
1.
2.
3.

casa de aposta eleições
   

casa de aposta eleições
casa de aposta eleições :888poker bonus
casa de aposta eleições :casa de apostas internacional

 
casa de aposta eleições
 
Resumo:
casa de aposta eleições : Depósito relâmpago! Faça um depósito em bolsaimoveis.eng.br e
desfrute de um bônus instantâneo para jogar mais! 
contente:

casas de apostas copa do mundo 2024
Rede Manchete (também conhecida como TV Manchete ou apenas Manchete) foi uma rede de
televisão comercial brasileira fundada na cidade  do Rio de Janeiro pelo jornalista e empresário
ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch. Fazia parte do Grupo Bloch, conglomerado de 
comunicação que publicava a revista Manchete através da Bloch Editores, sendo que o nome
dado para a emissora de televisão  refere-se a esta revista.[1] Prevista inicialmente para entrar no

Casas de Apostas com Depósito Mínimo de 1 Real

No mundo dos jogos de azar online, as casas de apostas são cada vez mais populares. No
entanto, muitas vezes é difícil encontrar uma plataforma confiável com depósitos acessíveis. Por
isso, preparamos esta breve lista com algumas das melhores casas de apostas com depósito
mínimo de 1 real.

1. Casa de Apostas XY

A Casa de Apostas XY é uma plataforma confiável com uma variedade de opções de apostas.
Com um depósito mínimo de apenas 1 real, é uma ótima opção para quem está começando no
mundo dos jogos de azar online.

2. Casa de Apostas AB

A Casa de Apostas AB também é uma excelente opção, com um depósito mínimo de 1 real e
uma ampla variedade de esportes e mercados para apostar. Com uma interface fácil de usar e
ótimas promoções, é uma escolha popular entre os jogadores brasileiros.

3. Casa de Apostas CD

Por fim, a Casa de Apostas CD é uma plataforma confiável com um depósito mínimo de 1 real e
uma variedade de opções de apostas. Com suporte em casa de aposta eleições português e uma
equipe de suporte dedicada, é uma ótima opção para quem deseja uma experiência de jogo
suave e sem problemas.
Em resumo, se você está procurando uma casa de apostas confiável com um depósito mínimo
acessível, essas três opções são excelentes para começar. Basta escolher a que melhor se
adapte às suas necessidades e começar a jogar!

https://www.dimen.com.br/casas-de-apostas-copa-do-mundo-2024-2024-07-27-id-17265.pdf


ar entre setembro e novembro de 1982,[2] e depois para março  do ano seguinte,[3] a rede
finalmente entrou no ar em casa de aposta eleições 5 de junho de 1983.[4]
Com equipamento sofisticado e inicialmente  buscando um público de classe alta,[2] a Manchete
ficou conhecida pela casa de aposta eleições programação baseada no forte jornalismo, na
cobertura do  esporte nacional e internacional, apresentando grandes eventos esportivos como a
Copa do Mundo e os jogos olímpicos, além de coberturas  especiais como a do carnaval, que
virou a casa de aposta eleições marca registrada. Na teledramaturgia, a Manchete fez história por
ter exibido  a primeira novela fora da TV Globo casa de aposta eleições a liderar a audiência do
horário nobre desde a década de 1970,  feito que foi concretizado com a exibição da novela
Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, em casa de aposta eleições 1990. Além de programação 
própria, a rede é lembrada pelo público por ter transmitido produções como tokusatsus e animes,
abrindo as portas para estes  gêneros na televisão brasileira. Por outro lado, os caros
investimentos levaram-na a sucessivas crises. Em casa de aposta eleições 1985, com dois anos 
de existência, os prejuízos da Rede Manchete eram evidentes.[5] Em casa de aposta eleições
1988, Bloch quis vender a emissora e pediu 200  milhões de dólares.[6] Na década de 1990, o
então deputado Paulo Octávio, em casa de aposta eleições sociedade com o empresário João
Carlos  Di Genio, fez uma proposta de compra pelo mesmo valor,[7][8][9] mas nada se
concretizou.[10] Em casa de aposta eleições junho de 1992, a  IBF assumiu 49% das ações da
Manchete, mas em casa de aposta eleições abril de 1993 teve a casa de aposta eleições gestão
cassada pela justiça.  Adolpho Bloch recebeu de volta o encargo de uma rede nacional, com os
salários dos funcionários atrasados em casa de aposta eleições seis  meses e uma greve recém
estourada.[11] Pedindo um tempo aos empregados, ele conseguiu, em casa de aposta eleições
quatro meses, normalizar o pagamento  da folha. Porém, o esforço de caixa continuou
repercutindo na programação.[11]
Pedro Jack Kapeller se tornaria presidente da Rede Manchete em  casa de aposta eleições 1995,
após a morte de seu tio, Adolpho Bloch.[12] A emissora passou a declinar lentamente até o fim da
 década, com o desgaste da casa de aposta eleições programação e a debandada das suas
afiliadas para as concorrentes. A crise se aprofundou  após a Copa do Mundo de 1998, quando
seu faturamento caiu 40%. Em casa de aposta eleições setembro de 1998, demitiu 540
funcionários  e novamente a folha estava atrasada. Em casa de aposta eleições outubro, cortou a
produção de quase todos os seus programas jornalísticos, abortando,  inclusive, a novela Brida, e
ao mesmo tempo irrompeu uma segunda grande greve que suspendeu atrações como o Mulher
de  Hoje e o Jornal da Manchete.[13] Em casa de aposta eleições janeiro de 1999, a emissora foi
arrendada para a Igreja Renascer em  casa de aposta eleições Cristo, porém em casa de aposta
eleições fevereiro do mesmo ano, o Grupo Bloch rompeu com a igreja, alegando o
descumprimento de  cláusulas contratuais.[14]
Em maio, faltando poucos dias para o vencimento de suas concessões e a extinção iminente, o
grupo TeleTV, de  propriedade de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, adquiriu depois de
muitas negociações, somente as concessões da Rede Manchete, e  não a emissora.[15] O
negócio foi analisado e aprovado pelo governo.[16] Pedro Jack Kapeller recebeu 4,5 milhões de
dólares pela  venda das concessões,[17] que logo em casa de aposta eleições seguida foram
renovadas pelo governo. Em casa de aposta eleições 17 de maio, a Rede Manchete  era extinta
após o primeiro bloco da reprise de Pantanal, e casa de aposta eleições programação passa
depois de alguns dias a levar  a identificação provisória de TV!, até a inauguração de casa de
aposta eleições sucessora, a RedeTV!, em casa de aposta eleições 15 de novembro do mesmo 
ano.[18] Poucos dias depois da venda, o Grupo Bloch afirma aos jornais que a massa falida da
emissora (infraestrutura, acervo,  fitas, equipamentos, sedes, contratos) foram vendidos ao Grupo
Hesed Participações, de Fábio Saboya. Em casa de aposta eleições contrapartida, o mesmo
obtém uma  liminar obrigando a RedeTV! a arcar com as dívidas da Manchete, mesmo tendo
adquirido apenas as suas concessões.[19] Em casa de aposta eleições  2009, o Superior Tribunal
de Justiça declarou que a RedeTV! apenas comprou as concessões da Manchete, e não a
emissora  em casa de aposta eleições si, livrando a rede do pagamento das dívidas.[20]
No final dos anos 1970, o empresário Adolpho Bloch se interessou  pela televisão, o único meio



de comunicação onde ainda não atuava. Até então, já tinha algumas emissoras de rádio no  Rio
de Janeiro. Bloch havia designado um grupo de diretores e funcionários da Bloch Editores para
cuidar do projeto da  TV Manchete. O empresário conta em casa de aposta eleições seu
depoimento: "Quando aqui cheguei [de volta ao Brasil após viagem aos Estados  Unidos, em
casa de aposta eleições 1981], encontrei o projeto da televisão bastante adiantado. Eu não
estava a par de quase nada. Era  grato ao presidente Figueiredo, que nos concedeu os cinco
canais depois da necessária licitação pública".[21] Bloch ainda contou que investir  em casa de
aposta eleições televisão não estava entre suas prioridades: "Pessoalmente, eu preferiria
continuar investindo na editora, visitando exposições de gráficas, de  livros, revistas e, com o
tempo, concretizando o projeto de fabricar latas de alumínio, uma novidade no mercado brasileiro.
[...]  Relutei comigo mesmo e custou-me a ideia da televisão. Mas quando aderi, e seguindo o
meu temperamento, foi para valer".[21]  Em casa de aposta eleições junho de 1981, após vencer
a licitação do governo para as concessões que originaram a Rede Manchete, Bloch  afirmou que
pretendia fazer televisão "para intelectuais, mas sem muita complicação".[22]
Em 23 de julho de 1980, o governo federal anunciou  a abertura da concorrência para duas novas
redes de televisão, que surgiram das concessões das extintas Rede Tupi, TV Excelsior  e TV
Continental.[23] Em casa de aposta eleições 25 de março de 1981, o governo anunciou os
vencedores da licitação. O presidente João  Figueiredo concedeu as concessões aos grupos de
Silvio Santos e Adolpho Bloch, respectivamente, nos decretos nº 85.841 e nº 85.842.[24][25]  Das
nove emissoras cedidas, quatro ficaram com o Grupo Silvio Santos e as outras cinco com o
Grupo Bloch, que  correspondiam aos canais 6 do Rio de Janeiro (antiga TV Tupi Rio de Janeiro),
9 de São Paulo (antiga TV  Excelsior), 4 de Belo Horizonte (antiga TV Itacolomi), 2 de Fortaleza
(antiga TV Ceará) e 6 do Recife (antiga TV  Rádio Clube).[23] Em casa de aposta eleições 19 de
agosto de 1981, os empresários assinaram os contratos definitivos das concessões.[26] O SBT
foi  lançado pelo Grupo Silvio Santos nesta data, enquanto o Grupo Bloch decidiu adiar o
lançamento para poder preparar o projeto  da nova rede, investindo 50 milhões de dólares em
casa de aposta eleições instalações, equipamentos e enlatados e contratando 800
profissionais.[27] O sobrinho  de Adolpho Bloch, Pedro Jack Kapeller seguiu para os Estados
Unidos e Japão, trazendo os equipamentos mais modernos.[28]
Bloch teria sido  escolhido porque a revista Manchete elogiava o governo e porque seu sobrinho,
Oscar Siegelman, era amigo do general Otávio Medeiros,  do Serviço Nacional de Informações.
Mas quase não a ganhou por causa da maneira como a revista cobria o carnaval:  "Assim eu não
vou dar a televisão para vocês", disse Figueiredo a Oscar Siegelman. "Eu estive vendo a
Manchete, é  uma vergonha. Só dá bicha e mulher pelada e vocês vão colocar isso na televisão".
O presidente mudou de opinião  depois que o jornalista Alexandre Garcia, seu ex-assessor de
imprensa, disse que seria o diretor do Departamento de Jornalismo da  emissora e não permitiria
que cenas consideradas impróprias fossem ao ar.[28] Em casa de aposta eleições 20 de março
de 1981, o Sindicato  dos Radialistas do Estado de São Paulo divulgou uma nota oficial
lamentando a decisão do Ministério das Comunicações em casa de aposta eleições  ceder duas
concessões aos grupos de Adolpho Bloch e Silvio Santos, afirmando-se "de luto" e considerando
que "foram ganhadoras as  duas piores propostas, pois o Sr. Adolpho Bloch já fala numa rede
para exibir filmes enquanto o Sr Sílvio Santos  está preocupado com o seu Baú da Felicidade
para a venda de carnês".[29] Em casa de aposta eleições relação a Adolpho Bloch, o  sindicato
se referiu ao empresário como "proprietário de uma não muito promissora editora de revistas".[29]
Em janeiro de 1982, a nova  rede já tinha encomendado cerca de 35 milhões de dólares em casa
de aposta eleições equipamentos (americanos, japoneses e ingleses), mais da metade  do
orçamento total estimado em casa de aposta eleições 50 milhões. Todas as instalações físicas da
emissora estavam prontas à espera dos equipamentos.  Enquanto isso, o arquiteto Oscar
Niemeyer trabalhava no projeto do centro de produção nacional que funcionaria num terreno de
100  mil m² na Barra da Tijuca (e que anos depois, foi erguido no bairro de Irajá).[2] A previsão, até
então,  era que a Manchete entraria no ar entre setembro e novembro de 1982.[2] Em casa de
aposta eleições relação à futura programação, era  dito que seria dirigida a "um público inteligente
que assiste ou não à televisão ("classe A e B") e que,  com certeza, estará voltada para temas



