornando a emissora líder de  audiência por várias vezes nas tardes de
sábado.
As novidades continuavam com a estreia em abril do esportivo Toque de Bola,  um debate
apresentado pelo veterano Paulo Stein aos domingos, das 21hs30min às 22hs30min.
No mesmo embalo, após o programa terminar, estreava  O Grande Júri, com José Carlos Cataldi,
que acabou não tendo sucesso.
No mesmo pacote das novidades, voltavam "do fundo do  baú" as séries National Kid e Ultraman,
além da estreia dos desenhos japoneses Sailor Moon, Shurato e Samurais Warriors.
Em abril,  seguindo a linha dos jornalísticos, entrava no ar o Na Rota do Crime, apresentado por
Marcos Hummel, que seria exibido  todas as sextas na faixa das 22hs30min.
O propósito do programa era acompanhar os policiais em diversas operações pelas favelas nas 
cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Sendo assim, chegou muitas vezes a liderar a audiência no horário com médias  de até 16
pontos.
Com mais essa novidade, a faixa das 22h30 estava dedicada a programas jornalísticos de
segunda à sexta.
Em  junho, a emissora comemorava 13 anos com uma grande festa.
Foram dois shows com artistas famosos: um para os funcionários com  Daniela Mercury, e outro
para o público, em plena tarde de domingo no Aterro do Flamengo, em frente ao prédio-sede  da
emissora.
O show durou das 16h às 20h e contou com as participações dos grupos Só Pra Contrariar
(SPC), Double  You, Roupa Nova e Os Morenos.
Em meio às novidades dos "13 anos", dois programas estreariam no dia seguinte: Gente
Importante,  apresentado por Anna Bentes Bloch, com entrevistas nas tardes de segunda à sexta,
e Manchete Verdade, um telejornal no estilo  de uma revista eletrônica, com ancoragem de
Marcos Hummel e as participações diárias de Dora Bria (esportes), Carlos Chagas (política), 
Tamara Leftel (economia) e Ique (charges).
A emissora se firmava como o canal da notícia e da informação.
Nas noites de sábado  estreou o programa Uma História de Sucesso, que mostrava a trajetória de
cantores e grupos musicais do Brasil e do  mundo e também mostrava o dia a dia de
personalidades famosas da música e da televisão.
No mês de julho e  agosto, a Manchete se preparava para apresentar os Jogos Olímpicos de
Atlanta de 1996, intitulados Olimpíadas de Ouro.
A transmissão do  evento contou com a apresentação do "Jornal da Manchete" por Márcia Peltier,
direto da cidade-sede do evento, nos EUA.
Em 17  de setembro, escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Walter Avancini, entrou no ar Xica
da Silva.
A novela conta a  história da Xica da Silva (protagonizada pela então desconhecida Taís Araújo)
na época do Brasil Colonial do século XVIII, que  escandalizou a sociedade de polêmica casa de
apostas época.
Exibida entre 22hs10min até 23h com classificação para maiores de 14 anos, a novela foi  um