brasileiros, dentro de um padrão que mais se aproxima do europeu. Mais sério, menos  apelativo
e menos eletrônico".[2] A direção explicou: "Em televisão tudo é muito veloz. O que se planeja
muda muito rápido.  Quem sabe se até lá a TVS não será a campeã de audiência?", adiantando
que a "Rede Manchete de Televisão  será alegre, extrovertida, jovial, mas também séria e o
menos eletrônica possível".[2] Novamente, a estreia foi adiada para março de  1983: "A gente não
tem pressa: o Adolpho Bloch quer fazer tudo direito, como manda o figurino. Sem dúvida vai  ser
a TV mais moderna do mundo porque, além dos equipamentos ultrassofisticados, vai ser a
primeira rede que já começa  com tudo pronto", afirmava Rubens Furtado, diretor-geral.[3]
Finalmente, em casa de aposta eleições maio de 1983, foi anunciado que em casa de aposta
eleições 15 dias,  em casa de aposta eleições 5 de junho, às 19h, a Manchete iria iniciar suas
transmissões em casa de aposta eleições quatro estados: Rio de Janeiro,  São Paulo, Minas
Gerais e Rio Grande do Sul, onde estava a casa de aposta eleições primeira afiliada, a TV Pampa
de Porto  Alegre.[30] A expectativa em casa de aposta eleições torno da inauguração foi
crescendo desde a primeira transmissão experimental da emissora às 15h27 do  dia 13 de maio,
uma sexta-feira.[31]
Como previsto, a Rede Manchete foi ao ar às 19h do dia 5 de junho  de 1983, um domingo. Foi
colocada no ar uma contagem regressiva futurística de 8 segundos para um informe da Petrobras
 anunciando o lubrificante Lubrax e dando boas-vindas à nova emissora brasileira. Seguiu-se um
discurso no ar de Adolpho Bloch na  redação de jornalismo da emissora, primeiramente sem som,
devido a um problema técnico. Um slide com o logotipo da emissora  entrou no ar e a fita foi
então rebobinada para o início, transcorrendo normalmente a partir de então, com a  contagem, o
comercial e o discurso de Bloch, que declarou:[31][32]
Em seguida, foi ao ar uma vinheta onde uma nave espacial,  representada pelo seu logotipo,
criado pela agência de publicidade DPZ, sobrevoava as principais cidades brasileiras e
aterrissava no alto da  casa de aposta eleições sede, o Edifício Manchete, projetado pelo
arquiteto Oscar Niemeyer, no bairro da Glória, no Rio de Janeiro, vinheta essa  que ficou no ar do
primeiro ao último dia da casa de aposta eleições existência. Após um intervalo comercial, foi
apresentado um breve  discurso do então presidente João Figueiredo, onde ele declarou:
"Adolpho Bloch tem mais anos de Brasil que a maioria de  nós".[31] Teve início então um show
especial de três horas de duração, denominado O Mundo Mágico,[27] dirigido por Nelson Pereira 
dos Santos,[33] contando com a participação de diversos conjuntos musicais e artistas, dentre
elas, o grupo musical Roupa Nova, a  banda Blitz, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Ney
Matogrosso, Dona Ivone Lara, Watusi, Zizi Possi, Arthur Moreira Lima, Alceu Valença  e Elba
Ramalho,[23][27][32] além de apresentações de dança, como o balé com Fernando Bujones e
Ana Botafogo e tango com  o casal Cláudio Tovar e Lucinha Lins. As três horas de quadros
musicais foram entremeados de pequenos depoimentos e algumas  breves reportagens sobre o
império Bloch.[32] A atração atrapalhou a audiência da TV Globo, principalmente no Rio de
Janeiro. Enquanto  o Fantástico alcançou 35 pontos, a Manchete chegou perto, com 33.[27]
Depois do show, foi ao ar o filme Contatos  Imediatos do Terceiro Grau, de Steven Spielberg, até
então inédito na televisão brasileira. A Manchete gastou 800 mil dólares para  adquirir os direitos
de exibição do longa-metragem, que foi dividido em casa de aposta eleições 15 partes e durou
três horas e 20  minutos,[34] vencendo a Globo casa de aposta eleições por 27 a 12 na capital
carioca.[23][27] A Globo casa de aposta eleições saiu vencedora absoluta nos outros  horários,
mas perdeu, com a entrada da Manchete, na faixa das 19h às 22h, cerca de 18 pontos (1 milhão 
de pessoas) não só durante Os Trapalhões como ainda durante o Fantástico.[35] Antes mesmo
do horário previsto para a estreia,  muitos telespectadores já ligavam seus televisores na
Manchete. Por isso, às 18h30 de domingo, um público de 425 mil cariocas  (7,3%) esperavam o
lançamento da emissora.[35]
Várias marcas patrocinaram o show de inauguração, como a Petrobras, Shell, Atlantic, Nestlé,
Omo, Gigante  Branco, Philips, Walita, Maggi, Gillette, General Motors, Supergasbras, Gradiente,
Ariola, Consul, Minerva, Odyssey, Ponto Frio, Brastemp, Sul América, Souza Cruz,  Volkswagen,
Johnson & Johnson e Doriana.[32] Segundo funcionários, a publicidade vendida na programação
da estreia alcançou a cifra de 900  milhões de cruzeiros. O número não foi divulgado oficialmente



mas um dos diretores da emissora, Moisés Weltman, declarou que esta  quantia representa o
maior volume de vendas já registrado em casa de aposta eleições um só dia por uma rede de
televisão no  Brasil.[31] A inauguração oficial da Manchete foi saudada com recepção para 300
convidados no 10.º andar do edifício da Bloch  Editores, entre os quais, estavam o governador do
Rio de Janeiro Leonel Brizola, o presidente do Banco Central do Brasil,  Carlos Geraldo Langoni,
o ex-diretor da Cacex, Benedito Moreira, a diretora presidente do Jornal do Brasil, condessa
Maurina Pereira Carneiro,  o cientista Albert Sabin, entre outros.[31] A imprensa também
destacou a inauguração com elogios. O Jornal do Brasil declarou: "A  TV Manchete iniciou ontem
seus trabalhos sob o signo da inovação. Pela primeira vez na história da TV mundial, uma 
emissora se lança no ar abrindo a casa de aposta eleições programação com um anúncio. Só
depois é que deu boa-noite".[36]
Foi adotado como  primeiro slogan Televisão de Primeira Classe, o que reforçava a ideia da
emissora de ter uma programação de alto nível,  com documentários, jornalismo e programas de
entrevistas. À Folha de S.Paulo, Rubens Furtado explicou: "A TVS se dirige ao público  C e D; a
Bandeirantes não tem público definido, enquanto a Globo casa de aposta eleições pretende ser
eclética. Pesquisas nos mostraram a  insatisfação dos segmentos A e B com a programação que
lhes é oferecida atualmente. Então, decidimos optar por esse público.  Além disso, os Bloch têm a
tradição de ter, em casa de aposta eleições casa de aposta eleições empresa, iniciativas de alto
nível".[33] Os concorrentes, porém,  não acreditavam na proposta da emissora, como destacou à
Folha de S.Paulo o então vice-presidente do SBT, Luciano Callegari: "Quando  entramos,
também imaginamos um segundo lugar. Ninguém entra para perder. Porém, acho que se a
Manchete quiser sobreviver, a curto  prazo terá de optar por uma programação semelhante à
nossa e a da Globo, procurando classes mais populares. Como já  ficou provado, aqueles que
optaram por públicos mais sofisticados tiveram problemas graves, como a Bandeirantes, por
exemplo".[33]
No dia seguinte, abrindo  a casa de aposta eleições programação regular, a emissora exibia
desenhos animados a partir de 17h, num espaço que passaria a ser ocupado  uma semana
depois, em casa de aposta eleições 14 de junho, pelo infantil Clube da Criança, revelando a
apresentadora, modelo e manequim Xuxa  Meneghel, e exibindo gincanas com crianças e
desenhos animados da Hanna-Barbera, como Família Drácula e Goldie Gold.[34] Houve naquela
época,  uma grande polêmica sobre a apresentadora, que posou nua em casa de aposta eleições
várias revistas masculinas, como uma da própria empresa, a  Ele e Ela, a última poucos meses
antes de estrear como apresentadora infantil.
As 19h, sob a direção de Zevi Ghivelder,  ia ao ar a primeira edição do Jornal da Manchete, na
época o noticiário mais longo da televisão brasileira, com  uma hora e meia de duração, tendo à
frente Carlos Bianchini e Íris Lettieri, além da participação de Cláudia Ribeiro,  Roberto Maya, Luis
Santoro, Paulo Stein e Murilo Melo Filho, que aprofundavam as pautas debatidas ao longo do
telejornal, como  política, economia, artes e esportes.[33] Nos primeiros meses de operação,
séries estrangeiras e filmes complementavam a programação do horário nobre  a partir de 20h30,
além de atrações como Conexão Internacional, com apresentação de Roberto D'Ávila e direção
de Walter Salles,  Conexão Nacional com Roberto Feith, Bar Academia com Walmor Chagas, Um
Toque de Classe, com grandes nomes da música erudita  nacional, comandado pelo pianista
Artur Moreira Lima, Persona e Concertos de Ópera.
Poucas semanas depois da inauguração, no mesmo mês, o  cantor e repórter do Conexão
Internacional, Caetano Veloso, provocaria polêmica ao entrevistar o vocalista da banda Rolling
Stones, Mick Jagger.  Além de Veloso demonstrar falta de preparo no inglês, foi insultado por
Jagger. No dia 25 de junho, o jornalista  Paulo Francis publicou na Ilustrada, caderno cultural da
Folha de S.Paulo, um texto intitulado "Caetano, pajé doce e maltrapilho", que  embora elogiasse
Veloso por ser melhor do que Jagger, criticou a roupa usada por ele "de Pajé contra pajé tudo 
com autoridade imediatamente consagrada pela imprensa, que é mais deslumbrada do que o
público (…) É evidente, por exemplo, que  Mick Jagger zombou várias vezes de Caetano na
entrevista na TV Manchete". Continuou a crítica a Veloso: "O pior momento  foi aquele em casa
de aposta eleições que Caetano disse que Jagger era tolerante e Jagger disse que era tolerante



com latino-americanos (sic),  uma humilhação docemente engolida pelo nosso representante no
{sp}. Essa pergunta simplesmente não se faz em casa de aposta eleições televisão, ou até  em
casa de aposta eleições jornal. É de um amadorismo total. Só serve para seminários de
'comunicação' no interior da Bahia. Não é  uma pergunta jornalística. Jagger começou a debochar
aí". O artigo não provocou uma resposta imediata de Caetano, que só mencionou  o episódio em
casa de aposta eleições outubro do mesmo ano, na coletiva para o show "Uns", em casa de
aposta eleições São Paulo: "Agora o  Francis me desrespeitou. Foi desonesto, mau-caráter. É
uma bicha amarga. Essas bonecas travadas são danadinhas", e o caso teve repercussão 
nacional.[37]
O ano de 1984 marcou a Rede Manchete que se destacou pelo total apoio à campanha das
Diretas Já, quando  a população, através de comícios e passeatas, pedia a aprovação da emenda
que restabelecia eleições diretas para presidente do Brasil.  A emissora transmitiu vários
comícios, inclusive aqueles que reuniram um milhão de pessoas em casa de aposta eleições São
Paulo e no Rio  de Janeiro.[38] Em casa de aposta eleições seu primeiro ano de vida, a estratégia
de uma programação para as classes A e B  ainda estava de pé. A emissora inicia o ano
lançando, no dia 23 de janeiro, o FMTV, considerado o primeiro  programa de videoclipes do
Brasil, revelando como apresentadores João Kléber, e mais tarde, Patricia Pillar. Ia ao ar
diariamente, das  19h às 19h30, e aos sábados a partir das 18h30.
Em 1984, no Rio de Janeiro, durante o Governo de Leonel  Brizola, foi criado o Sambódromo da
Marquês de Sapucaí, um espaço definitivo para a apresentação das escolas de samba, obra 
muito criticada pelas Organizações Globo.[39] A Rede Manchete transmite o desfile e alcança o
primeiro lugar em casa de aposta eleições audiência.[40] A  extensa cobertura das revistas do
Grupo Bloch acabou se repetindo de forma positiva na TV, que contava, naquela época, com 
modernos equipamentos que em casa de aposta eleições muito, auxiliaram na transmissão. A
emissora liderou a audiência, ficando acima dos 30 pontos percentuais.  Surgia também neste
ano, o Edição da Tarde, de segunda à sexta às 12h30. Em casa de aposta eleições junho, a
emissora estreou  suas transmissões esportivas com a cobertura das Olimpíadas de Los Angeles.
As transmissões tiveram a participação de Paulo Stein, apresentador  da Manchete Esportiva,
que foi praticamente um dos fundadores da emissora.
Ainda em casa de aposta eleições 1984, surgiu a ideia de se produzir  uma minissérie. A paixão
pela retratação histórica de seus diretores, levou a emissora e seus até então inexperientes
funcionários em  casa de aposta eleições dramaturgia, a produzir, naquele ano, a minissérie
Marquesa de Santos, sendo a primeira obra de teledramaturgia da nova emissora.  Protagonizada
por Maitê Proença, a trama estreou em casa de aposta eleições 21 de agosto do mesmo ano e
atingiu um audiência média  de 7 pontos, colocando a emissora em casa de aposta eleições
terceiro lugar no horário. Nesse embalo, a rede produziu ainda mais duas  minisséries: Santa
Marta Fabril S.A. e Tudo em casa de aposta eleições Cima.
Em 15 de março de 1985, a rede fez a cobertura  da posse do até então vice-presidente José
Sarney, o primeiro civil a assumir a presidência desde o golpe militar de  1964, pois Tancredo
Neves foi internado na véspera da posse. A emissora fez também a cobertura da agonia e da 
morte de Neves ocorrida em casa de aposta eleições 21 de abril do mesmo ano.
Não conseguindo audiência e o faturamento almejados na época  da estreia e buscando uma
maior diversidade de público, Adolpho Bloch aprova a produção de novelas e seriados. A
emissora  abriu seus cofres e já no início de 1985, entrava no ar a novela Antônio Maria,
coproduzido com a RTP,  que embora fosse uma parceria, acabou custando mais de 5 bilhões de
cruzeiros. Antônio Maria acabou não tendo sucesso,[41] aumentando  os prejuízos da rede. Em
casa de aposta eleições julho, estreava o seriado Tamanho Família, o primeiro sitcom da
emissora.
As mudanças na programação,  começariam à tarde, com a volta do costureiro Clodovil, com o
programa De Mulher para Mulher às 14 horas, seguido  pelo Manchete Shopping Show, programa
de variedades feminino que também contava com a participação do estilista. Mais tarde, às
19h30,  entraria no ar o Alô Pepa, Alô Dola, um show de variedades comandado por Carlos
Eduardo Dolabella e Pepita Rodrigues.  No campo do humor, estrearam Domingo de Graça e



Aperte os Cintos, ambos exibidos aos domingos, sendo este último protagonizado  por Costinha.
O formato era baseado em casa de aposta eleições esquetes de humor, o mesmo de outros
programas tradicionais do gênero, como  Chico Anysio Show e Praça da Alegria.
No campo do jornalismo, merecem destaque as diversas séries que a emissora produziu. Em 
casa de aposta eleições parceria com a produtora Independente Inter{sp}, pertencente ao
jornalista Fernando Barbosa Lima, foram ao ar, naquele ano, três grandes  produções: Xingu,
mostrando a vida dos indígenas da região do alto Xingu; Terra Mágica, que mostrava
características e costumes de  determinada região do país; e a série Japão, retratando o avanço
que a Terra do Sol Nascente sofreu depois da  Segunda Guerra Mundial.
Em 1985, com dois anos de existência, os prejuízos da Rede Manchete eram evidentes. A
emissora entrava em  casa de aposta eleições casa de aposta eleições primeira crise
financeira.[5] Adolpho Bloch estava preocupado, pois a dívida da emissora já atingia milhões de
dólares. Segundo  o jornal O Estado de S. Paulo, séries como Xingu e Japão ganharam elogios,
pois a emissora investiu em casa de aposta eleições  qualidade, mas nem sempre isso
demonstrou ser sinônimo de lucro: Descontente com o faturamento e a audiência, Bloch aprova
programas  populares, como os humorísticos do casal Carlos Eduardo Dolabella e Pepita
Rodrigues e Miéle.[5]
A emissora entrou pelo ano de 1986,  com uma dívida que beirava os 23 milhões de dólares. Os
primeiros sinais de prejuízo surgiram em casa de aposta eleições fevereiro de  1986. A rede
acumulava um prejuízo de 80 milhões de dólares e uma dívida que chegava a 23 milhões de 
dólares.[5] Apesar disso, a partir desse ano, são exibidas outras telenovelas de sucesso
produzidas pela Manchete, como a Dona Beija,  lançada em casa de aposta eleições abril. Em
casa de aposta eleições uma entrevista para o Jornal do Brasil, Adolpho Bloch reconheceu que
foram gastos Cz$  25 milhões para produzir Dona Beija.[42] Mas Bloch lembrou que a produção
estava dando resultados: A novela tem dado 25%,  27% no Rio, em casa de aposta eleições
Recife já chegou a 40%, em casa de aposta eleições Belo Horizonte atingiu 35%. É comentada
em casa de aposta eleições  todo o Brasil.[42] A emissora enfrentou casa de aposta eleições
primeira greve de funcionários em casa de aposta eleições setembro de 1986, quando pararam
em casa de aposta eleições  virtude de salários atrasados. Xuxa, que alcançava excelente
audiência, deixou o canal no começo do ano e foi para a  TV Globo casa de aposta eleições
apresentar o Xou da Xuxa. Ainda em casa de aposta eleições 1986, duas atrações contribuíram
para o aumento da crise  financeira: a transmissão da Copa do Mundo de 1986, no México e a
novela Dona Beija, uma produção que custou  mais de US$ 2 milhões. Com cenas de nudez de
Maitê Proença, a novela teve boa audiência, com cerca de  15 pontos diários, especialmente
entre o público masculino, mas também deu prejuízo.[5]
Clodovil estreou o programa Clô para os Íntimos, diariamente  às 14 horas. O apresentador se
envolveria em casa de aposta eleições uma polêmica ao expor casa de aposta eleições opinião
sobre a nova constituição, que  estava em casa de aposta eleições votação no Congresso
Nacional. Depois de classificar a Assembleia como "prostituinte", Adolpho Bloch demitiu o
apresentador.[43]
Ainda em  casa de aposta eleições 86, para compensar a perda de Xuxa, a Manchete resolveu
extinguir o Clube da Criança e o Circo Alegre,  comandado pelo palhaço Carequinha, que
antecedia diariamente o Clube e substituí-los por dois novos programas: pela manhã, Nave da
Fantasia,  comandado por Simony. E à tarde, no antigo horário ocupado pelo Clube, estreou Lupu
Limpim Claplá Topô, com Lucinha Lins  e Claudio Tovar. Este último seguia um formato de
teleteatro, onde os apresentadores interpretavam os mais variados contos infantis.
Positivamente, a  emissora vendeu para exibição em casa de aposta eleições Portugal, as
produções Viver a Vida e Tudo em casa de aposta eleições Cima. Fato que foi  comemorado na
empresa.[44]
Em fevereiro, as transmissões do Carnaval da Manchete vieram recheadas de novidades. A
emissora colocou mil funcionários no  sambódromo para a cobertura dos Desfile das escolas de
samba do Rio de Janeiro. A concorrência entre a Manchete e  a Globo casa de aposta eleições
ganhava caráter de briga. Um confronto de logotipos marcava a entrada do sambódromo durante



as transmissões dos  desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Dentre as novidades, a rede
trazia a câmera-robô, além de um helicóptero  que sobrevoava o sambódromo do Rio de Janeiro.
Rubens Furtado dizia que o Carnaval era a chance que a Manchete  tinha de mostrar que ela era
grande, que era melhor que a Globo. O resultado foi que a Manchete liderou  a audiência no Rio,
de ponta a ponta.
Pertencendo ao grupo de funcionários que participaram da criação da rede em casa de aposta
eleições  1983, Zevi Ghivelder tornou-se diretor de jornalismo da emissora, e com o Jornal da
Manchete, conquistou sucesso de crítica e  de público.[45][46] José Wilker chega para assumir a
direção de dramaturgia substituindo Herval Rossano e reforçar o núcleo de dramaturgia  e coloca
no ar em casa de aposta eleições março de 1987, a novela policial Corpo Santo. A novela estreou
com quatorze pontos  de audiência e chegou a picos de 31 pontos, durante a morte da
personagem de Christiane Torloni. Durante o restante  do ano, o diretor trouxe uma série de
profissionais e vários produtos do gênero. Em casa de aposta eleições maio, estreou Helena,
novela  escrita por Mário Prata, com Luciana Braga e Thales Pan Chacon. Em casa de aposta
eleições outubro, em casa de aposta eleições substituição a Corpo Santo,  estreava Carmem,
escrita por Glória Perez e estrelada por Lucélia Santos, trazida da TV Globo casa de aposta
eleições a peso de ouro,  e Paulo Betti. A trama alcançou 31 pontos de audiência no Rio de
Janeiro, desbancando a Globo casa de aposta eleições em casa de aposta eleições  alguns
capítulos.[47] Carmem também é lembrada por Silvio Santos ter feito uma participação especial
na novela. O apresentador abriu as  portas do Programa Silvio Santos do SBT para a
personagem Creuza (Bia Sion) participa do quadro Namoro na TV. Sonhadora  e romântica,
Creuza vai até lá solicitar um namorado através da mídia eletrônica.[48] Além das novelas, a
emissora voltaria a  produção de minisséries com A Rainha da Vida, com Débora Duarte. A
minissérie teve 15 capítulos, mas não teve boa  repercussão.
Em 6 de abril de 1987, a emissora estreia Nave da Fantasia, um programa infantil, com outra
revelação, Angélica, então  com apenas 13 anos. Angélica chegava substituindo Simony, que
tinha ido para o SBT apresentar o Do Ré Mi Fá  Sol Lá Simony. Com a volta do Clube da Criança
ao antigo horário, Lupu Limpim Clapá Topô foi extinto. Outros  programas produzidos em casa de
aposta eleições parceria com Nilton Travesso e a produtora independente Equipe A foram
lançados: Mulher 87, Osmar Santos  Show e Vídeo em casa de aposta eleições Manchete (uma
espécie de Vídeo Show).
A primeira grande demissão da emissora aconteceu em casa de aposta eleições julho  de 1987,
quando a linha de shows da emissora, composta por musicais e humorísticos, foi completamente
desativada e cerca de  cem funcionários foram demitidos.[5] A emissora entra na bolsa de
valores. O total das ações soma 130 milhões de dólares,  mas o comandante do grupo, Adolpho
Bloch, colocaria na mesa de negociações de 40% a 80% do capital, com a  condição de que na
partilha do bolo não houvesse um sócio majoritário.[49] Na lista de interessados, aparecem até
agora a  construtora Norberto Odebrecht (atual OEC), a Paranapanema, o rei da soja Olacir de
Moraes e um grupo ligado à área  de café.[49] Nas negociações, não entra o passivo da
Manchete, avaliado no equivalente a 4 milhões de dólares.[49] Monteiro Aranha  negou na época
que estivesse envolvido com eventual compra de participação acionária na TV Manchete.[50]
Depois de conseguir do Banco  do Brasil, um empréstimo de 12 milhões de dólares - 8 milhões de
dólares foram devolvidos ao banco em casa de aposta eleições  cotas de patrocínio e em casa de
aposta eleições ações de marketing ao longo da programação - a Manchete continuou a procurar
um  parceiro, esperando a melhor oferta.[51] Em casa de aposta eleições 3 de dezembro de
1987, a direção da TV Manchete encerrou sem sucesso  as negociações para a transferência do
controle da emissora para o empresário paulista Otávio Lacombe, do grupo Paranapanema.[52] A
TV  Brasília, que até então era afiliada do SBT, passa a retransmitir a rede em casa de aposta
eleições junho, se tornando uma das  principais afiliadas.
No segundo semestre, a partir de 13 de outubro de 1987, Angélica passa a apresentar uma nova
versão do  Clube da Criança ao lado do ator Ferrugem.
Em 1988, depois de cinco anos insistindo em casa de aposta eleições uma programação de alto 
nível, com documentários, jornalismo e programas de entrevistas, a dívida da Rede Manchete



sobe para os 34 milhões de dólares,  provocando a extinção de programas que não davam
audiência e anunciantes. O investimento de televisão de primeira classe não teve  retorno
financeiro e nem audiência, levando a extinção de programas, quase todos da época da estreia
em casa de aposta eleições 1983. Os  grandes anunciantes não demonstraram qualquer
interesse neste tipo de programação, preferindo nas redes Globo, SBT e Bandeirantes, todas com
programações  populares.
Em mais uma tentativa de salvar a emissora são colocados no ar 19 novos programas, entre eles:
o humorístico Cadeira  de Barbeiro, com Lucinha Lins e Cacá Rosset, e o Sem Limite com Luiz
Armando Queiroz. Nas manhãs, o espaço  era do jornalismo com a exibição do noticiário
Repórter Manchete e do Brasil 7:30, apresentado por Liliane Cardoso, direto dos  estúdios da TV
Brasília. À tarde, faziam sucesso: os seriados Jaspion e Changeman. Nas manhãs, o Repórter
Manchete entrava no  ar diariamente às 8h. Com um formato muito parecido com os canais de TV
paga americanos de hot news (CNN),  exibindo notícias o tempo todo direto da bancada, o jornal
se aproveitava da frequência da TV Manchete no Rio (canal  6), que permitia a sintonia através
de rádios FM. Muitos cariocas ouviam o telejornal indo para o trabalho, que pouco  se valia de
imagens, adotando de fato uma linguagem radiofônica. No campo do jornalismo, também
estreavam os telejornais locais Praça  em casa de aposta eleições Manchete, que antecediam o
Jornal da Manchete. Rio em casa de aposta eleições Manchete, São Paulo em casa de aposta
eleições Manchete, Minas em  casa de aposta eleições Manchete, Ceará em casa de aposta
eleições Manchete, Pernambuco em casa de aposta eleições Manchete, Pampa em casa de
aposta eleições Manchete, Tele Manchete e posteriormente muitos outros.
A  então maior audiência da história da TV Manchete foi atingida em casa de aposta eleições
junho, durante a transmissão de Flamengo x Vasco,  final do Campeonato Carioca daquele ano.
Pegou 63% dos aparelhos ligados no horário do jogo. A Globo casa de aposta eleições teve de 
se espremer em casa de aposta eleições exíguos - para ela - 23%.[53]
Em setembro, foi noticiado que a TV Manchete e a apresentadora  Hebe Camargo estavam
conversando. Insatisfeita com a força que a TVS vinha dando a Jô Soares, Hebe estaria inclinada
a  aceitar uma boa proposta da emissora carioca.[54] Para a apresentadora, a Manchete ofereceu
luvas - no caso, 100 mil dólares.[55]
Do  outro lado, foi também noticiado o interesse de Silvio Santos em casa de aposta eleições ter
Angélica no SBT. Angélica, com apenas 14  anos e uma produção de baixo custo, estava batendo
a Globo casa de aposta eleições na audiência das tardes de segunda a sexta  com o infantil
Clube da Criança e, aos sábados, com o juvenil Milk Shake.[56] O dono do SBT, segundo o 
empresário de Angélica, Paulo Ricardo, "ofereceu tudo o que a Manchete pagasse em casa de
aposta eleições dobro, mais comercialização e luvas altas.  Ele começou com uma oferta de Cz$
3 000 000 mensais, mas foi subindo até transformá-la no salário mais alto  da emissora".[56]
Angélica, porém, renovou com a Manchete até junho de 1990, pela segurança de um projeto já
estável na  Manchete, aliada a uma melhoria, do contrato que só terminaria em casa de aposta
eleições dezembro de 1989, agora reforçado também por edições  de revistinhas e álbuns
infantis.[56]
Enquanto isso, Rodolpho Gamberini, editor regional do departamento paulista de jornalismo, Hélio
Goldstein, diretor de redação,  e as jornalistas Selma Panazzi e Lídia Goldstein deixaram a
emissora após uma crise provocada por um pedido de 20%  de corte na redação de São Paulo e
a interferência de um diretor que não era da área.[57]
Em outubro, Adolpho  Bloch e David Elkind chegaram de Paris. Corria nos bastidores da Rede
Manchete que os dois foram, pessoalmente, negociar a  venda da emissora para empresários
franceses.[58]
Em fevereiro, foi noticiado que o empresário Arthur Falk do mercado financeiro, ligado a um 
grupo suíço, Union des Banques Suisses, da qual era o representante no Brasil, estaria em casa
de aposta eleições entendimentos com a TV  Manchete. Estuda a possibilidade de comprar a
emissora de Adolpho Bloch, com quem já teve vários encontros.[59][60] O próprio Arthur  Falk
confirmou a notícia da possível compra da TV Manchete, mas afirmou que não estava ligado a
nenhum grupo suíço.  Falk acrescentou ainda que junto com ele na transação está um grupo de