grande sucesso de audiência desde Pantanal, chegando a ultrapassar a TV Globo.
A novela atingiu uma média de 17 pontos  com picos de 22.
A Manchete estava em segundo lugar absoluta em vários horários e poderia ser considerada a
terceira colocada  no ranking em audiência e crescimento.
A emissora entra no ano de 1997, sustentada pelo sucesso de Xica da Silva.
Para se  ter uma ideia, na época da novela, o Jornal da Manchete registrava médias entre oito a
nove pontos.
Além de sustentáculo  para a programação, a arrecadação com a trama possibilitava novos
investimentos.
Foram destaque no jornalismo da emissora durante o ano: Na  Rota do Crime, Operação
Resgate, 24 Horas e Câmera Manchete.
Sendo assim, as novidades vieram rápidas.
Entre as novas atrações, estreava Mistério,  apresentado por Walter Avancinni, que passaria a
revezar com o Câmera Manchete as noites de quarta.
O propósito era mostrar fenômenos  paranormais ressuscitando a velha fórmula do Acredite Se
Quiser, também apresentado no final da década de 1980.
O semanal Na Rota  do Crime ganhava agora uma edição diária com meia hora de duração.
Marcos Hummel passou a dividir a apresentação do Jornal  da Manchete com Márcia Peltier.
Essa última alteração, no entanto, durou pouco tempo.
Embora a audiência do jornal tivesse aumentado, a emissora  tirou Marcos Hummel da
apresentação do jornal.
Após um bom desempenho como especial de final de ano de 1996, o musical  Mexe Brasil,
tornou-se programa fixo semanal.
Inspirado no especial Samba Brasil, estreou nas noites de sábado, indo ao ar logo após  o Jornal
da Manchete.
Nas tardes de domingo, em parceria com a TV Ômega, de Amílcare Dallevo, uma nova proposta
surgia.
A  emissora trazia de volta o veterano Jota Silvestre, juntamente com Marcelo Augusto,
Thunderbird e as crianças Luiz Fernando e Isabella[desambiguação  necessária] no comando do
Domingo Milionário.
Com muitos jogos e brincadeiras, o programa oferecia o prêmio máximo de 1 milhão de  reais,
além do sorteio de vários carros entre os participantes que telefonassem a partir do sistema
"0900".
Jota Silvestre trouxe de  volta seu velho sucesso, o quadro "O Céu é o Limite".
Mais tarde, Sérgio Reis entrava no programa apresentado o campestre  Sérgio Reis do Tamanho
do Brasil.
A emissora lançou a menina Debby, de apenas cinco anos de idade, como apresentadora da 
nova versão do Clube da Criança, exibido às 18h, com apenas meia hora de duração.
A atração veio como uma resposta  ao programa "Disney Club" do mesmo gênero, que havia
estreado no SBT meses antes.
Para as tardes, a emissora lançou o  feminino Mulher de Hoje, comandado por Beth Russo, que
mesclava, entre outros assuntos, dicas de beleza, culinária, artesanato e entrevistas.
Em  10 de agosto, Patrícia Luchesi (mais conhecida pelo comercial onde aparece ganhando o
primeiro sutiã em 1988) e o cantor  Sérgio Reis, estreiam novo programa Sérgio Reis do
Tamanho do Brasil.
Patrícia interpreta a empregada matuta Marinilda, enquanto Sérgio fazia o  papel do próprio
cantor real.
Além dos esquetes, o programa trazia ainda convidados como Roberta Miranda, Zezé di
Camargo & Luciano  e até o autor de novelas Benedito Ruy Barbosa.[145]
Em 19 de agosto, com o fim de Xica da Silva, entrava  no ar Mandacaru, baseada na história do
cangaço.
Apesar de a novela ser um sucesso, não repetiu o sucesso da anterior,  ficando presa à média de
8 pontos de audiência com os picos de 12 pontos, mas reage e tem 11  pontos com quinze picos



de audiência.
Em 23 de agosto, Sula Miranda estreou Sula Miranda Show, nas noites de sábado.
O Mexe  Brasil, por polêmica casa de apostas vez, foi transferido para a quinta-feira, substituindo
o independente Business, que passou para as noites de domingo.
Em  setembro de 1997, estreou o programa Sandy & Junior Show, exibido aos sábados no
horário das 19h.
O programa era apresentado  pela então dupla de cantores Sandy & Junior e apresentava
entrevistas, números musicais e jogos com a participação de convidados.
[146]  Sandy e Junior não quiseram renovar seu contrato com a emissora e o programa chegou
ao fim em janeiro de  1998.
[147] Em seu lugar, estreou o Manchete Clip Show, programa de videoclipes exibido de segundas
às sextas.
Em 13 de outubro,  o humorista Tiririca, estreava o programa infantil Vila do Tiririca.
Exibido de segunda às sextas-feiras, entre 18hs30min até 19h,[148] a atração  ficou poucos
meses no ar e o Tiririca se transfere para o SBT.
Durante os meses de novembro e dezembro, a  Rede Manchete realizou uma grande campanha
para arrecadar fundos em benefício ao natal de pessoas carentes.
A campanha denominada Natal Feliz,  teve o apoio da Fundação Renascer em Cristo, com
participação e apoio de todo o elenco da emissora.
No dia 5  de dezembro, o então técnico da seleção brasileira Zagallo, estreava o programa Bate
Bola com Zagallo, no ar nas sextas-feiras  às 23hs40min, com cinco minutos de duração.
[149] Zagallo recebe mais de R$ 5 mil por mês.
[150] No entanto, a atração  ficou poucos meses no ar.
No mesmo mês, Beth Russo deixa o programa Mulher de Hoje e é substituída interinamente por 
Celso Russomanno, e posteriormente por Claudete Troiano.
1998-1999: Crise e fim do canal [ editar | editar código-fonte ]
A partir de  1998, a Rede Manchete entra em grande desgaste devido a vários fatores como:
severa queda de audiência, juros excessivos da  dívida da emissora e do Grupo Bloch e má
administração, que resultaram em atraso de salários.
Reestruturações no jornalismo e entretenimento  até surtem efeito inicial, entretanto não
contornam a situação da emissora, que continuara afundando em grave crise.
Processos judiciais conturbados envolvendo  a direção da emissora, a Igreja Renascer em Cristo,
o Banco Pactual e o Grupo DCI também marcaram este momento  derradeiro da história da
emissora, que já acumulava uma dívida insolvível e cada vez mais atrasava os pagamentos de
seus  funcionários.
Vários protestos e greves eclodiram, ao passo de cortes de transmissão que foram impostos
diretamente pelos funcionários ou pelas empresas  recém-privatizadas, como Embratel e
Eletropaulo.
Vários interessados pela compra da rede surgiram no ano de 1998, entretanto nenhum se
concretizou.
O Jornal  da Manchete, marca da emissora desde o ano de inauguração, deixou de ser exibido
durante algum tempo devido ao período  turbulento do Grupo Bloch.
Já no início de 1999, a direção do Grupo Bloch, na figura de Pedro Jack Kapeller e  Jacqueline
Kapeller, anunciam a parceria com o Grupo Renascer em Cristo para reestruturar a programação
e salvar a emissora.
O aparente  sucesso inicial da parceria deu lugar a um grande fracasso, com polêmicas e calote
por parte da Igreja.
Com a situação  totalmente fora de controle, a TV Ômega de Amílcare Dallevo, que já era
presente na programação da emissora de forma  independente, tratou com o Grupo Bloch do
processo de compra da rede e se comprometeu a regularizar toda a polêmica casa de apostas 
situação até o momento, desde a quitação das dívidas até o pagamento de salários atrasados.
Era o fim da Rede Manchete  de Televisão.
Em 17 de maio de 1999, a emissora transmitia pela última vez como Rede Manchete até o