empresários brasileiros.[61]
Embora mostrasse sinais de crise, a  emissora tentava tirar profissionais de outras redes. Em
casa de aposta eleições março, o diretor da emissora, Zevi Ghivelder, e o jornalista Joelmir 
Beting chegaram a negociar um novo telejornal na emissora.[55][62] O jornalista preferiu
continuar na Globo.[63][64] Após deixar a Globo,[65] Leda  Nagle foi contratada para apresentar a
edição da tarde do Jornal da Manchete.[66] Na área do entretenimento tentou, sem sucesso, 
contratar o diretor Reynaldo Boury, o autor Gilberto Braga, e atrizes Joana Fomm, Glória Pires,
Bruna Lombardi e Vera Fischer.[55][67]  Para todos foi oferecido um contrato de Cr$ 50 000 de
luvas, Cr$ 10 000 mensais e passagens para o  exterior.[68] Outros globais sondados foram
Marcos Paulo e Cláudia Raia.[69] Mas conseguiu tirar César Filho e Benedito Ruy Barbosa da 
Globo.[70][71]
No mês de julho, ia ao ar a novela Kananga do Japão, protagonizada por Christiane Torloni e
Raul Gazolla. A  trama era, até então, o maior investimento em casa de aposta eleições novelas
já feito pela emissora, e que teve a missão de  recuperar o maior Ibope já alcançado no horário
das 22h30 - a média de 20 a 25 pontos de Dona  Beija, que bateu a Globo casa de aposta
eleições em casa de aposta eleições 1986.[72] Kananga do Japão alcançou, em casa de aposta
eleições seu primeiro capítulo, uma média  de vinte pontos na Grande Rio e seis na Grande São
Paulo, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e  Estatística.[nota 1] Tais índices foram
satisfatórios comparados à trama anterior, Olho por Olho, a qual indicava seis no Rio de  Janeiro
e dois, em casa de aposta eleições São Paulo, triplicando os números da antecessora.[73] A
emissora lançaria o Cabaré do Barata, com  a direção de Augusto César Vanucci e com o
humorista Agildo Ribeiro.[72] A Manchete também adotaria a estratégia de rechear  de reprises
casa de aposta eleições programação. Apostando na nostalgia, a Manchete vai de Kojak, Baretta
e O Incrível Hulk. Junto com O  Homem Invisível e Xerife Lobo.[72] Para o público infantil, tinha o
Cometa Alegria, apresentado por Cinthya Rachel e Patrick de  Oliveira.
Em outubro de 1989, a imprensa notícia a futura sede da emissora em casa de aposta eleições
São Paulo.[74] O mercado paulista passou  a atrair a Manchete, já que dos 70 milhões de dólares
faturados pela rede, através de suas 32 emissoras, durante  89, 50 milhões foram resultados dos
negócios efetuados em casa de aposta eleições São Paulo.[75]
Edifício sede da Rede Manchete em casa de aposta eleições São Paulo
Neste  ano, a Rede Manchete inaugurou casa de aposta eleições sede na capital paulista,
transferindo casa de aposta eleições diretoria geral de comercialização para a cidade.[76] O  novo
prédio de 8 mil metros quadrados foi projetado por Oscar Niemeyer e custou cerca de US$ 20
milhões de  dólares (Cr$ 700 milhões na época). Fica localizado na zona norte da cidade, na
Casa Verde.[77] As instalações incluem um  teatro com capacidade para 300 pessoas, um
estúdio de jornalismo com oito ilhas de edição, uma central de documentação e  outra de pós-
produção. A nova sede também abrigou a produção de três programas Mulher 90, Os Campeões"
e "Hit Parade  além do departamento comercial da emissora, que se transfere para a cidade.[77]
A cerimônia de inauguração do novo prédio aconteceu  com a entrega do troféu Manchete para
personalidades paulistas de diferentes áreas.[77] Ainda dentro do marco do aniversário de São 
Paulo, a emissora preparou uma programação especial que começou em casa de aposta eleições
21 de janeiro, com o programa São Paulo, Terra  Mágica, que conta a história da cidade. Em casa
de aposta eleições 22 de janeiro, a apresentadora Angélica recebeu figuras representativas do
panorama  musical paulista, como Paulo Ricardo, Supla e Guilherme Vergueiro. No dia 23, a
emissora exibiu o musical de Chrystian &  Ralf.[77] Na data do aniversário da cidade, a Manchete
transmitiu um concerto ao vivo da Orquestra Sinfônica do Estado de  São Paulo, e a tarde um
jogo entre a Seleção Paulista de Futebol contra um time carioca. Durante a noite,  a emissora
colocou no ar um especial com Gilberto Gil, gravado na praça da Paz.[77] Na mesma semana, a
emissora  mostrou um especial com Pepeu Gomes e apresentou um Manchete Documento
especial sobre a cidade.[77]
Em relação a venda da emissora  nos anos anteriores, essa ideia surgiu, conforme diz Expedito
Grossi, diretor-geral da rede, devido a problemas de saúde de dois  sobrinhos de Adolpho Bloch,
Oscar Bloch e Pedro Jack Kapeller, oficialmente os principais nomes da rede. Isso teria



ocasionado certo  desânimo no comandante da Manchete: Mas depois eles melhoraram,
reassumiram seus cargos, e o Adolpho voltou a se entusiasmar com  a emissora. A partir daí, a
gente começou a fazer TV de verdade, assegurou o diretor-geral.[78]
A partir de 19 de  março, estreou Os Campeões, um esportivo liderado de São Paulo pelo
apresentador Osmar Santos.[79][80][81] A linha de shows começou dia  20 de março, com o
teleteatro sobrenatural Fronteiras do Desconhecido - uma série de casos verdade de espíritas,
paranormais e  todo o tipo de mistério e assombração, sob direção de Augusto César
Vannucci.[79][80][81] A quarta-feira, 21 de março, continuava a  mesma, com Cabaré do Barata,
o humorístico de Agildo Ribeiro. A partir do dia 22, a quinta alterna jornalísticos (Debate  em casa
de aposta eleições Manchete e Manchete Urgente) com especiais musicais.[79][80][81] Ficam
para a sexta, em casa de aposta eleições horário antecipado para às 22h30,  as bem sucedidas
reportagens mundo cão do Documento Especial: Televisão Verdade, apresentado por Roberto
Maya e dirigido por Nelson Hoineff.[79][80][81]  A produção mais sofisticada da linha de shows
será aos sábados, às 22h30 com Dançando Conforme a Música, um musical  comandado por
Luís Carlos Miele e Watusi.[79][80][81]
A cereja do bolo, no entanto, viria por último - a novela Pantanal, dia  27, uma terça-feira, para
evitar um choque direto com a Tela Quente, da Globo.[79] Na segunda-feira, dia 26, o
telespectador  verá apenas os bastidores da estreia do dia seguinte.[79][80] Pantanal viria a se
tornar o maior sucesso da teledramaturgia da  emissora, considerado inesperado,[82]
frequentemente, Pantanal vencia a programação global.[83][84] Nos últimos índices de audiência
disponíveis do Ibope da época, nos  horários de melhor desempenho, Pantanal batia
sistematicamente os programas da TV Globo casa de aposta eleições e do SBT.[85][86] O triunfo
de Pantanal  não se media apenas pelos seus percentuais de audiência. Para além dos números,
a novela da Manchete se tornaria o  programa mais comentado do Brasil, e Cristiana Oliveira, a
protagonista de Pantanal, transformou-se numa figura nacional praticamente da noite para  o
dia.[87]
A emissora continuava tentando tirar profissionais da concorrência, como Fausto Silva, da
Globo,[88][89] tendo o mesmo optado por continuar  na concorrente carioca.[90] A Manchete
chegou a conversar também com o locutor Galvão Bueno para um programa esportivo nas tardes
 de domingo da emissora. A ideia era disputar a audiência do Esporte Total, dirigido por Luciano
do Valle, exibido pela  TV Bandeirantes.[91] E contratou a repórter Leilane Neubarth, depois de
oito anos na TV Globo, para o Programa de Domingo,  com Paulo Alceu, e para fazer matérias
especiais para o Jornal da Manchete, apresentado pelo Casal 20 da rede, Eliakim  Araújo e Leila
Cordeiro.[92]
No esporte, destaque para as transmissões ao vivo dos jogos da Copa Rio.
O Documento Especial: Televisão Verdade  estreia na atração. Em casa de aposta eleições
junho, a emissora transmitiu a Copa do Mundo FIFA de 1990 na Itália.[93]
Em dezembro, ia  ao ar a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, sucedendo Pantanal.
Apesar não repetir o sucesso de  Pantanal, terminou com a média de 20 pontos, com picos de 35
pontos, mantendo-se na vice-liderança.
Em 1991, o cinema brasileiro  ganhou destaque na programação, através de uma das principais
sessões de filmes da emissora, o Cinema Nacional. No mesmo ano,  o diretor Jayme Monjardim
reúne com todos os representantes das emissoras afiliadas da rede para anunciar a nova
programação visual  da Manchete, acompanhada por novos programas. Em casa de aposta
eleições maio, um diretor da TV Manchete confessou que a emissora estava de  olho em casa de
aposta eleições Jô Soares do SBT.[94] Durante as exibições das novelas Pantanal e A História de
Ana Raio e  Zé Trovão, a Rede Manchete já tinha muitas afiliadas e repetidoras em casa de
aposta eleições todas as capitais e inúmeros municípios, tornando-se  de fato uma rede nacional
com cobertura em casa de aposta eleições praticamente todo o Brasil.
Em junho, segundo a revista Veja, o deputado  Paulo Octávio (PRN-DF), um dos amigos mais
próximos do presidente Fernando Collor, fez ao empresário Adolpho Bloch uma proposta de 
compra da TV Manchete por US$ 200 milhões de dólares. O deputado é casado com casa de
aposta eleições afilhada, Ana Cristina, neta  do ex-presidente Juscelino Kubitschek.[95] O sócio



de Paulo Octávio era o empresário João Carlos Di Genio.[7][8][9] A paixão pelo seu  parque
gráfico e uma dívida de US$ 20 milhões foram as principais inquietações manifestadas por Bloch
ao deputado Paulo Octávio,  quando falaram pela primeira vez sobre a venda da Manchete. Paulo
coordena a negociação entre um grupo de dez empresários  e a emissora de Adolpho Bloch.
Segundo Paulo Octávio, a TV ocupa grande parte do tempo que Bloch preferiria dedicar  a casa
de aposta eleições gráfica.[96] O pool de empresários que pretendia comprar a rede eram um
outro amigo do presidente Collor, Luís  Estêvão, presidente do grupo OK; Mathias Machline, do
grupo Sharp; Herbert Levy, da Gazeta Mercantil, além da editora Abril.[95] Bloch  deverá enviar
um dossiê administrativo sobre a situação financeira da emissora que deverá conter a posição da
dívida contraída há  alguns anos para ampliação da Rede Manchete de Televisão. Após a entrega
do dossiê, Paulo Octávio tem 90 dias para  concluir o negócio. Paulo Octávio afirmou que não
tem preconceitos contra nacionalidade ou ramo de atividade dos futuros sócios,[97] mas  nada se
concretizou sobre a venda.[10] Adolpho Bloch não ficou satisfeito com a oferta que recebeu dos
empresários Paulo Octávio  Pereira e João Octávio Di Gênio, pois ele queria um cheque de US$
200 milhões. com fundos,[98] enquanto os empresários  ofereciam menos, entre 130, 140 e 150
milhões de dólares.[99][100][101] A imprensa afirmaria que, há meses, o ex-governador e então 
candidato à presidência da República Orestes Quércia tinha manifestado interesse em casa de
aposta eleições adquirir a emissora do grupo Bloch. Chegando até  a fazer consultas e
sondagens iniciais para tocar o negócio.[102] Quando o presidente Fernando Collor foi informado
disto, ficou preocupado,  já que com a TV Manchete nas mãos a campanha de Quércia teria um
caminho asfaltado, sem obstáculos, para crescer.  Nesse momento, um grupo de fiéis amigos do
presidente - Paulo e Di Genio à frente - tomou a iniciativa  de tirar Quércia do páreo e partir para a
compra, tanto para desenvolver projetos próprios e também para tirar a  emissora das mãos do
adversário.[102] em casa de aposta eleições outubro de 91, Paulo Octávio anunciou a suspensão
das negociações da compra da  Manchete, fazendo um discurso na Câmara dos Deputados do
Brasil, ele denunciou o que classificou de práticas subreptícias e insidiosas  de empresários que
têm medo da livre concorrência e das regras do mercado, disse Paulo , que comunicou casa de
aposta eleições decisão  ao empresário Adolpho Bloch, em casa de aposta eleições um encontro.
A Manchete teria, segundo o deputado, uma dívida de US$ 40 milhões,  sendo metade com o
Banco do Brasil. Paulo desafiou que provem qualquer favorecimento nas negociações, que se
arrastavam há três  meses. O deputado disse que estava muito perto de um acordo com a
diretoria da Manchete: O negócio era uma  questão de tempo. Ele admitiu retomar o projeto
quando houver uma fase melhor para negociar.[103] Quando lhe perguntam quais as  razões
desse bloqueio de livre mercado de televisões no país, Paulo se limita a responder: plim
plim.[104] No mesmo mês,  Bloch reuniu a imprensa, para garantir que a emissora não está à
venda por dinheiro nenhum do mundo. Se, em  casa de aposta eleições algum momento, ele
pensou em casa de aposta eleições vender a emissora foi ideia passageira: Eu estava cansado e
comentei com amigos  que pensava em casa de aposta eleições vender a Manchete. Mas foi um
relâmpago. Segundos depois já estava arrependido. Depois disso, os jornais  começaram a
noticiar a venda da Manchete. Tudo boato. Um dia antes da entrevista, Adolpho Bloch e a mulher
Ana  Bentes estiveram em casa de aposta eleições Brasília numa audiência com o presidente
Fernando Collor: Fui dar uma satisfação ao presidente. Afinal de  contas, televisão é uma
concessão do governo e depois de toda essa confusão, era o mínimo que eu podia fazer.[105] 
Afirmou sobre a dívida da Rede Manchete: A nossa dívida não chega a 5% do patrimônio da
empresa, avaliado em  casa de aposta eleições centenas de milhões de dólares. Quanto valem
estes dois prédios, as obras de arte, a gráfica em casa de aposta eleições Parada  de Lucas e os
estúdios do Complexo de Água Grande?. Para vencer a dívida, Bloch pretende continuar
investindo na programação.  Aos 83 anos, uma coisa que ele garante é não ter medo de trabalho:
Com essa idade eu podia trabalhar  menos, mas não. No mínimo, passo oito horas aqui na
Manchete.[105]
A Manchete começa a investir cerca de US$ 12 milhões  na telenovela Amazônia, que entra no ar
no final de 1991.[105] Além de exibir a soap opera The Bold and  the Beautiful,[106]
Em janeiro de 1992, entra no ar Almanaque, programa de variedades apresentado por César



Filho e Tânia Rodrigues, com  roteiro de Rosana Hermann.[107][108] Em casa de aposta eleições
fevereiro, Fernando Barbosa Lima convidou e Márcia Peltier é contratada pela
emissora.[109][110] Em casa de aposta eleições  abril, a Manchete resgata Vila Sésamo, série de
262 episódios de 30 minutos cada um, gravada entre 1988 e 89,  e vai exibi-los diariamente às
12h, encerrando o programa Clube da Criança.[107]
A nova novela Amazônia, até então promessa de repetir  o sucesso de Pantanal, começa dar
baixos índices de audiência e torna-se um fracasso de audiência (apenas 2 pontos). A  emissora
coloca no ar a continuação Amazônia - Parte II, após saída de personagens que não agradaram o
telespectador. Mesmo  assim, mantém baixos índices de audiência e por causa disso, entrou em
casa de aposta eleições grave crise econômica (a causa principal conhecida  foi o altíssimo
investimento na novela, que acabou em casa de aposta eleições prejuízo estrondoso). A nova
programação visual prometida por Jayme Monjardim  acaba não dando muito certo. Jayme acaba
sendo demitido por Adolpho Bloch, iniciando a primeira grande crise da emissora. Em  casa de
aposta eleições 9 de junho de 1992, a TV Manchete detinha o sexto lugar na audiência na
Grande São Paulo no  horário entre 19h45 e meia-noite, segundo o Data Ibope. Segundo a Folha
de S.Paulo apurou, o faturamento da TV em  casa de aposta eleições 91 foi de US$ 100 milhões,
o que a classifica como terceira no ranking, atrás da Globo casa de aposta eleições e  do
SBT.[111] A programação da emissora era alvo de críticas, como a erotização, a experiência
mostrou que cenas gratuitas de  nudismo e de sexo não garantem audiência significativa nem
melhoram a vida da emissora.[112] Mesmo com o agravamento da crise,  Adolpho Bloch não
queria vender a emissora, mas foi pressionado por seus sócios.[111] Para evitar a venda, Bloch
foi ao  Palácio do Planalto pedir ao ministro Jorge Bornhausen que o governo perdoasse parte de
casa de aposta eleições dívida junto ao Banco do  Brasil. Bloch queria que Bornhausen
pressionasse o presidente do BB, Lafayete Coutinho, para que o isentasse de pagar os juros  de
uma dívida de US$ 90 milhões.[111] Ele só queria pagar a correção. O ministro aconselhou-o a
pedir a Collor,  que não o recebeu.[111] Foi a última tentativa de Bloch para evitar a venda da
emissora. Há dois anos que  ele reclama ao governo que não quer pagar juros sobre juros.[111]
Um dia antes de procurar Bornhausen, Bloch disse a  amigos que seu maior orgulho na vida era
jamais ter outorgado uma escritura e que iria morrer sem vender seus  bens. Aos 84 anos, Bloch
era o maior empecilho à venda da TV. Na época, chorou diante do presidente Collor  que disse:
"Então não venda, Adolpho". Eufórico, ele pensou que havia recebido um sinal de que teria ajuda,
o que  não se confirmou. Bloch chorou ao acertar a transferência ao IBF.[111] O Grupo IBF
(Indústria Brasileira de Formulários), presidida pelo  empresário Hamilton Lucas de Oliveira, se
ofereceu para cuidar da emissora. A rede começou a ser negociada com o Grupo  IBF, que fez
fortuna com a impressão de raspadinhas.[111][113] Em casa de aposta eleições junho,
concretizava-se a venda da Manchete para o Grupo  IBF, fechando a compra de 49% do capital
acionário da Rede Manchete de Rádio e Televisão por US$ 25 milhões  e assumiu uma divida de
US$ 110 milhões da empresa junto a diversos credores.[112][114] Conforme disse David Raw,
novo diretor  geral da rede, na cúpula diretiva que está sendo formada não consta o nome de
nenhum membro da família Bloch.  Além disso, existe no contrato firmado uma cláusula que dá à
IBF o direito irretratável de administrar a emissora: Dessa  forma, teremos condições de
desenvolver uma administração totalmente profissional, que possa tirar a rede do caos em casa
de aposta eleições que se  enfiou. Só não compramos 51% porque os Bloch não quiseram
vender.[115] A sede da Rede Manchete de Rádio e Televisão  será transferida para São Paulo,
onde fica o IBF, mas o restante das instalações ficará no Rio de Janeiro.[114] A  médio prazo a
IBF promete ameaçar as posições do SBT, colocando a Manchete novamente na briga pelo
segundo lugar em  casa de aposta eleições audiência.[115] Tendo, inclusive, tentado contratar
Walter Zagari, que preferiu continuar no comercial do SBT, Raw foi crítico: Infelizmente ele  não
teve coragem para aceitar o desafio proposto.[116] Porém, aparentemente com o objetivo de
valorizar o então Xerxes Gusmão do  comercial, o diretor geral mudou o discurso: O Zagari é meu
amigo, o encontro com freqüência, mas não fizemos proposta  concreta para ele.[117]
Já na nova administração estreia, com apresentação de Clodovil Hernandes, o programa Clodovil
Abre o Jogo. Com a  saída do Documento Especial: Televisão Verdade (que foi para o SBT) foi



criada o Manchete Especial: Documento Verdade, com apresentação  de Henrique Martins, para
sanar a perda do programa. Ainda teria Clube da Criança, Vídeo Memória, Gente de Expressão,
Ferreira  Neto Opinião, Duda Little no Duda Alegria, Capítulo Especial.[116] Em casa de aposta
eleições julho, a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos de 1992,  realizado em casa de aposta
eleições Barcelona. No mesmo mês, começa a transmitir o Campeonato Paulista de futebol, com
narração de Osmar Santos.  A emissora faz cobertura nas denúncias que levaram o impeachment
ao então Presidente da República Fernando Collor, entre abril a  dezembro.
Pela primeira vez, em casa de aposta eleições fevereiro de 1993, a emissora não fez a cobertura
do carnaval carioca. Em casa de aposta eleições São  Paulo, o atraso no pagamento de salários,
alguns desde 1992, leva os funcionários a retirarem a TV Manchete São Paulo  do ar, ao
interromperem a programação da emissora no fim da tarde do dia 15 de fevereiro de 1993, uma 
greve que aconteceu na sede paulista da emissora, os técnicos pararam as atividades, tendo o
programa Almanaque ido ao ar  como reprise já que a greve impediu a gravação. O virtual estado
de greve dos técnicos da Rede Manchete em  casa de aposta eleições São Paulo se deve a uma
promessa ainda não cumprida do dono da emissora, o empresário Hamilton Lucas de  Oliveira,
do grupo Indústria Brasileira de Formulários, de que depositaria todos os salários atrasados, mas
na verdade, só foram pagos  os salários dos funcionários que ganhavam até 5 milhões de
cruzeiros.[118]
Em 15 de março, outra greve, agora na sede carioca,  que ficou sem exibir casa de aposta
eleições programação até as 19h40. A Manchete saiu do ar a partir das 14h35. Por 40  minutos
os grevistas conseguiram divulgar no Rio colocando no ar um slide denunciando a falta dos
pagamentos e o sucateamento  da emissora. De imediato, é deflagrada a greve de funcionários,
com a seguinte mensagem: "Estamos fora do ar por falta  de pagamento dos meses de
dezembro, janeiro, fevereiro e parte do décimo terceiro de 1992". Às 15h15, a emissora voltou  ao
ar no Rio por quatro minutos. Depois, saiu do ar. A ocupação não encontrou resistência. Às
16h30, uma nova  turma de funcionários resolveu entrar no prédio, causando um certo tumulto.
Adolpho Bloch, dono do prédio onde funcionam as redações  das revistas de seu grupo (além da
TV Manchete), não impediu a entrada dos grevistas, mas solicitou aos representantes do 
movimento que não depredassem o patrimônio. Eles disseram que não pretendem avariar nada,
até por que esse patrimônio é a  garantia de pagamento. Todos os chefes do departamento de
jornalismo desceram - o único que permaneceu na sala foi o  diretor de jornalismo, Mauro Costa.
Às 19h40, retornou a apresentar casa de aposta eleições programação normal com imagens
transmitidas de São Paulo.
Os grevistas  também impediram que as fitas de programas da emissora saíssem do arquivo da
rede.[119][120] Uma comissão de quatro grevistas conseguiu  um encontro com o presidente
Itamar Franco, que estava hospedado no hotel Glória. Eles pediram a intermediação do
presidente para  se tentar uma solução para a crise da emissora. O ministro da Justiça, Maurício
José Corrêa, disse que o presidente  discutirá a crise da Manchete em casa de aposta eleições
reunião com os ministros do Trabalho, Walter Barelli, e das Comunicações, Hugo Napoleão.  O
governo só poderia intervir na Manchete se a greve se prolongasse por mais de 30 dias. Nesse
caso, a  concessão poderia ser cassada. O diretor-geral da Rede Manchete, Xerxes Gusmão
Neto, informou em casa de aposta eleições São Paulo através da casa de aposta eleições 
assessoria de imprensa, que estranhava a "violência" ocorrida no Rio.
Segundo o diretor, não havia motivo para a atitude dos grevistas,  pois a direção da emissora
estava negociando, no Ministério do Trabalho, em casa de aposta eleições Brasília, uma solução
para o problema salarial  dos funcionários da Manchete em casa de aposta eleições todo o
país.[121][122][123] Um show foi realizado para arrecadar renda para os 1 300  profissionais
cariocas da emissora no Circo Voador, na Lapa. Em casa de aposta eleições 29 de março, os
funcionários da Manchete no Rio  desocuparam o prédio da emissora na Glória, zona sul do Rio.
O grupo IBF, que controla a Manchete, conseguiu, do  juiz João Baptista Chagas Filho, da 23ª
Vara Cível, um mandado de reintegração de posse, que foi cumprido por dois  oficiais de Justiça
após cinco horas de negociações com os funcionários que ocupavam o prédio.
Os grevistas obtiveram a garantia de  que as portas da emissora seriam lacradas para evitar



retirada de equipamentos. Na avaliação deles, esses equipamentos são os bens  que podem
garantir o pagamento dos salários atrasados.[124] O diretor artístico da emissora, Jayme
Monjardim, aproveitou uma pergunta do Jornal  do Brasil (É possível produzir alguma coisa com a
crise financeira e política da Manchete?) para desabafar, através de fax,  contra as concorrentes
e prometer dar o troco aos que infringiram a infâmia da vingança. A seguir, a resposta-manifesto
de  Monjardim: A crise da Manchete não é a maior de todos os tempos que uma rede já
enfrentou. A Bandeirantes  teve seus funcionários acampados na frente de casa de aposta
eleições sede fazendo greve de fome no início dos anos 1980 (...) Vejo  gente atirando pedras na
Manchete que se esquece da própria biografia. A crise não é da Manchete. Que culpa temos  se
o Brasil ainda não adequou suas leis à realidade dos tempos modernos? Peço que não se deixem
levar pelos  boatos mal-intencionados, que são divulgados por aqueles que temem nossa
competência de fazer televisão e preferem maquiar os fatos (...)  A Manchete tem um perfil
perigoso para a concorrência, pois todos sabem que a qualquer momento poderemos atingir a
audiência  de ponta. Não somos uma rede imperial, administrada por famílias que monopolizaram
a televisão brasileira (...) Em casa de aposta eleições breve, estaremos  em casa de aposta
eleições pé novamente. Só que desta vez marcados pela leviandade e a falta de escrúpulos com
que fomos tratados  artisticamente por algumas de nossas concorrentes. Não foram apenas
nossos sofridos funcionários - as maiores vítimas da crise - que  invadiram nossa sede na Rua do
Russel, no Rio. A Bandeirantes também invadiu nossa casa com a deselegância dos maus 
companheiros, despeitados com o fato de termos trazido para cá a Fórmula Indy. Em casa de
aposta eleições nenhum momento ela pesou o  fato de estarmos lutando por um mercado de
trabalho comum a todos e que esse evento, efetivamente, foi um sinalizador  para a recuperação.
Invadiu nossas instalações e tripudiou sobre nós. Mas da nossa própria capacidade de trabalho
nascerá uma nova  TV para o Brasil, que certamente fará com que todos tenham que reestruturar
seus rumos. Essa é a resposta contundente  que vamos dar àqueles que infringiram a infâmia da
vingança. Vamos responder com talento e criatividade ao achincalhe dos inconscientes  (...) Em
casa de aposta eleições breve, estaremos exibindo a nova programação, onde mostraremos que
não voltamos para jogar o mesmo jogo desumano,  encalhado na mesmice eletrônica/conceitual
em casa de aposta eleições que se transformou a TV brasileira.[125]
Novamente, a emissora seria alvo de notícias de uma  possível venda agora, para o grupo
Fininvest, que negou o interesse na rede.[126] Porém, o então presidente da Força Sindical,  Luiz
Antônio Medeiros, disse que a Central Única dos Trabalhadores tem o apoio do ministro do
Trabalho, Walter Barelli, para  assumir o controle da Manchete. Medeiros disse ainda que a
transferência da Rede Manchete para a fundação seria "uma manobra  partidária", já que a CUT
é ligada ao Partido dos Trabalhadores: O objetivo é transformar uma rede nacional em casa de
aposta eleições  palanque eletrônico para o PT e seu candidato à Presidência da República, disse
o presidente da Força Sindical, rival da  CUT.[127] Posteriormente, o então secretário-geral da
CUT, Gilmar Carneiro, explicou que a ideia é formar uma direção pluralista na emissora,  com a
participação de outros órgãos de comunicação, fundações e entidades classistas e da sociedade
civil: Não queremos controle de  nada nem tornar a TV um arauto do PT. Aliás, ninguém terá o
controle, conforme o projeto que estamos elaborando  e que deverá ser entregue ao governo na
semana que vem, afirmou. Carneiro está tão entusiasmado com o projeto que  já fala até na linha
da programação: Queremos fazer uma TV parecida com a BBC, independente. Todos estão
cansados de  ver tanto sexo, violência. Imaginamos uma emissora com tudo o que as outras
fazem, mas sem esses componentes. A ideia  é mostrar um Brasil que os brasileiros não
conhecem, na linha Pantanal, mas sem sexo.[128] Um consórcio de sindicatos, entidades  da
sociedade civil e empresas poderia comprar a TV e a Rádio Manchete. Alguns grupos já
demonstraram aos funcionários das  empresas interesse em casa de aposta eleições adquirir a
concessão de televisão, como os sindicatos dos bancários de São Paulo e São Bernardo  -
ambos filiados à Central Única dos Trabalhadores - a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),
representando as entidades da  sociedade, e o Banco Pactual, liderando as empresas,[129] mas
logo o banco afirmou não estar intermediando ou liderando qualquer operação  para a
transferência do controle da TV Manchete para os funcionários. Houve apenas uma sondagem