primeiro bloco  da reprise de Pantanal.
No dia 18, no horário do jornal, já sem a identificação Jornal da Manchete ou TV Manchete,  foi
lida uma carta oficializando a venda das operações da rede para a futura RedeTV!.
A emissora ficou poucos dias sem  qualquer identificação, até assumir o nome provisório TV!, a
partir daí transmitiu basicamente a mesma programação da extinta Manchete até  novembro,
porém sem qualquer menção à mesma.
Ironicamente, a Manchete não conseguiu chegar aos anos 2000, do qual tanto falou em  seu
início (seu slogan em 1983 era "A televisão do ano 2000").
Durante o período em que ficou no ar, a  Manchete exibiu dezenove telenovelas.
[151] A telenovela de menor duração foi Brida, exibida em 1998, com 54 capítulos; todavia, Brida
foi  abruptamente interrompida em função da crise da emissora à época.
[152] A telenovela de maior duração foi Mandacaru, exibida entre 1997  e 1998, com 258
capítulos.
Pantanal é considerada a mais importante da emissora, com seus 221 capítulos, se tornaria um
sucesso,  alcançou e se manteve na casa dos 40 pontos de audiência, uma verdadeira proeza
para uma produção fora dos domínios  da Globo, frequentemente, Pantanal vencia a
programação da Globo e SBT (o qual viria a exibir a novela em 2008).[83][84][85]
Ao  longo da polêmica casa de apostas história, várias telenovelas chegaram a ser cogitadas para
produção pela emissora.
Antes mesmo de estrear Pantanal, em março  de 1990, já planejavam um segundo horários de
novelas (às 19h30) até o final do ano e pensavam numa história  moderna sobre Jesus Cristo e
seus apóstolos para substituir Pantanal.
[79][87] A outra novela seria José de Maria, sobre a Guerra  do Contestado, e que seria toda
gravada em Santa Catarina, cenário da guerra.
Lá, a emissora pretendia construir uma cidade cenográfica.
[153]  A rede também queria transformar o romance Cem Anos de Solidão, de Gabriel García
Márquez, em telenovela.
[87] Na mesma época,  Jayme Monjardim esperava começar a gravar a primeira novela das
19h30.
Ele encomendou para os autores da emissora uma história ambientada  na ilha de Fernando de
Noronha: Pedi uma história com poucos personagens, leve e gostosa para ser totalmente
gravada na  ilha, sem partes em estúdio.
Nós exploraríamos também o nordeste e faríamos nossa base em Recife, disse.
[154] Salada Paulista, de Mário  Prata foi outra trama que não chegou a ser produzida.[155]
Na década de 2000, outras emissoras, através da Bloch Som e  Imagem, compraram e
reapresentaram as produções da Manchete.
O SBT apresentou Xica da Silva, Pantanal, Dona Beija e A História de  Ana Raio e Zé Trovão,
enquanto a Rede Bandeirantes reprisou Mandacaru.
Séries e minisséries [ editar | editar código-fonte ]
A emissora  produziu 21 minisséries e seriados, sendo a primeira Marquesa de Santos e
produções do gênero sitcom como Tamanho Família e  Família Brasil.
Polêmicas aconteceram, como o primeiro beijo homossexual entre dois homens em Mãe de
Santo,[156] enquanto que Joana foi para  o SBT após desentendimentos entre a produção do
seriado e a Manchete.
[157] O Marajá foi produzida mas não foi exibida,  quando o ex-presidente Fernando Collor de
Mello sentiu-se ofendido e entrou com um recurso na justiça para impedir a estreia  da minissérie
e após uma disputa de liminares, a justiça favoreceu o então presidente.[158]
Outras minisséries que foram cogitadas a produção  foram Enigma e Cabeça de Búfalo.
A primeira seria gravada na Grécia, Marrocos e Israel e falava sobre o amor de  quatro pessoas,
durante várias encarnações.
A segunda, uma adaptação da lenda do Minotauro, gravada na Ilha de Marajó.
Vera Cruz, de Marcos  Caruso, contaria a história de quatro pessoas que saem de pontos
diferentes do país, impulsionados por "uma força estranha" e  se encontram em Vera Cruz.



Na época, Jayme Monjardim disse que iria convidar dois cineastas para dirigir algumas
minisséries.
[154] E mais  algumas como Diário de um Mago e uma sobre Chiquinha Gonzaga, de Wilson
Aguiar Filho, que estava cotada para ser  a primeira de 92.[106]
A Manchete em 1993 fez uma parceria com a RTP1 para produzir Cupido Electrónico, que foi
uma  sitcom encomendada ao Brasil pela RTP, tendo sido produzida pela produtora Septimis,
conjuntamente com a TV Manchete.
Durante a produção, aconteceu  uma greve dos técnicos que estavam sem receber salários.
A direção da Manchete disse que a culpa era da produtora portuguesa.
Mas  o elenco, que recebe dos portugueses, contestou e garantiu que o pagamento estava
certo.[159]
Em julho de 1984, a emissora transmitiu  pela primeira vez os Jogos Olímpicos, realizados em
Los Angeles.
Em junho de 1986, transmitiu pela primeira vez a Copa do  Mundo de Futebol, ao vivo
diretamente do México.[93]
A Manchete ficou bastante conhecida pela exibição do gênero tokusatsu, produção de filmes  ou
séries live-action de super-heróis produzidos no Japão com bastante ênfase nos efeitos
especiais, mesclando várias técnicas como a pirotecnia,  computação gráfica, modelismo, entre
outras.
O sucesso destas séries foi gigantesco, desencadeando uma verdadeira "invasão japonesa" sem
precedentes.
A popularidade era tanta,  que algumas inclusive chegaram a ser exibidas no horário nobre,
alcançando uma audiência que incomodava suas concorrentes.
Costumeiramente, mesmo sendo de  uma emissora de porte menor, produções como Jaspion,
por exemplo, superavam a audiência da TV Globo, que contava com programas  infantis de apelo
nacional, como o da apresentadora Xuxa Meneghel, que deixou a Manchete em 1986.
No auge, a série chegou  a obter 15% da audiência durante polêmica casa de apostas exibição e
a ser exibida em três horários diferentes durante o dia[160].
Com o  sucesso dos heróis nipônicos, em determinado momento, praticamente todas as
emissoras passaram a transmitir tokusatsu, graças ao sucesso e a  aposta da emissora nesse
tipo de produção.
As produções deste gênero apresentadas pela emissora foram Comando Estelar Flashman,
Cybercop, os Policiais  do Futuro, Defensores da Luz Maskman, Esquadrão Relâmpago
Changeman, O Fantástico Jaspion, Jiban, Jiraiya, o Incrível Ninja, Kamen Rider Black,  Kamen
Rider Black RX, Lion Man, Patrine, Solbrain, Spielvan, Ultraman e Winspector.
Vindos também do Japão e de outros países que  produzem o gênero, os animes tiveram seu
espaço na grade da Manchete, apresentados no Clube da Criança e U.S.
Manga, que  foram Art of Fighting, Baldios - Guerreiros do Espaço, Battle Skipper, B't X, Captain
Tsubasa, Os Cavaleiros do Zodíaco, D'Artagnan  e os Três Mosqueteiros, Detonator Orgun, Don
Drácula, Doraemon, Doze Meses, Gall Force, Genocyber, Hades Project Zeorymer, Iczer 3, Kojiro
 e os Guardiões do Universo, Samurai Warriors, Meitantei Holmes, Patrulha Estelar, O Pirata do
Espaço, Shurato, Super Aventuras, M.D.
Geist, Sailor  Moon, The Super Dimension Fortress Macross: Do You Remember Love?,
Tetsuwan Birdy, Yu Yu Hakusho.
A Rede Manchete teve mais de  70 emissoras durante a polêmica casa de apostas existência,
entre canais próprios e afiliadas.
Ao entrar no ar em 1983, seu sinal chegava inicialmente  ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo
Horizonte, além de Porto Alegre, onde estava a polêmica casa de apostas primeira afiliada, a  TV
Pampa, enquanto os canais próprios de Fortaleza e Recife só entrariam no ar no início de 1984.
Nos primeiros cinco  anos de existência, a rede teve dificuldades para se expandir pelo país,
devido ao fato de que a polêmica casa de apostas programação  era majoritariamente voltada
para as classes A e B, o que afastava a maior parte da audiência, centrada nas classes  C e D, e
consequentemente, anunciantes e parceiros.