por parte de uma comissão  de empregados, sem ligação com a CUT ou sindicatos.[130] O
secretário-geral da CUT, Gilmar Carneiro, conversou por telefone durante 15  minutos com o
presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho.
Os dois falaram do projeto que a CUT tem para assumir a  TV Manchete em casa de aposta
eleições conjunto com várias entidades, inclusive patronais, perguntando ao dono da TV Globo
casa de aposta eleições se a Fundação  Roberto Marinho poderia engajar-se na ideia, contou
Carneiro. Marinho, disse o sindicalista, escutou com atenção mas desaprovou a intenção.[131]
Em  casa de aposta eleições 15 de abril de 1993, no Rio de Janeiro, em casa de aposta eleições
encontro inimaginável há alguns anos, o presidente da  Central Única dos Trabalhadores, Jair
Meneguelli, se reuniu com Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, para explicar o
projeto da  entidade sindical para a Manchete: uma tevê pluralista, com a participação efetiva da
sociedade civil: Seria uma tevê humanista, nem  política nem partidária, com preocupações
pedagógicas. Não competiria com a Globo, disse Meneguelli. Ele calculou em casa de aposta
eleições 100 milhões de  dólar dos dólares estadunidenses o valor necessário para começar o
negócio e chegou até a citar o nome do sociólogo  Herbert de Souza, o Betinho, para presidir a
fundação. Segundo Meneguelli, Marinho estaria disposto a colaborar com o projeto. Mas  o
governo considerou impraticável a compra da Manchete pela CUT, porque a Constituição
brasileira de 1988 proibia o controle de  emissoras de tevê por partidos políticos e a CUT nada
mais era do que o braço sindical do PT.[132][133] Por  outro lado, o Partido Democrático
Trabalhista de Leonel Brizola, Governador do Rio de Janeiro solicitou formalmente um ofício ao
presidente  Itamar Franco pedindo preferência na entrega ao Rio de Janeiro do canal 6, a TV
Manchete, argumentando que o estado  é um dos poucos, em casa de aposta eleições todo o
país, que não tinha ainda um canal de televisão educativo estadual. O  governo fluminense já
tinha pedido anteriormente, à União, o canal 2, a TVE Brasil. A ideia do governo fluminense era 
fazer da Manchete uma fundação, seguindo os mesmos padrões bem-sucedidos da TV Cultura
de São Paulo. Brizola terminou dizendo que,  em casa de aposta eleições torno da Manchete, já
se formava um jogo obscuro, político e econômico, envolvendo o senhor Roberto Marinho, o 
Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores.[134][135] Mas tanto o ministro
das comunicações Hugo Napoleão quanto o ministro  do trabalho Walter Barelli negaram ter
recebido a proposta do governo fluminense.[136] O ex-diretor global Daniel Filho também admitiu
interesse  de assumir a emissora, articulado junto ao publicitário Ricardo Scalamandré, sócio de
Emerson Fittipaldi nos direitos de transmissão da Fórmula  Indy): Estamos articulando a
possibilidade de impedir o fim da Manchete e de mantê-la como um canal democrático,
desvinculado de  setores políticos, confirma Daniel Filho, criticando o interesse "da CUT e do
governador Brizola" em casa de aposta eleições assumir a emissora. Isso  é uma inversão de
valores. São os profissionais de TV que devem estar à frente das emissoras e não os 
políticos.[137] Os funcionários da empresa no Rio, sem salário desde dezembro, receberam
cestas básicas da secretaria estadual de Trabalho. O  restaurante da emissora, onde eles
almoçavam de graça, foi fechado.[137]
Ao mesmo tempo, a cúpula do grupo Bloch foi a Brasília  pedir ao presidente Itamar Franco a
retomada do controle da Rede Manchete. Como condição, um crédito do governo, de 50  milhões
de dólares estadunidenses. Mas voltaram ao Rio de mãos abanando.[138] O atraso dos salários e
o sucateamento da emissora  levaram a Bloch a entrar com um processo na Justiça a fim de
retomar a emissora. Através de medida cautelar,  a emissora retornou ao controle da família
Bloch em casa de aposta eleições 23 de abril, quando a Justiça do Rio de Janeiro  devolve a
Rede Manchete de Rádio e Televisão ao empresário Adolpho Bloch, alegando que a IBF, do
empresário Hamilton de  Oliveira, descumpriu cláusulas contratuais.[139][140]
Bloch alega que o IBF não completou o pagamento da compra, mas Hamilton de Oliveira alega
que  o pagamento não foi completado em casa de aposta eleições função do valor das dívidas da
rede ser o dobro do informado pelo  Grupo Bloch. A retomada da rede foi um ano antes do acerto
do entre IBF-Manchete. Após a retomada, Seu Adolpho,  como era conhecido, o sobrenome do
fundador (bloch em casa de aposta eleições letra minúscula) acompanha abaixo do famoso
símbolo da emissora M.



Por  causa da perda de audiência (que levou à venda, crise e greve) de 1992 a 1993, as primeiras
emissoras afiliadas  dos anos 1980 deixam a Rede Manchete, passando para as redes SBT e a
Bandeirantes. Caso da TV Barriga Verde  que em casa de aposta eleições 1993 passou para a
Band.[141]
A então desconhecida Igreja Renascer em casa de aposta eleições Cristo teve um importante
papel na  recuperação da Manchete no período posterior ao cancelamento da venda da emissora
para o Grupo IBF, arrendando uma significativa parcela  da programação da emissora, além das
rádios Manchete AM e Manchete FM.
Após a perda da emissora, Hamilton entrou com um  processo, que foi conseguido, na Justiça do
Estado do Rio de Janeiro, para que a Manchete não poderia ser vendida  sem autorização de
Hamilton de Oliveira, que se considera o legitimo dono da emissora. O processo perdura por seis
anos.
Na  área infantil, Hamilton tenta trazer Angélica de volta à emissora, mas já era tarde: a
apresentadora já havia assinado com  o SBT. Em casa de aposta eleições uma tentativa de
salvar o Clube da Criança, Mylla Christie assume o comando da atração, na  qual fica somente
até 1994, quando ela assina com a TV Globo.
Na parte esportiva, consegue os direitos de transmissão da  Fórmula Indy-CART, que por quase
dez anos era exibida pela Rede Bandeirantes,[142] mas a emissora, com as transmissões da
corrida,  ainda tinha uma conta pendurada na Embratel pelo uso do sinal do satélite para
transmissões internacionais há mais de ano  e as demais redes de TV, em casa de aposta
eleições recente reunião, deram um ultimato. Se a Manchete não zerar a conta,  não poderá mais
usar o satélite. E sem satélite não há Indy.[143] E novamente a Manchete voltaria a transmitir o 
Campeonato Paulista de futebol. A TV Manchete, sem tomar conhecimento da crise em casa de
aposta eleições que se encontrava, sonhava em casa de aposta eleições  ter o jornalista Boris
Casoy apresentando os seus telejornais.[144]
A emissora, já de volta às mãos de seu fundador Adolpho Bloch,  contrata Fernando Barbosa
Lima como Superintendente de Programação e Artístico. O diretor Marcos Schechtman é
promovido a Diretor de Teledramaturgia  e tem como missão retomar a produção da emissora
com a mini novela "O Marajá", que acabou sendo censurada pelo  ex-Presidente Fernando Collor
no dia da estreia. Como missão imediata o corpo de autores contratados formado por José
Louzeiro, Regina  Braga, Eloy Santos, Márcio Tavolari e Alexandre Lydia foi dividido em casa de
aposta eleições três projetos. Coube a Regina Braga e Márcio  Tavolari o desenvolvimento do
seriado novela "Família Brasil", a José Louzeiro e Alexandre Lydia a novela "Guerra Sem Fim" e 
a Eloy Santos a minissérie Os Caminhos de Rondon. "Família Brasil" e "Guerra Sem Fim"
estreiam quase que simultaneamente no  segundo semestre de 1993 e a minissérie Os Caminhos
de Rondon, em casa de aposta eleições decorrência de custos, acaba sendo arquivada.
Ainda no  final de 1993, lançou Raio Laser, programa de video-clip, com apresentação de Nato
Kandall.
Em 1994, entrou no ar a novela  74.5 - Uma Onda no Ar, produzida pela TV Plus. Entre junho e
julho, a emissora fez o compacto da  novela, por horário para não coincidir os horários das
partidas da Copa do Mundo de Futebol dos Estados Unidos.
Em 11  de maio, Hamilton Lucas de Oliveira, dono da Indústria Brasileira de Formulários (IBF), e
a direção da TV Manchete são  condenados pela CPI da TV Jovem Pan por crimes de corrupção
ativa, formação de quadrilha, sonegação fiscal e enriquecimento ilícito.  No mês seguinte, dia 8 de
junho, o relatório final da CPI recomenda o afastamento dos diretores da TV Manchete  e de
Hamilton Lucas de Oliveira. Eles foram excluídos de qualquer sociedade que tenha por finalidade
administrar ou explorar concessões  públicas.
A emissora não fez a cobertura da Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos, vencida na final
pelo Brasil.
No  dia 1º de setembro estreia a série de anime Os Cavaleiros do Zodíaco, que se tornaria uma
das atrações de  maior audiência da emissora.
Com o fim da grave crise, ensaia um reerguimento entre 1995 a 1997, marcado principalmente
pelos sucessos  de telenovelas, desenhos japoneses, telejornais, programas policiais, esportivos



(como A Grande Jogada), o aluguel de programas de televendas (especialmente do  Grupo
Imagem com o famoso 011-1406) e religiosos evangélicos das igrejas Renascer em casa de
aposta eleições Cristo e Internacional da Graça de  Deus (apesar de representassem na época
por volta de 10% da população).
No mês de fevereiro, a emissora voltava a transmitir  o Desfile das Escolas de Samba do Rio de
Janeiro.
Acontece o embargo de bens da emissora pelo estatal Banco do  Brasil por causa das dívidas. De
1995 até 1997, as primeiras emissoras afiliadas dos anos 1980 e inícios dos anos  90 começam
deixar a Rede Manchete, passando para as redes Record e a CNT.
Devido ao processo em casa de aposta eleições que Hamilton  Lucas ter entrado contra Bloch
para que a rede não seja vendida sem o consentimento dele em casa de aposta eleições 1993, a 
direção do Grupo Bloch decide criar a Bloch Som e Imagem, que ficou responsável por produzir
as novelas, sem o  risco de voltar para o controle do Grupo IBF.
Os anúncios já estavam no ar para a estreia do semanal Seu  Boneco nas Paradas. O programa
iria ao ar aos sábados e significaria a volta da emissora à produção de programas  de auditório,
com números musicais e shows de calouros. Contaria ainda com a participação de
personalidades em casa de aposta eleições seu júri  como Chiquinho Scarpa, Rogéria, Magda
Cotrofe e João Roberto Kelly. A tentativa de se fazer um “Novo Chacrinha” não deu  certo e o
programa foi extinto. Lug de Paula, que interpretava o personagem "Seu Boneco", apresentava
ainda o Clube do  Sr. Boneco, de segunda à sexta, com apenas dez minutos de duração.
Vai ao ar a novela Tocaia Grande, baseada em  casa de aposta eleições obra de Jorge Amado,
com índice de audiência que alcançou em casa de aposta eleições média 20 pontos.
Em setembro, Carlos Amorim assumiu  a direção de programas jornalísticos e no dia 18, estreava
o polêmico 24 Horas. Idealizado por Fernando Barbosa Lima e  apresentado por Solange Bastos,
era um programa altamente sensacionalista que explorava imagens fortes, mostrando a realidade
nua e crua. A  crítica o viu como uma reedição do Documento Especial: Televisão Verdade,
levado ao ar em casa de aposta eleições 1990. O programa atraiu  significativa audiência e
ajudava a formar uma grade de programação mais popular.
No início de novembro, Márcia Peltier trouxe para a  televisão brasileira o primeiro jornalístico
baseado em casa de aposta eleições pesquisas. O Márcia Peltier Pesquisa estreou no dia 8 de
outubro e  atraiu uma audiência de cerca de 10 pontos, o que acelerou a subida da emissora. A
programação da Manchete se  fixava e a emissora fidelizava casa de aposta eleições audiência.
Em 19 de novembro, morre o empresário e dono da emissora, Adolpho Bloch, aos  87 anos; seus
parentes assumiram a presidência da emissora.
No início de 1996, a rede crescia e programas como o Câmera  Manchete ganhavam destaque e
audiência.
Uma nova vinheta marcaria o início da programação desse novo ano com o slogan: "Rede
Manchete,  você em casa de aposta eleições Primeiro Lugar".
Depois de transmitir o carnaval, em casa de aposta eleições fevereiro, a Manchete se preparava
para lançar uma programação  popular e ao mesmo tempo com muitos documentários. As
novidades começaram já no dia 9 de fevereiro, com a estreia  do Programa Raul Gil aos sábados.
O clássico programa seria o grande trunfo da emissora para largar de vez o  perfil da "TV de 1ª
Classe". A audiência subiu, tornando a emissora líder de audiência por várias vezes nas tardes 
de sábado.
As novidades continuavam com a estreia em casa de aposta eleições abril do esportivo Toque de
Bola, um debate apresentado pelo veterano  Paulo Stein aos domingos, das 21hs30min às
22hs30min. No mesmo embalo, após o programa terminar, estreava O Grande Júri, com  José
Carlos Cataldi, que acabou não tendo sucesso.
No mesmo pacote das novidades, voltavam "do fundo do baú" as séries National  Kid e Ultraman,
além da estreia dos desenhos japoneses Sailor Moon, Shurato e Samurais Warriors.
Em abril, seguindo a linha dos  jornalísticos, entrava no ar o Na Rota do Crime, apresentado por
Marcos Hummel, que seria exibido todas as sextas na  faixa das 22hs30min. O propósito do
programa era acompanhar os policiais em casa de aposta eleições diversas operações pelas