Um exemplo disso foi a TV Brasil Oeste de Cuiabá, Mato Grosso, que  rompeu com a Manchete
menos de dois anos após a polêmica casa de apostas afiliação em 1984, alegando que a
programação "elitizada" estava  gerando prejuízos financeiros.[161]
Porém, a partir de 1987, a situação mudou de figura.
Com a política de distribuição de outorgas de radiodifusão  do governo de José Sarney, diversas
emissoras de televisão começaram a entrar no ar em vários estados num curto espaço  de tempo,
o que também beneficiou a Manchete, que já se convencia a apostar numa programação mais
popular e competitiva,  e portanto, mais atrativa para as afiliadas.
No seu apogeu, caracterizado pelo sucesso da telenovela Pantanal em 1990, a Manchete chegou
 ao seu pico de cobertura nacional, tendo cerca de 37 afiliadas em 22 dos 26 estados brasileiros e
o Distrito  Federal, além de retransmissoras na Paraíba (João Pessoa e Campina Grande,
especificamente) e em Goiás, onde não haviam afiliadas na  época (Goiás foi o único estado que
nunca chegou a ter uma afiliada da Rede Manchete em toda a existência  da rede, sendo que na
capital, Goiânia, a programação chegava aos telespectadores através de uma retransmissora da
TV Brasília, que  era conhecida como "Rede Manchete Centro").
A quantidade de emissoras continuou a crescer pelo menos até 1992, quando alcançou todo o 
território nacional, mas após a primeira grande greve da Rede Manchete no ano seguinte, que se
somou ao desgaste da  programação nos anos subsequentes, a tendência reverteu-se e a rede
passou a perder afiliadas a cada ano para as incipientes  Rede Record (formada em 1990) e CNT
(formada em 1992, como Rede OM Brasil), bem como o SBT e a  Band, que já estavam
consolidadas.
Estima-se que quando a Manchete saiu do ar em 1999, haviam pelo menos 30 afiliadas e 
retransmissoras da polêmica casa de apostas programação em todo o país.
Muitas delas acompanharam o processo de migração para a RedeTV!, e outras migraram  para
as redes supracitadas posteriormente.
Até o presente momento, só a TV SAT de Sorriso, Mato Grosso e a TV Sudoeste  de Pato
Branco, Paraná são afiliadas que fizeram parte da Manchete e estão com a RedeTV! desde o seu
surgimento.
Leilão  da massa falida [ editar | editar código-fonte ]
Em 14 de outubro de 2021, foi realizado um leilão online onde  foram arrematados a marca e o
nome da Rede Manchete e o arquivo com mais de 25.
000 fitas por cerca  de R$ 500,5 mil.
O leilão estava dividido em três lotes: a marca da extinta emissora, registrada no Inpi, o arquivo 
de fitas de telenovelas e minisséries e outro arquivo com fitas de programas diversos como
jornalísticos e infantis.
Avaliado inicialmente em  R$ 3 milhões, o arquivo de fitas de telenovelas saiu por R$ 240 mil.
A marca "TV Manchete", que estava avaliada  em R$ 124,1 mil, foi arrematada por R$ 200,5 mil.
Já o arquivo de programas diversos, antes avaliado em R$ 626  mil, foi arrematado pelo lance
mínimo, de R$ 60 mil.
[162]Notas e referênciasNotas
 