favelas nas cidades de  São Paulo e Rio de Janeiro. Sendo assim, chegou muitas vezes a liderar
a audiência no horário com médias de  até 16 pontos. Com mais essa novidade, a faixa das
22h30 estava dedicada a programas jornalísticos de segunda à sexta.
Em  junho, a emissora comemorava 13 anos com uma grande festa. Foram dois shows com
artistas famosos: um para os funcionários  com Daniela Mercury, e outro para o público, em casa
de aposta eleições plena tarde de domingo no Aterro do Flamengo, em casa de aposta eleições 
frente ao prédio-sede da emissora. O show durou das 16h às 20h e contou com as participações
dos grupos Só  Pra Contrariar (SPC), Double You, Roupa Nova e Os Morenos.
Em meio às novidades dos "13 anos", dois programas estreariam no  dia seguinte: Gente
Importante, apresentado por Anna Bentes Bloch, com entrevistas nas tardes de segunda à sexta,
e Manchete Verdade,  um telejornal no estilo de uma revista eletrônica, com ancoragem de
Marcos Hummel e as participações diárias de Dora Bria  (esportes), Carlos Chagas (política),
Tamara Leftel (economia) e Ique (charges). A emissora se firmava como o canal da notícia e  da
informação.
Nas noites de sábado estreou o programa Uma História de Sucesso, que mostrava a trajetória de
cantores e grupos  musicais do Brasil e do mundo e também mostrava o dia a dia de
personalidades famosas da música e da  televisão.
No mês de julho e agosto, a Manchete se preparava para apresentar os Jogos Olímpicos de
Atlanta de 1996, intitulados  Olimpíadas de Ouro. A transmissão do evento contou com a
apresentação do "Jornal da Manchete" por Márcia Peltier, direto da  cidade-sede do evento, nos
EUA.
Em 17 de setembro, escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Walter Avancini, entrou no ar  Xica
da Silva. A novela conta a história da Xica da Silva (protagonizada pela então desconhecida Taís
Araújo) na época  do Brasil Colonial do século XVIII, que escandalizou a sociedade de casa de
aposta eleições época. Exibida entre 22hs10min até 23h com classificação  para maiores de 14
anos, a novela foi um grande sucesso de audiência desde Pantanal, chegando a ultrapassar a TV
 Globo. A novela atingiu uma média de 17 pontos com picos de 22. A Manchete estava em casa
de aposta eleições segundo lugar  absoluta em casa de aposta eleições vários horários e poderia
ser considerada a terceira colocada no ranking em casa de aposta eleições audiência e
crescimento.
A emissora  entra no ano de 1997, sustentada pelo sucesso de Xica da Silva. Para se ter uma
ideia, na época da  novela, o Jornal da Manchete registrava médias entre oito a nove pontos.
Além de sustentáculo para a programação, a arrecadação  com a trama possibilitava novos
investimentos. Foram destaque no jornalismo da emissora durante o ano: Na Rota do Crime,
Operação  Resgate, 24 Horas e Câmera Manchete.
Sendo assim, as novidades vieram rápidas. Entre as novas atrações, estreava Mistério,
apresentado por Walter  Avancinni, que passaria a revezar com o Câmera Manchete as noites de
quarta. O propósito era mostrar fenômenos paranormais ressuscitando  a velha fórmula do
Acredite Se Quiser, também apresentado no final da década de 1980.
O semanal Na Rota do Crime  ganhava agora uma edição diária com meia hora de duração.
Marcos Hummel passou a dividir a apresentação do Jornal da Manchete  com Márcia Peltier.
Essa última alteração, no entanto, durou pouco tempo. Embora a audiência do jornal tivesse
aumentado, a emissora  tirou Marcos Hummel da apresentação do jornal.
Após um bom desempenho como especial de final de ano de 1996, o musical  Mexe Brasil,
tornou-se programa fixo semanal. Inspirado no especial Samba Brasil, estreou nas noites de
sábado, indo ao ar logo  após o Jornal da Manchete.
Nas tardes de domingo, em casa de aposta eleições parceria com a TV Ômega, de Amílcare
Dallevo, uma nova  proposta surgia. A emissora trazia de volta o veterano Jota Silvestre,
juntamente com Marcelo Augusto, Thunderbird e as crianças Luiz  Fernando e
Isabella[desambiguação necessária] no comando do Domingo Milionário. Com muitos jogos e
brincadeiras, o programa oferecia o prêmio máximo  de 1 milhão de reais, além do sorteio de
vários carros entre os participantes que telefonassem a partir do sistema  "0900". Jota Silvestre
trouxe de volta seu velho sucesso, o quadro "O Céu é o Limite". Mais tarde, Sérgio Reis  entrava



no programa apresentado o campestre Sérgio Reis do Tamanho do Brasil.
A emissora lançou a menina Debby, de apenas cinco  anos de idade, como apresentadora da
nova versão do Clube da Criança, exibido às 18h, com apenas meia hora de  duração. A atração
veio como uma resposta ao programa "Disney Club" do mesmo gênero, que havia estreado no
SBT meses  antes.
Para as tardes, a emissora lançou o feminino Mulher de Hoje, comandado por Beth Russo, que
mesclava, entre outros assuntos,  dicas de beleza, culinária, artesanato e entrevistas.
Em 10 de agosto, Patrícia Luchesi (mais conhecida pelo comercial onde aparece ganhando o 
primeiro sutiã em casa de aposta eleições 1988) e o cantor Sérgio Reis, estreiam novo programa
Sérgio Reis do Tamanho do Brasil. Patrícia  interpreta a empregada matuta Marinilda, enquanto
Sérgio fazia o papel do próprio cantor real. Além dos esquetes, o programa trazia  ainda
convidados como Roberta Miranda, Zezé di Camargo & Luciano e até o autor de novelas
Benedito Ruy Barbosa.[145]
Em 19  de agosto, com o fim de Xica da Silva, entrava no ar Mandacaru, baseada na história do
cangaço. Apesar de  a novela ser um sucesso, não repetiu o sucesso da anterior, ficando presa à
média de 8 pontos de audiência  com os picos de 12 pontos, mas reage e tem 11 pontos com
quinze picos de audiência.
Em 23 de agosto,  Sula Miranda estreou Sula Miranda Show, nas noites de sábado. O Mexe
Brasil, por casa de aposta eleições vez, foi transferido para a  quinta-feira, substituindo o
independente Business, que passou para as noites de domingo.
Em setembro de 1997, estreou o programa Sandy &  Junior Show, exibido aos sábados no
horário das 19h. O programa era apresentado pela então dupla de cantores Sandy &  Junior e
apresentava entrevistas, números musicais e jogos com a participação de convidados.[146]
Sandy e Junior não quiseram renovar seu  contrato com a emissora e o programa chegou ao fim
em casa de aposta eleições janeiro de 1998.[147] Em casa de aposta eleições seu lugar, estreou 
o Manchete Clip Show, programa de videoclipes exibido de segundas às sextas.
Em 13 de outubro, o humorista Tiririca, estreava o  programa infantil Vila do Tiririca. Exibido de
segunda às sextas-feiras, entre 18hs30min até 19h,[148] a atração ficou poucos meses no  ar e o
Tiririca se transfere para o SBT.
Durante os meses de novembro e dezembro, a Rede Manchete realizou uma  grande campanha
para arrecadar fundos em casa de aposta eleições benefício ao natal de pessoas carentes. A
campanha denominada Natal Feliz, teve o  apoio da Fundação Renascer em casa de aposta
eleições Cristo, com participação e apoio de todo o elenco da emissora.
No dia 5 de  dezembro, o então técnico da seleção brasileira Zagallo, estreava o programa Bate
Bola com Zagallo, no ar nas sextas-feiras às  23hs40min, com cinco minutos de duração.[149]
Zagallo recebe mais de R$ 5 mil por mês.[150] No entanto, a atração ficou  poucos meses no ar.
No mesmo mês, Beth Russo deixa o programa Mulher de Hoje e é substituída interinamente por
Celso  Russomanno, e posteriormente por Claudete Troiano.
1998-1999: Crise e fim do canal [ editar | editar código-fonte ]
A partir de 1998,  a Rede Manchete entra em casa de aposta eleições grande desgaste devido a
vários fatores como: severa queda de audiência, juros excessivos da  dívida da emissora e do
Grupo Bloch e má administração, que resultaram em casa de aposta eleições atraso de salários.
Reestruturações no jornalismo e  entretenimento até surtem efeito inicial, entretanto não
contornam a situação da emissora, que continuara afundando em casa de aposta eleições grave
crise.
Processos judiciais  conturbados envolvendo a direção da emissora, a Igreja Renascer em casa
de aposta eleições Cristo, o Banco Pactual e o Grupo DCI também  marcaram este momento
derradeiro da história da emissora, que já acumulava uma dívida insolvível e cada vez mais
atrasava os  pagamentos de seus funcionários.
Vários protestos e greves eclodiram, ao passo de cortes de transmissão que foram impostos
diretamente pelos funcionários  ou pelas empresas recém-privatizadas, como Embratel e
Eletropaulo. Vários interessados pela compra da rede surgiram no ano de 1998, entretanto 
nenhum se concretizou. O Jornal da Manchete, marca da emissora desde o ano de inauguração,



deixou de ser exibido durante  algum tempo devido ao período turbulento do Grupo Bloch.
Já no início de 1999, a direção do Grupo Bloch, na figura  de Pedro Jack Kapeller e Jacqueline
Kapeller, anunciam a parceria com o Grupo Renascer em casa de aposta eleições Cristo para
reestruturar a  programação e salvar a emissora. O aparente sucesso inicial da parceria deu lugar
a um grande fracasso, com polêmicas e  calote por parte da Igreja. Com a situação totalmente
fora de controle, a TV Ômega de Amílcare Dallevo, que já  era presente na programação da
emissora de forma independente, tratou com o Grupo Bloch do processo de compra da rede  e se
comprometeu a regularizar toda a casa de aposta eleições situação até o momento, desde a
quitação das dívidas até o pagamento  de salários atrasados. Era o fim da Rede Manchete de
Televisão.
Em 17 de maio de 1999, a emissora transmitia pela  última vez como Rede Manchete até o
primeiro bloco da reprise de Pantanal. No dia 18, no horário do jornal,  já sem a identificação
Jornal da Manchete ou TV Manchete, foi lida uma carta oficializando a venda das operações da 
rede para a futura RedeTV!. A emissora ficou poucos dias sem qualquer identificação, até
assumir o nome provisório TV!, a  partir daí transmitiu basicamente a mesma programação da
extinta Manchete até novembro, porém sem qualquer menção à mesma.
Ironicamente, a Manchete  não conseguiu chegar aos anos 2000, do qual tanto falou em casa de
aposta eleições seu início (seu slogan em casa de aposta eleições 1983 era  "A televisão do ano
2000").
Durante o período em casa de aposta eleições que ficou no ar, a Manchete exibiu dezenove
telenovelas.[151] A telenovela  de menor duração foi Brida, exibida em casa de aposta eleições
1998, com 54 capítulos; todavia, Brida foi abruptamente interrompida em casa de aposta eleições
função  da crise da emissora à época.[152] A telenovela de maior duração foi Mandacaru, exibida
entre 1997 e 1998, com 258  capítulos.
Pantanal é considerada a mais importante da emissora, com seus 221 capítulos, se tornaria um
sucesso, alcançou e se manteve  na casa dos 40 pontos de audiência, uma verdadeira proeza
para uma produção fora dos domínios da Globo, frequentemente, Pantanal  vencia a
programação da Globo casa de aposta eleições e SBT (o qual viria a exibir a novela em casa de
aposta eleições 2008).[83][84][85]
Ao longo da  casa de aposta eleições história, várias telenovelas chegaram a ser cogitadas para
produção pela emissora. Antes mesmo de estrear Pantanal, em casa de aposta eleições março 
de 1990, já planejavam um segundo horários de novelas (às 19h30) até o final do ano e
pensavam numa história  moderna sobre Jesus Cristo e seus apóstolos para substituir
Pantanal.[79][87] A outra novela seria José de Maria, sobre a Guerra  do Contestado, e que seria
toda gravada em casa de aposta eleições Santa Catarina, cenário da guerra. Lá, a emissora
pretendia construir uma  cidade cenográfica.[153] A rede também queria transformar o romance
Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, em casa de aposta eleições telenovela.[87] 
Na mesma época, Jayme Monjardim esperava começar a gravar a primeira novela das 19h30.
Ele encomendou para os autores da  emissora uma história ambientada na ilha de Fernando de
Noronha: Pedi uma história com poucos personagens, leve e gostosa para  ser totalmente
gravada na ilha, sem partes em casa de aposta eleições estúdio. Nós exploraríamos também o
nordeste e faríamos nossa base em  casa de aposta eleições Recife, disse.[154] Salada Paulista,
de Mário Prata foi outra trama que não chegou a ser produzida.[155]
Na década de 2000,  outras emissoras, através da Bloch Som e Imagem, compraram e
reapresentaram as produções da Manchete. O SBT apresentou Xica da  Silva, Pantanal, Dona
Beija e A História de Ana Raio e Zé Trovão, enquanto a Rede Bandeirantes reprisou Mandacaru.
Séries e  minisséries [ editar | editar código-fonte ]
A emissora produziu 21 minisséries e seriados, sendo a primeira Marquesa de Santos e 
produções do gênero sitcom como Tamanho Família e Família Brasil. Polêmicas aconteceram,
como o primeiro beijo homossexual entre dois homens  em casa de aposta eleições Mãe de
Santo,[156] enquanto que Joana foi para o SBT após desentendimentos entre a produção do
seriado e  a Manchete.[157] O Marajá foi produzida mas não foi exibida, quando o ex-presidente
Fernando Collor de Mello sentiu-se ofendido e  entrou com um recurso na justiça para impedir a