polêmica casa de apostas :casinos com roleta
 
os as vantagens das categorias de quartos Rock Royalty, a felicidade musical de Sound
Your Stay e swag da Rock 0 Shop esperando por você. ROCK ROYALTY Quer seja serviço de
mpanhe na praia ou reservas permanentes em polêmica casa de apostas um hotspot romântico,
0 aproveite o Rock
eluxe ou o nosso quarto de luxo em polêmica casa de apostas nosso nível de realeza.
A música nos
envolve uma roda giratória e uma pequena bola, e o objetivo é prever onde a bola vai
cansar na roda. Uma  vantagem da roleta está na polêmica casa de apostas borda baixa da casa,
que varia



endo do tipo de aposta. Quais jogos de cassino  são os mais fáceis de ganhar? - Holy
Sinner holycitysinner : qual-casino-games-are-win
Isso significa que, mesmo empate
 
polêmica casa de apostas :giochi slot machines gratis
 

  

Author: bolsaimoveis.eng.br

Subject: polêmica casa de apostas

Keywords: polêmica casa de apostas

Update: 2024/6/30 21:26:42

Hugh Grant recebe “uma enorme quantia de dinheiro” para
resolver processo contra jornal The Sun

O ator Hugh Grant disse ter  recebido “uma enorme quantia de dinheiro” para resolver um
processo que acusava o tabloide The Sun de interceptar ilegalmente suas  ligações, furtar
informações confidenciais e invasão de domicílio, conforme anunciado polêmica casa de apostas
tribunal na quarta-feira.
O príncipe Harry chegou a um acordo  com a News Group Newspapers e aceitou o valor porque
poderia enfrentar uma grande conta de advocacia, mesmo vencendo o  processo. De acordo com
as regras da justiça civil, ele teria que pagar por ambas as partes se obtivesse menos  de um
centavo além da oferta de acordo.
“Como é comum com pessoas inteiramente inocentes, estão oferecendo-me uma enorme quantia
polêmica casa de apostas  dinheiro para manter a questão fora dos tribunais”, disse Grant
polêmica casa de apostas uma plataforma social. “Ainda estaria fadigado se tivesse que  pagar
algo próximo de 10 milhões de libras (R$12,4 milhões) polêmica casa de apostas custos, mesmo
que todas as alegações sejam comprovadas no  tribunal”.
O valor do acordo não foi divulgado. A NGN disse polêmica casa de apostas um comunicado que
admitiu nenhuma culpa e que o  acordo era para evitar um processo caro.
Grant declarou polêmica casa de apostas um depoimento que nunca soube quem invadiu seu
apartamento no quarto  andar polêmica casa de apostas 2011. A porta foi puxada do seu cotejo e
o interior parecia que houve uma briga, mas nada  estava faltando. Dois dias depois, o jornal The
Sun publicou uma história detalhando o interior e “sinais de uma briga  doméstica”.
Ele disse ter ficado surpreso quando um detetive particular contratado pelo The Sun desvendou
que pessoas ligadas ao jornal invadiram  seu apartamento e colocaram um rastreador no seu
carro.

Grant protesta contra invasão de privacidade e luta por uma imprensa livre

O  ator é conselheiro da organização “Hacked Off”, que foi formada após as revelações de
interceptações ilegais polêmica casa de apostas 2011 que levaram  ao fechamento do jornal
News of the World e à uma investigação governamental sobre práticas irregulares de jornalismo.
O jornal The  Sun já se desculpou por piratear telefones de celebridades, políticos e famílias de
soldados mortos e uma garota assassinada, mas  tem resolvido casos sem admitir culpa.
O acordo de Grant para resolver suas alegações deixa o duque de Sussex e 41  outras pessoas
programadas para ir a julgamento no Tribunal Superior polêmica casa de apostas janeiro.


	polêmica casa de apostas
	polêmica casa de apostas
	polêmica casa de apostas :casinos com roleta
	polêmica casa de apostas :giochi slot machines gratis
	Hugh Grant recebe “uma enorme quantia de dinheiro” para resolver processo contra jornal The Sun
	Grant protesta contra invasão de privacidade e luta por uma imprensa livre