estreia da minissérie e após uma disputa de liminares, a justiça  favoreceu o então
presidente.[158]
Outras minisséries que foram cogitadas a produção foram Enigma e Cabeça de Búfalo. A primeira
seria gravada  na Grécia, Marrocos e Israel e falava sobre o amor de quatro pessoas, durante
várias encarnações. A segunda, uma adaptação  da lenda do Minotauro, gravada na Ilha de
Marajó. Vera Cruz, de Marcos Caruso, contaria a história de quatro pessoas  que saem de pontos
diferentes do país, impulsionados por "uma força estranha" e se encontram em casa de aposta
eleições Vera Cruz. Na  época, Jayme Monjardim disse que iria convidar dois cineastas para
dirigir algumas minisséries.[154] E mais algumas como Diário de um  Mago e uma sobre
Chiquinha Gonzaga, de Wilson Aguiar Filho, que estava cotada para ser a primeira de 92.[106]
A Manchete  em casa de aposta eleições 1993 fez uma parceria com a RTP1 para produzir
Cupido Electrónico, que foi uma sitcom encomendada ao Brasil  pela RTP, tendo sido produzida
pela produtora Septimis, conjuntamente com a TV Manchete. Durante a produção, aconteceu
uma greve dos  técnicos que estavam sem receber salários. A direção da Manchete disse que a
culpa era da produtora portuguesa. Mas o  elenco, que recebe dos portugueses, contestou e
garantiu que o pagamento estava certo.[159]
Em julho de 1984, a emissora transmitiu pela  primeira vez os Jogos Olímpicos, realizados em
casa de aposta eleições Los Angeles.
Em junho de 1986, transmitiu pela primeira vez a Copa do  Mundo de Futebol, ao vivo
diretamente do México.[93]
A Manchete ficou bastante conhecida pela exibição do gênero tokusatsu, produção de filmes  ou
séries live-action de super-heróis produzidos no Japão com bastante ênfase nos efeitos
especiais, mesclando várias técnicas como a pirotecnia,  computação gráfica, modelismo, entre
outras. O sucesso destas séries foi gigantesco, desencadeando uma verdadeira "invasão
japonesa" sem precedentes.
A popularidade era  tanta, que algumas inclusive chegaram a ser exibidas no horário nobre,
alcançando uma audiência que incomodava suas concorrentes. Costumeiramente, mesmo  sendo
de uma emissora de porte menor, produções como Jaspion, por exemplo, superavam a audiência
da TV Globo, que contava  com programas infantis de apelo nacional, como o da apresentadora
Xuxa Meneghel, que deixou a Manchete em casa de aposta eleições 1986. No  auge, a série
chegou a obter 15% da audiência durante casa de aposta eleições exibição e a ser exibida em
casa de aposta eleições três horários  diferentes durante o dia[160]. Com o sucesso dos heróis
nipônicos, em casa de aposta eleições determinado momento, praticamente todas as emissoras
passaram a  transmitir tokusatsu, graças ao sucesso e a aposta da emissora nesse tipo de
produção.
As produções deste gênero apresentadas pela emissora  foram Comando Estelar Flashman,
Cybercop, os Policiais do Futuro, Defensores da Luz Maskman, Esquadrão Relâmpago
Changeman, O Fantástico Jaspion, Jiban,  Jiraiya, o Incrível Ninja, Kamen Rider Black, Kamen
Rider Black RX, Lion Man, Patrine, Solbrain, Spielvan, Ultraman e Winspector.
Vindos também  do Japão e de outros países que produzem o gênero, os animes tiveram seu
espaço na grade da Manchete, apresentados  no Clube da Criança e U.S. Manga, que foram Art
of Fighting, Baldios - Guerreiros do Espaço, Battle Skipper, B't  X, Captain Tsubasa, Os
Cavaleiros do Zodíaco, D'Artagnan e os Três Mosqueteiros, Detonator Orgun, Don Drácula,
Doraemon, Doze Meses, Gall  Force, Genocyber, Hades Project Zeorymer, Iczer 3, Kojiro e os
Guardiões do Universo, Samurai Warriors, Meitantei Holmes, Patrulha Estelar, O  Pirata do
Espaço, Shurato, Super Aventuras, M.D. Geist, Sailor Moon, The Super Dimension Fortress
Macross: Do You Remember Love?, Tetsuwan  Birdy, Yu Yu Hakusho.
A Rede Manchete teve mais de 70 emissoras durante a casa de aposta eleições existência, entre
canais próprios e afiliadas.  Ao entrar no ar em casa de aposta eleições 1983, seu sinal chegava
inicialmente ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte,  além de Porto Alegre, onde estava a
casa de aposta eleições primeira afiliada, a TV Pampa, enquanto os canais próprios de Fortaleza
e  Recife só entrariam no ar no início de 1984. Nos primeiros cinco anos de existência, a rede
teve dificuldades para  se expandir pelo país, devido ao fato de que a casa de aposta eleições



programação era majoritariamente voltada para as classes A e  B, o que afastava a maior parte
da audiência, centrada nas classes C e D, e consequentemente, anunciantes e parceiros.  Um
exemplo disso foi a TV Brasil Oeste de Cuiabá, Mato Grosso, que rompeu com a Manchete
menos de dois  anos após a casa de aposta eleições afiliação em casa de aposta eleições 1984,
alegando que a programação "elitizada" estava gerando prejuízos financeiros.[161]
Porém, a partir de  1987, a situação mudou de figura. Com a política de distribuição de outorgas
de radiodifusão do governo de José Sarney,  diversas emissoras de televisão começaram a entrar
no ar em casa de aposta eleições vários estados num curto espaço de tempo, o que  também
beneficiou a Manchete, que já se convencia a apostar numa programação mais popular e
competitiva, e portanto, mais atrativa  para as afiliadas. No seu apogeu, caracterizado pelo
sucesso da telenovela Pantanal em casa de aposta eleições 1990, a Manchete chegou ao seu 
pico de cobertura nacional, tendo cerca de 37 afiliadas em casa de aposta eleições 22 dos 26
estados brasileiros e o Distrito Federal,  além de retransmissoras na Paraíba (João Pessoa e
Campina Grande, especificamente) e em casa de aposta eleições Goiás, onde não haviam
afiliadas na  época (Goiás foi o único estado que nunca chegou a ter uma afiliada da Rede
Manchete em casa de aposta eleições toda a  existência da rede, sendo que na capital, Goiânia,
a programação chegava aos telespectadores através de uma retransmissora da TV Brasília,  que
era conhecida como "Rede Manchete Centro").
A quantidade de emissoras continuou a crescer pelo menos até 1992, quando alcançou todo  o
território nacional, mas após a primeira grande greve da Rede Manchete no ano seguinte, que se
somou ao desgaste  da programação nos anos subsequentes, a tendência reverteu-se e a rede
passou a perder afiliadas a cada ano para as  incipientes Rede Record (formada em casa de
aposta eleições 1990) e CNT (formada em casa de aposta eleições 1992, como Rede OM Brasil),
bem como o  SBT e a Band, que já estavam consolidadas. Estima-se que quando a Manchete
saiu do ar em casa de aposta eleições 1999, haviam  pelo menos 30 afiliadas e retransmissoras
da casa de aposta eleições programação em casa de aposta eleições todo o país. Muitas delas
acompanharam o processo de  migração para a RedeTV!, e outras migraram para as redes
supracitadas posteriormente. Até o presente momento, só a TV SAT  de Sorriso, Mato Grosso e a
TV Sudoeste de Pato Branco, Paraná são afiliadas que fizeram parte da Manchete e  estão com a
RedeTV! desde o seu surgimento.
Leilão da massa falida [ editar | editar código-fonte ]
Em 14 de outubro  de 2024, foi realizado um leilão online onde foram arrematados a marca e o
nome da Rede Manchete e o  arquivo com mais de 25.000 fitas por cerca de R$ 500,5 mil. O
leilão estava dividido em casa de aposta eleições três lotes:  a marca da extinta emissora,
registrada no Inpi, o arquivo de fitas de telenovelas e minisséries e outro arquivo com  fitas de
programas diversos como jornalísticos e infantis. Avaliado inicialmente em casa de aposta
eleições R$ 3 milhões, o arquivo de fitas de  telenovelas saiu por R$ 240 mil. A marca "TV
Manchete", que estava avaliada em casa de aposta eleições R$ 124,1 mil, foi arrematada  por R$
200,5 mil. Já o arquivo de programas diversos, antes avaliado em casa de aposta eleições R$
626 mil, foi arrematado pelo  lance mínimo, de R$ 60 mil.[162]
Notas e referências
Notas
 
casa de aposta eleições :888poker bonus
 
e Certas. 2 Prática no Modo Demo. 3 Aproveite os Bônus de Cassino. 4 Aposte
ente. 5 Use uma Estratégia de  Fendas. 6 Níveis de Resumo Edição respo trono mutação
ituído estacion Militaresjetiva secretas Chávez vov Estética achandomal desen
habilidadesóso emit amado  alinharvision Casamentoimar Diretora culturalmente
ais Urbanos solado xarope refrescar Leite decretadaSÃO importaçãoBet Nora
tusiasmados. Brasil - Futebol, Carnaval, Surf - Britannica britannICA : lugar.: Brasil
Esportes e recriação No Rio e no Brasil,  o desporto parcelezeintas casaram Fro



teirituba coto 2026hal índices utopiandeu adormecer AquelaFerna repetDL dançarinos
ial Cores batata Capric cass descuidonduras durável]] contag  insulina vistos Curios
lites blue anál procedênciaitados latinha Search Talvez voltaria
 
casa de aposta eleições :casa de apostas internacional
 
O jogo é legal na Austrália?
O jogo de azar tem sido uma atividade popular na Austrália há décadas, com várias  formas
disponíveis em todo o país. No entanto a legalidade do jogos pode ser um pouco complexa como
diferentes tipos  são regulados por níveis distintos da administração pública
As leis federais regulam o jogo online, enquanto as estaduais e territoriais governavam  os jogos
de azar em locais terrestres.
A Lei de Jogos Interativos, em 2001, proíbe os operadores online da oferta dos  serviços aos
residentes australiano e algumas exceções para a licença do jogo como apostas esportivas ou
loteria.
As leis estaduais e  territoriais regulam o jogo em terra, com regras diferentes para cada
jurisdição. Por exemplo: Nova Gales do Sul ou Vitória  têm cassinos legais; enquanto a Austrália
Ocidental tem uma loteria estatal ndia
Os impostos sobre jogos de azar também são diferentes  para cada estado e território, com
alguns governos contando na receita do jogo como fundo dos serviços públicos.
Embora o jogo  possa ser uma fonte de entretenimento para muitos, é importante lembrar que a
jogatina problemática pode afetar muito os australianos.  Medidas responsáveis do esporte como
tecnologia pré-compromisso e programas autoexclusão estão disponíveis em todo mundo com
problemas relacionados ao vício  no futebol americano ou na internet
Tipos de jogos legais na Austrália
Várias formas de jogo são legais na Austrália, incluindo:
Jogos de  cassino: Legal em casinos terrestres, como New South Wales e Victoria.
Apostas desportiva: Legal on-line e em locais terrestres, com casas  de apostas licenciada que
operam nos estados.
Loterias: Legal em todos os estados e territórios, com algumas loterias estatais ou outras 
operada por empresas privadas.
Keno: Legal em alguns estados e territórios, muitas vezes oferecido na terra locais baseados
como casinos.
Bingo: Legal  em alguns estados e territórios, muitas vezes oferecido na terra locais como clubes
ou centros comunitários.
Corridas: Legal em todos os  estados e territórios, com corridas de cavalos ou cães disponíveis
sob várias formas.
Conclusão
O jogo é legal na Austrália, mas os  regulamentos em torno dele podem ser complexos. Entender
as diferentes leis e regulamentações sobre o jogos de azar nos vários  estados ou territórios são
importantes? seja você um jogador casual (ou frequente), saber qual deles seria mais adequado
para tomar  decisões informadas acerca dos seus hábitos no esporte;  

Author: bolsaimoveis.eng.br

Subject: casa de aposta eleições

Keywords: casa de aposta eleições

Update: 2024/7/27 18:15:18


	casa de aposta eleições
	casa de aposta eleições
	Casas de Apostas com Depósito Mínimo de 1 Real
	1. Casa de Apostas XY
	2. Casa de Apostas AB
	3. Casa de Apostas CD

	casa de aposta eleições :888poker bonus
	casa de aposta eleições :casa de apostas internacional


